segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Moderação: característica fundamental da fé islâmica

(Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso)

Salaam walaykum, irmãs!
Dando continuidade ao assunto da moderação, vamos indagar por que devemos escolher a moderação? Por que a moderação é o remédio para os problemas atuais?
Devemos escolhê-la porque Allah (exaltado seja) ordenou ao profeta Mohammed (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele) que a seguisse e a pregasse, e os muçulmanos devem obedecer ao que Allah nos ordena a cumprir e evitar aquilo que Ele nos proíbe em todos os meios e fins.
A moderação é o método correto e tudo que nos afasta dela é ruim. A moderação está livre de prazeres porque os dois extremos, o excesso e o desinteresse, são sempre motivados pelos prazeres e os desejos. Somos ordenados a evitar os desejos e as paixões e sua influência sobre nossas ideias e julgamentos, e tamém no momento de pregar a justiça. Allah (exaltado seja) diz no Corão:

“Não reparas (Oh Mohammed), naqueles que seguem suas paixões como se estas fossem uma divindade (um deus)”
[Corão 45:23]

A moderação ajuda a Sharia a atingir seus objetivos, tanto em assuntos mundanos como religiosos. Para ajudar com que a sharia cumpra com os seus objetivos, nós devemos cumprir com o que nos é exigido. Ela não deve ser considerada como uma série de leis teóricas, se não que sua crença, regras e ensinamentos devem ser aplicados realmente. Allah (exaltado seja) fez de nós um povo moderado, porque a moderação está longe das revoltas manifestas e ocultas. As revoltas apareceram pela primeira vez na história do Islam durante a vida do profeta (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele).

Quarta feira tem mais um encontro sobre a moderação, se Deus quiser!

Salaam walaykum!


--
O profeta Mohammed (que a paz de Deus esteja sobre ele disse):

“Buscar o lícito é um dever de cada muçulmano e muçulmana”