Roupas Islâmicas

(Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso)

A vestimenta islâmica é muitas vezes causadora de polêmica entre aqueles que não conhecem o Islam ou o motivo pelo qual usamos roupas longas. Para muitos isso parece ser uma imposição dos maridos (eu não sou casada ;)), ou ainda, uma imposição dos pais (os meus são católicos fervosos :)); outros, por sua vez pensam que é uma cultura (sim, mas religiosa); há também os que pensam que nós convertidas estamos em crise de identidade o.O (sim, eu já ouvi dessas!) e que queremos imitar a cultura dos outros, essa visão, de maneira geral, sempre vem acompanhada do "conselho": "Você é brasileira e devia se orgulhar disso! Por ter nascido em um país livre".
Nós, muçulmanas, não nos cobrimos por nenhuma das razões que mencionei acima. Eu, tampouco, tenho des-orgulho de ser brasileira. Amo meu país e tenho minhas críticas como qualquer outro de cidadão de qualquer país também tem.
O Islam promove a modéstia e procura minimizar o vício e a imoralidade na sociedade. Uma das maneiras de consegui-lo é exigindo o uso de vestes simples, estabelecendo padrões de decência tanto para homens, como para mulheres.
Na grande maioria dos países Ocidentais existem leis que definem o que é decente ou não. Normalmente, isso significa que exigido aos homens, que cubram os genitais e, às mulheres, que além dos genitais, cubram também os seios. Caso esse requisito mínimo não seja cumprido, a acusação máxima que lhe pode recair é de conduta indecente. O motivo para a citada diferenciação nas vestes masculinas e femininas são as respectivas diferenças anatômicas existentes.
O código islâmico, em relação às vestes mínimas para ambos os sexos é mais conservador. Espera-se que, tanto os homens como as mulheres, se vistam de forma simples, modesta e digna.
Um homem deve sempre usar vestes largas, que não marquem o corpo, e o cubram o umbigo ao joelho. Essa é a vestimenta masculina mínima exigida, o que significa que é interdito ao muçulmano aparecer em público usando apenas um calção de banho, por exemplo.
Relativamente, espera-se que a mulher, ao sair de casa, cubra seus cabelos e use roupas largas, que não lhe marquem o corpo. Deus no disse no Corão:

“Ó Profeta, dize a tuas esposas, tuas filhas e às mulheres dos fiéis que (quando saírem) se cubram com as suas mantas; isso é mais conveniente, para que distingam das demais e não sejam molestadas; sabei que Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo.” (corão 33:61)

Portanto, nós muçulmanos acreditamos que obedecer a esse modo de nos vestir estamos obedecendo a Deus.
A prudência subjacente a esse modo de se vestir consiste em minimizar ao máximo, tanto aos homens quanto às mulheres, a atração sexual e a degradação da sociedade. O Islam proíbe todo e qualquer apelo sexual e envolvimento físico fora do casamento. Em contrapartida, encoraja ambos os sexos a sentirem apelo sexual e atração física, desde que em privacidade, e enquanto marido e mulher.
Alguns observadores ocidentais consideram que o fato de a muçulmana cobrir o cabelo é uma forma de inferioridade em relação ao homem. Sob o ponto de vista o islâmico, nós nos vestimos dessa maneira como forma de exigir respeito e, por meio da modéstia, refutar a servidão sexual.
Enquanto mulher, ao me vestir sob as leis islâmicos, mesmo sem falar uma só palavra, digo:

Respeite-me por quem eu sou. Eu não sou objeto sexual”.

Penso ser muito importante reforçar esse ponto: no meu ambiente de trabalho alguns homens fazem muitas piadas sobre algumas mulheres e comentam o quanto elas são “gostosas”. Por outro lado, e com imensa felicidade, nunca fiquei sabendo de qualquer comentário desse tipo a meu respeito. Reforçando essa visão, apesar de ser a única pessoa “diferente” do grupo, me sinto muito respeitada como pessoa, como mulher e como profissional.

- Com base no livro “O Islã é...”

Tipos de vestimentas islâmicas (em breve)
Hijaab à luz da história (em breve)


** Caso você tenha alguma sugestão de assuntos a serem abordados pelo blog O’Linda Muslimah, nos escreva pelo email olindamuslimah@gmail.com**




Saiba onde comprar vestimentas Islâmicas: clique aqui.

--
O profeta Mohammed (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele) disse:



“O desejo pelas coisas mundana aumenta a preocupação e a aflição, enquanto abstinência de coisas mundanas descanso para o coração e para o corpo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário