terça-feira, 3 de julho de 2012

Os tipos de jejum no Islam

(Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso)

Salaam walaykum, irmãs!
Boa noite. Espero que tenham tido um belo dia, se Deus quiser!
Estive pensando ser importante esclarecer sobre os tipos de jejum, já que na semana passada falávamos sobre o Shaban e a voluntariedade do jejum nesse mês, e nesta semana estaremos falando sobre as especificidade do jejum para que possamos nos preparar para o RamaDan, se Deus quiser.
Existem no Islam quatro tipos de jejum, sobre os quais no dedicaremos a falar sobre neste post.

O primeiro deles é o Jejum Obrigatório, o qual deve ser praticado, pois Deus ordenou Seus servos a realizá-lo. Portanto, aquele que praticá-lo Deus o recompensará, e se não praticar Deus o castigará.
* O jejum do mês de Ramadan (9ª mês do calendário islâmico).
* O jejum da Promessa e Juramento, cujo quando a pessoa faz uma promessa a Deus e for atendida, deverá proceder com o cumprimento do jejum prometido.
* O jejum da Reposição, que é a substituição dos dias não jejuados durante o mês de Ramadan.
 * O jejum do Resgate, que é oferecido como forma de “punição” sobre quem deixou de praticar alguma obrigação ou praticou algum pecado.
Em relação à punição daquele que quebra o jejum propositalmente é jejum de dois meses seguidos ou dar de alimento para sessenta famintos o equivalente a três quartos (750g.) de um quilo de alimento, mas recomenda-se que seja o dobro. Isto é, a doação equivalente a cada dia não jejuado. Aquele que quebra o jejum propositalmente com algo pecado (como beber bebida alcoólica, ou comer carne de porco ou cometer o Zena) deve repor o dia não jejuado e pagar praticando as duas opções aqui mencionadas, obrigatoriamente.

* O jejum do Itikaf (retiro), que é um tipo de devoção voluntária a qual o fiel deve seguir algumas condições e regras durante a sua permanência obrigatória dentro da mesquita. Entre as regras o fiel deve jejuar durante o dia.
*(Sobre o Itikaf falaremos em momento oportuno)*

O segundo é o Jejum Voluntário e Recomendado, que diante da grande eficiência e dos bons resultados salutares do jejum em, seja para o ser humano quanto para a sociedade em que vive, a jurisprudência Islâmica aprovou o Jejum Voluntário em determinados dias ao longo do ano, os quais caso forem praticados, Deus recompensará o seu praticante, e caso contrario, Deus não o castigará. Alguns destes dias para a realização do jejum voluntário e recomendado são:
* O jejum das segundas e quintas feiras.
* O jejum do décimo-terceiro, décimo-quarto e décimo-quinto dia de todos os meses lunares, pois vale como se tivesse jejuado o mês todo.
* O jejum do mês de Rajab (7º mês do calendário islâmico) ou alguns dias dele, pois esse é um dos meses sagrados.
* O jejum do mês de Shaban (8º mês do calendário islâmico) ou alguns dias dele, pois a recompensa é equivalente a muitos dias de jejum.



* Seis dias do mês de Shawual (10ª mês do calendário islâmico), desde que não seja durante o Eid.
* O Jejum de nove dias do Dul Hijjah (12º mês do calendário islâmico), bem como no nono dia (dia de Aashooraa), junto com um dia antes ou depois e no dia de Arafaah, quando as pessoas estão fazendo a peregrinação.



Irmãs, há algumas fontes que indicam o jejum no 27º dia do Rajab (7º mês do calendário islâmico), mas segundo o Sheik Ibn ‘Uthaymeen* (que Deus tenha piedade dele) o jejum nesse dia é uma inovação, com o que devemos ter cuidado.
* Islam Question and Answers (Islamqd.info)

Irmãs, é importante lembrar que não é permitido que o muçulmano pratique o jejum voluntário caso tenha algum jejum em dívida. Primeiro ele deve repor os jejuns obrigatórios devidos e somente depois pode realizar algum jejum voluntário.

O terceiro tipo de jejum é o Jejum de Sacrilégio e Pecado, o qual o Islam adverte contra a sua prática, pois a pessoa não será recompensada por praticá-lo, mas sim o contrário, será punida. Estes jejuns são:

* O jejum no dia do Eid Al-Fitr, ou “Festa do Desjejum”, dia onde se comemora o final do Jejum do mês de Ramadan, coincidindo com o 1º dia do mês de Shawwal (10º mês do calendário islâmico).
* O jejum no dia do Eid Al-Adha, “Festa do Sacrifício”, quando se comemora o símbolo da fé e obediência a Deus, retratado com o fato histórico de quando Abraão iria sacrificar seu filho Ismael por ordem de Deus, e Ismael aceitou a sua imolação dizendo:
“...Ó meu pai, faze o que te tem sido ordenado e encontrar-me-ás se Deus quiser, entre os resignados.” (Corão, 37:102)
 O Eid Al-Adha é no 10º dia do mês lunar de Dul Hijjah.

* O jejum do Peregrino em Mena, dias 11, 12 e 13 do mês de Dul Hijjah (durante a obrigação de permanecer em Mena para a peregrinação).
* O jejum do Dia da Precaução com intenção de ser obrigação. O Dia da Precaução é o dia em que não há a certeza se é o ultimo dia do mês de Shaban ou o primeiro dia de mês de Ramadan. Caso a pessoa não tenha certeza este dia não deve ser jejuado com intenção de ser o primeiro dia de Ramadan, mas sim com a intenção de ser um jejum recomendado no último dia do mês de Shaban.
* O jejum da Promessa para um ato pecaminoso. Exemplo, um indivíduo que prometa jejuar para Deus caso consiga matar alguém. Lembre-se que Deus nos diz no Corão “Quem matar um inocente é como se tivesse matado toda a humanidade”
* O jejum do Silêncio, em que o jejuador promete permanecer em silêncio, sem falar durante um determinado período de tempo.
* O jejum do dia ligando-o a sua noite tendo a intenção de tal ato.
* O jejum não obrigatório da mulher que o faz sem a autorização de seu marido ou quando ela sabe que o marido não autoriza que ela pratique o jejum naquele dia.
* O jejum daquele que está em viagem já que Deus o ordenou a não jejuar estando em viagem e o indivíduo conheça a questão. Somente permitido em exceções como o jejum da promessa condicionado em sua prática durante a viagem, o jejum daquele que deve jejuar três dias para pagar o sacrifício na peregrinação ou o jejum daquele que deve pagar pela sua saída fora do tempo de Arafat em sua peregrinação.
* O jejum eterno, no qual a pessoa sempre está em jejum.
* O jejum do enfermo ou daquele que está ciente de que o jejum lhe é prejudicial.
* E qualquer tipo de jejum o qual é titulado proibido.

O quarto e último tipo de jejum é o Jejum não recomendado, o qual o Islam nos adverte contra a sua prática, pois aquele que o pratica não será recompensado e nem punido, e é melhor nos afastarmos deste tipo de jejum. Os quais seriam:
* O jejum que enfraqueça a pessoa e a impeça de se devotar a Deus.
* O jejum do visitante sem a licença do dono da casa.
* O jejum voluntário do filho sem a autorização do pai.














Para saber mais:
O Jejum no Islam (clique aqui)
As Vantagens e Razões do Jejum (clique aqui)
As Condições da Obrigatoriedade do Jejum e sua Aceitação (clique aqui)
As Transgressões e o que é ligado a elas (clique aqui)
 

 


--
Certa vez disseram ao profeta (que a paz e bênção de Deus estejam com ele):

“Existe uma mulher que jejua o dia inteiro e mantém vigília à noite. Porém, ela não tem bons modos e incomoda os seus vizinhos”.

Ele (que a paz de Deus esteja sobre ele) disse:
“Não há nenhum mérito nela. Ela está destinada ao Inferno”


Nenhum comentário:

Postar um comentário