quinta-feira, 26 de julho de 2012

Do Fajr à alvorada: Um tempo abênçoado para adoração


(Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordiodo)


RamaDan, 04.


Salaam Walaykum irmãs!

Fiquei na terça sem sinal de internet e precisei usar o computador da minha amiga, que tem uma configuração completamente diferente do meu, além de não ter acentuação para o português aff, portanto tive que atrasar esse post, graças a Deus por tudo, por certo, Deus sabe mais.
Meu RamaDan tem sido mais do que abençoado, Graças a Deus. A quem me acompanha no facebook sabe que estou passando este mês tão sagrado na companhia de uma família síria, o que tem sido muito proveitoso do ponto de vista do aprendizado e também como uma forma de fortificação da fé.
Temos adotado a seguinte prática: após cada sohour (refeição matinal antes da oração do fajr), sentamos em grupo e uma pessoa por dia fica responsável por falar sobre um tema específico. Após isso, cada um dedica-se a suas atividades de adoração, seja fazendo súplicas, adorando a Deus pela oração do rosário, ou pela leitura do Corão, até o nascer do sol e cada um, particularmente reza tantos rokkah’s quanto achar apropriado.

Então, no quarto dia do RamaDan (segunda-feira) fiz as seguintes fotos:
















Aproveitando a chance, julguei ser importante falar, ainda que brevemente sobre a oração do Fajr.
A hora de fazer essa oração é do romper da aurora até a hora em que sol nasce. Sempre que rezamos durante esse período, fizemos a oração na hora certa. Porém, quem quer que deliberadamente atrasa a oração até que o sol tenha sido, comete um grande pecado, e alguns scholars dizem que a pessoa que atrasa, é como se não tivesse feito a oração. Devemos estar atentos para não atrasarmos uma oração. A duração do período entre amanhecer e do nascer do sol é de aproximadamente um horas e meia, conforme é indicado no calendário. Esses “calendários” têm se tornado um meio para as pessoas saberem a hora das orações, precisamos estar atentos às horas das orações, pois as orações são fundamentos do Islam. O muçulmano deve rezar regularmente e na hora certa, como Deus nos diz:

“E que observarem as suas orações, estes serão os herdeiros. Herdarão o Paraíso, onde morarão eternamente
[al-Mu’minoon 23:9]

“Observai as orações, especialmente as intermediárias (Asr), e consagrai-vos fervorosamente a Deus”
[al-Baqarah 2:238]


Que a paz de Deus esteja sobre nós, se Deus quiser

4 comentários:

  1. Muito legal poder vivenciar o Ramadan assim, está sendo muito enriquecedor.
    Bonitas fotos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salaam Lu!
      Sim, de fato está sendo muito enriquecedor e estou aprendendo muito!
      Se Deus quiser, aos pouco e em breve vou compartilhando os conhecimentos aqui com vocês :)

      Excluir
  2. Alaikum Salam irmã.. gosto muito de ler sua página. Sou recém revertida, e tem me ajudado em alguns detalhes básicos, estou sempre lendo seus postes.. Parabéns, suas fotos ficaram incríveis, esses dias eu também andei tirando umas fotos. Que a paz esteja com todas nós, bauces querida irmã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Walaykum salaam irmã Latifah!
      Fico imensamente feliz e grata em saber que estás gostando do nosso blog e que as informações têm sido úteis.
      Graças a Deus!
      Faça Du'a por mim, irmã, pedindo que Deus me guie sempre à senda reta que Ele me ilumine sempre que vier dividir qualquer conhecimento com vocês, se Deus quiser.

      Excluir