Conversão

(Em nome de Des, o Clemente, o Misericordioso)



Nós, muçulmanos, acreditamos que todos nascem muçulmanos até que eles passem a adorar a um deus falso ou associe parceiros a Allah (dando traços de Deus a uma pessoa ou coisa que não é Deus). Portanto, será comum ouvir pessoas dizendo que se “reverteram” ao Islam, ou seja, fizeram o caminho de retorno à verdadeira religião de Deus.
Por isso, se você não continuou como muçulmano toda a sua vida, e falhou em praticar o princípio da Unicidade de Deus, é necessário que você reafirme a sua fé, testemunhando a Unicidade de Deus. Isto é onde se torna necessário fazer a shahaadah no Islam.

A Shahaadah (testemunho de fé) um um dos cinco pilares do Islam.

Para se tornar um muçulmano você deve primeiro fazer sua Shahaadah, ou seja, testemunhar (a Unicidade de Allah).
Shahaadah é uma palavra árabe que significa “testemunho/a depor”.



Quando você faz sua shahaadah você testemunha a crença em Um Deus Verdadeiro (Allah) que não tem parceiros/iguais, e em anjos de Allah, livros e profetas, e que Muhammed (que a Paz e Bênção de Deus estejam sobre ele) é o último mensageiro de Allah.

Porém, antes de fazer isso, você deve se certificar de que você quer ser um muçulmano: Leia o Alcorão, e certifique-se de compreender os valores fundamentais da religião.
Você deve se tornar um muçulmano com convicção e conhecimento para o que seja a sua religião para o resto de sua vida — existe punição maior em voluntariamente deixar o Islam do que há por não ser perfeito em todos os seus princípios.

Como muçulmano, você deve obedecer todas as leis de Deus, como aprender orações diárias e fazer caridade, bem como não cometer adultério e não comer carne de porco, mas estes parecem pormenores quando você realmente entende os conceitos mais importantes da submissão a Deus. Assim que você acredita em Allah (Deus) como sendo o único Deus digno de adoração, e que o Alcorão é a mensagem final de Allah e que o profeta Muhammad foi enviado para explicar o Alcorão com a orientação de seu Criador (e sentir a certeza de que você sempre vai acreditar nisso), então você pode fazer sua shahaadah.

Você não tem que ser perfeito na prática da fé para fazer a sua shahaadah, mas fazendo-a você está dando a intenção de aspirar a ser como o fiel descrito no Alcorão. Você deve simplesmente ter uma compreensão e crença nele.

Por exemplo, algo que eu pessoalmente não tenho orgulho, mas quando eu fiz a minha shahaadah, eu não tinha parado com o meu hábito de beber, mas eu sabia que era algo que um muçulmano não deve fazer. A coisa mais importante para mim, porém, estava se tornando muçulmano primeiramente, e depois eu iria trabalhar em ser um muçulmano melhor.

Quando estiver tudo definido, e pronto para fazer um compromisso você pode dizer estas palavras simples (sugere-se que você tenha duas testemunhas muçulmanas para honrar a sua proteção no Islã, mas isso não é necessário apenas recomendado):
“Ashadu anna laa ilaaha illa Allah, waa ashadu anna Muhammad rasoolullah”

Isso se traduz em:
“Eu declaro que não há nenhum deus além de Deus, e Muhammad é seu mensageiro



Você pode dizê-lo em Português, embora todas as pessoas que se converteram no tempo de Muhammad, a paz esteja com ele, disseram -na em árabe. Você pode reconhecer a unicidade de Deus em Português, mas dizer em árabe é recomendado.
Aqui está um clip de youtube de algumas meninas que fazem a sua shahaadah. Você pode dizer as palavras junto com essas meninas, se você precisar de ajuda para pronunciar o árabe.





Depois de fazer a shahada é recomendado que você tome um banho de imersão ou uma ducha, como era a prática dos primeiros muçulmanos, de modo que você possa orar a Deus com um corpo limpo, bem como uma alma limpa. Uma pessoa que faz a Shahaadah com total honestidade terá todos os seus pecados até aquele ponto perdoado (mas suas boas ações anteriores contarão ainda), já que Deus está concedendo a você a chance de começar de novo agora que você voltou para Ele .

Convém notar que não se pode ser forçado a se converter ao Islã/fazer a shahaadah porque está atestado no Corão:
“Que não haja compulsão na religião” (2:256)


Traduzido por Danielle Aisha.

Adaptado por O’linda Muslimah

Nenhum comentário:

Postar um comentário