Sunnah

(Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso)


A Sunnah
Nada mais que uma das fontes sagradas que compõem a shareeah isslameeiah, junto com o Alcorão Sagrado, e tão pouco conhecida dos muçulmanos e não muçulmanos no Brasil. A importância da sunnah se faz clara nas palavras do profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Deus estejam com ele) diz:

“me foi revelado o Alcorão, e junto com ele, algo que o equivale”.

Ele se referia à sunnah.




O que é a sunnah então?
Na língua árabe, sunnah significa; “modo”, “maneira” como lembra o lingüísta Ibn Al Athir. Já na teologia islâmica dizemos que sunnah, é tudo aquilo que foi relatado a respeito do profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Deus estejam com ele). Suas ordens, suas sugestões, permissões; sua maneira de se vestir se portar e até mesmo seu silêncio sobre práticas da sua época. Seu silêncio indicava a permissibilidade de determinada prática.

Por isso se diz, que dentre as fontes de jurisprudência islâmica estão o Livro (Alcorão) e a sunnah.

Toda a sunnah é, como o Alcorão, igualmente divina. Diz Deus em Seu livro:

“... e ele (o profeta) não fala de sua própria vontade, e sim, é uma revelação sendo revelada”.

A fonte do Alcorão e da sunnah é a mesma; Deus o Sapientíssimo, o Benevolente. Quis assim Deus completar sua revelação e muitas vezes explicá-las com as atitudes do melhor homem que já habitou esse planeta; Muhammad filho de Abdullah, o mais confiável dentre os humanos e dentre seus compatriotas os Qoraixitas. Descendente do profeta Abraão (que a paz e as bênçãos de Deus estejam com ele) foi escolhido dentre toda a humanidade para trazer a última mensagem de Deus para todos até do fim dos tempos e teve sua vida orientada por Deus o Altíssimo, o Sapientíssimo para transformar em realidade prática a revelação que regula a vida de mais de um bilhão e quatrocentas milhões de pessoas em todo o mundo.

Por tudo isso, devemos sempre ter em mente que devemos seguir a sunnah do nosso amado profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Deus estejam com ele) e obedecê-lo como obedecemos a Deus, que diz: “Quem obedece ao profeta está obedecendo a Deus”, uma vez que quer seja no Alcorão, quer seja na sunnah, ambas externam a vontade de Deus, o Altíssimo.

Diz também o Sapientíssimo:
“... tudo o que o profeta vos der, acatem, e tudo o que ele proibir-vos deixem de fazê-lo”.

Dentro da sunnah existem obrigações, aconselhamentos, permissibilidades e todo um modo de vida de um homem que, como narra Aisha, esposa do profeta (que a paz e as bênçãos de Deus estejam com ele); “... era o Alcorão andando”.

Sob esse prisma, crer na sunnah e praticá-la é parte da crença do muçulmano, devemos amá-la e respeitá-la como amamos e respeitamos a Deus e ao Seu profeta (que a paz e as bênçãos de Deus estejam com ele). A prática pode ser gradativa, e se não podemos praticá-la por um motivo ou outro, devemos sempre pedir pra Deus o Todo-Poderoso que nos dê forças e oportunidades para praticá-la e admirar quem a pratica rogando sempre a Deus que continue abençoando os muçulmanos que a praticam, ou tentam praticar em sua totalidade.
E só de Deus vem o sucesso.

Escrito por Sheikh Ali Achcar
Adaptado por O'Linda Muslimah

Nenhum comentário:

Postar um comentário