A Oração

(Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso)



Nossa intenção nesta seção é falar sobre a importância da Oração no Islam e como fazer as orações segundo a fé Islâmica.

O que é a oração no Islam?
A oração é a forma como nós, muçulmanos, agradecemos a Deus por tudo aquilo que ele nos dá. A oração é uma obrigação dos crentes, sejam homens ou mulheres.
O profeta Muhammed (que paz e bênção de Deus estejam sobre ele) disse:

“a Oração é o pilar base do Islam, quem ora está instruindo sua religião, e não o faz, está destruindo-a”.

A oração é citada no Alcorão Sagrado mais de 117 vezes. A sua finalidade está expressa no 14º verso do 20º capítulo, no qual se lê:

"Sou Deus. Não há divindade além de Mim! Adora-Me, pois, e observa a oração, para celebrar o Meu nome."

A obrigatoriedade da oração veio expressa tanto no Alcorão, como se pode ser visto no verso 103 do 4º capítulo, a seguir, como na Sunnah (ensinamentos do profeta – que a Paz e bênção de Deus estejam sobre ele.).
"A oração é uma obrigação prescrita aos crentes, para ser cumprida em seu devido tempo."


Quantas vezes os muçulmanos rezam?
Rezamos cinco vezes ao dia. As cinco orações são:
Al-Fajr, Al-Dhuhr, Al-Asr, Al-Maghrib, AL-Isha.

Hora das orações:
Cada oração tem seu intervalo de tempo e nós podemos fazê-la a qualquer hora nesse intervalo.

A hora da oração muda de cidade para cidade, portanto, para saber quais são os horários para a sua cidade, clique aqui.

Para melhor explicar: o site informa que a hora das orações para os dias 9 e 10 de junho são as seguintes:

Data
Fajr
Sunrise
Dhuhr
Asr
Maghrib
Isha
9 June
5:10
6:29
11:53
2:55
5:15
6:31
10 June
5:11
6:29
11:54
2:55
5:16
6:32


Isso significa que a Oração Fajr começa às 5:10 da manhã e acaba às 6:29, você pode rezar Fajr a qualquer hora dentre desse intervalo.

A hora da oração Dhuhr começa às 11:53 e acaba às 2:55, quando a próxima a hora da próxima oração começa, você pode rezar Dhuhr a qualquer hora dentro desse intervalo (11:53-2:55).

A hora da oração Asr começa às 2:55 da tarde e termina às 5:15 quando a próxima a hora da próxima oração começa, você pode rezar Asr a qualquer hora dentro desse intervalo (2:55-5:15).

A hora da oração Maghrib começa às 5:15 at da tarde e termina às 6:31 quando a próxima a hora da próxima oração começa, você pode rezar Maghrib a qualquer hora dentro desse intervalo (5:15-6:31).

A hora da oração Isha começa às 6:31 da noite e termina às 5:11 (da manhã do dia seguinte) quando a oração do próximo dia começa (Fajr do dia seguinte), você pode rezar Isha a qualquer hora dentro desse intervalo (5:15-6:31).

A melhor hora para fazer as orações é no início do intervalo.

Note que a hora das orações não são as mesmas de um dia para outro, sofrendo algumas variações, já que a hora das orações é associada ao movimento do sol, que difere de acordo com as estações do ano. Então é importante checar regularmente a hora das orações ou baixar o programa que faz o chamado das orações automaticamente.


Se a hora da oração tiver passado e eu não tifer feito a oração na hora correta, o que devo fazer?

Se isso acontecer, fazemos a oração ainda que for a do intervalo de hora específico.

Lembre-se que isso acontece apenas quando temos um obstáculo real que nos impeça, no mais devemos sempre rezar na hora certa.

Exemplo: agora são 11:53 e deveria rezar Duhur, mas algo aconteceu e não pude rezar até as 4 da tarde (que já está no intervalo de rezar Asr). O que devemos fazer é rezar Dhuhr (atrasado) e Asr (que está em tempo).

Se a pessoa estiver doente e não puder rezar:
No caso de a pessoa estar doente e não puder se levantar para oferecer as orações a Deus, então ela pode rezar sentada.

No caso de a pessoa estar doente e não puder se sentar para oferecer as orações a Deus, então ela pode rezar deitada.

No caso de a pessoa estar muito doente e não puder fazer os movimentos da oração, então ela deve rezar fazendo os movimentos com os olhos.

No caso de a pessoa não puder rezar pelo movimento dos olhos, ela mão reza, mas assim que se recuperar deverá rezar as orações que perdeu.

Portanto, como se pode ver, uma vez que tenha um obstáculo há a flexibilidade de atrasar a oração, mas não há condições para que não se reze. Isso revela a importância da oração no Islam.

Allah, o Misericordioso, o Grandioso merece que nos o adoremos por meio das nossas orações sempre.



** Saiba mais:

Como rezar no Islam (clique aqui)
Orações voluntárias em casa (clique aqui)
Mais sobre orações voluntárias (clique aqui)
Em caso de perda de alguma oração, como proceder? (Clique aqui) 



 
--

O mensageiro de Deus (que a paz de Deus esteja com ele) disse:

“Atueis de acordo com aquilo que Deus tornou obrigatório e vós sereis o mais consciente de Deus entre as pessoas


Um comentário: