quarta-feira, 27 de junho de 2012

Observação do al-Sunan al-Rawatib (orações voluntárias)

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso


Salaam Walaykum, irmãs!
Estive ausente por uns dias devido a um problema com conexão à internet, o que já foi resolvido, graças a Deus. E, dessa forma, retomamos às nossas atividades.
Já falamos aqui sobre a importância das orações no Islam. Hoje, para nos aprofundarmos no assunto, gostaria de falar sobre o que em árabe é denominado “al-Sunan al-Rawatib”, ou seja, as orações super-rogatórias, que foram enfatizadas e regularmente realizadas pelo profeta (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele).

Sobre essas orações, resgatamos as seguintes informações:

Foi narrado por Ibn Omar (que Deus esteja satisfeito com ele): eu ofereci com o profeta (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele) duas rokaah’s depois da oração Maghrib, Isha e Jumooah (oração de sexta-feira). As do Maghrib e Isha foram oferecidas na casa dele. Minha irmã Hajsa me disse que o profeta costumava oferecer duas rokaah’s depois do amanhecer, mas a esse horário eu nunca fui ao profeta (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele).


Abdullah ibn Shaqiq disse: eu perguntei à Aisha (que Deus estja satisfeito com ela) sobre as orações voluntárias do apóstulo de Deus (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele), e ela respondeu: “Antes da oração Duhr ele costumava rezar quatro rokaah’s na minha casa; então, ele saía e guiava as pessoas em oração, depois ele voltava e rezava duas rokaah’s. Ele ia então guiar as pessoas na oração Maghrib; então ele voltava e rezava duas rokaah’s. então ele ia guiar as pessoas na oração Isha, e entrava na minha casa e rezava duas rokaah’s. Ele rezava nove rokaah’s a noite, incluindo Witr. A noite ele rezava por um longo período em pé e por um longo período sentado, e quando ele recitava o Corão enquanto estava de pé, ele curvava-se desta posição ele prostrava-se após a recitação. E quando ele recitava enquanto estava sentado, ele curvava-se e prostrava-se a partir da posição sentado. E quando era alvorada (amanhecer – oração Fajr) ele rezava duas rokaah’s


Umm Habiba (que Deus esteja satisfeito com ele) narrou que o apóstolo de Deus (que a bênção e paz estejam com ele) disse: “Uma casa será construída no paraíso para aqueles que rezam durante o dia e a noite doze rokaah’s (ou seja, essas orações voluntárias), quatro antes e duas depois da oração Duhr, duas depois da oração Maghrib, duas depois da oração Isha e duas antes da oração Fajr”.


Aisha (que Deus esteja satisfeito com ela) disse: “Têm duas orações que o mensageiro de Deus (que a bênção e paz estejam com ele) nunca negligenciou em rezar na minha casa, secretamente ou publicamente: duas rokaah’s antes da oração Fajr e duas rokaah’s depois da oração Ars”.


Foi narrado por Aisha (que Deus esteja satisfeito com ela): “O profeta (que a bênção e paz estejam com ele) nunca foi tão regular em oferecer alguma oração voluntária como as duas rokaah’s da oração Fajr.


Foi narrado por Aisha (que Deus estaja satisfeito com ela): “O profeta (que a bênção e paz estejam com ele) nunca deixou de rezar quatro rokaah’s antes da oração Duhr e duas antes da oração Fajr.


Foi narrado por Aisha (que Deus estaja satisfeito com ela) que O profeta (que a bênção e paz estejam com ele) disse: “As duas rokaah’s do Fajr são melhores que esse mundo e tudo o que nele contém”.


Para simplificar e melhor visualizar ;) ajustei as informações na tabela a seguir:

Oração
Antes
Depois
Fajr
2 rokaah’s
--
Dhur
4 rokaah’s
2 rokaah’s
Asr
--
--
Maghrib
--
2 rokaah’s
Isha
--
2 rokaah’s
Para entender o que são as rokaah's, clique aqui







Importante:

Embora o profeta (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele) tenha oferecido orações depois do Asr, é importante nós lembrarmos que não somos como ele (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele). Portanto, houveram coisas que ele (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele)fazia as quais ele não nos recomendou. A oração depois do Asr, por exemplo é uma delas.

Ou seja, embora o profeta (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele) tenha sido visto oferendo orações voluntárias depois do Asr ele (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele) nos recomendou a não fazê-lo

Por outro lado, não haverá mal algum em oferecer duas Rokaah's (como oração voluntária) antes da oração Asr.

O motivo pelo qual não nos é recomendo a oferta de orações voluntárias depois do Asr, assim como depois do Fajr está em um dos ditos do profeta (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele):




Dessa forma, nossas ações diurnas são narradas a Deus na hora do Asr e nossas ações noturnas na hora do Fajr. Os anjos que anotam nossas ações diurnas ascendem na hora do Asr e outros dois anjos ficam em seus lugares, que ascenderão com nossas ações noturnas na hora do Fajr.



Irmãs, antes de me despedir por hoje, acho importantíssimo afirmar que essas orações extras não são uma obrigatoriedade, mas sim uma recomendação (Sunnah) a nós, crentes.


“Os anjos vêm até vocês em turnos diurnos e noturnos. Eles se encontram na oração Fajr e Asr, então aqueles que estiveram
 com você durante a noite ascendem e são questionados por Aquele que sabe mais que eles: ‘como você encontrou o meu servo?’ Eles dizem: ‘Nós o deixamos quando eles estavam rezando, e quando nós voltamos eles estavam rezando”.
(Narrado por al-Bukhaari, al-Fath, 2/33)

Se você, querida irmã, é recém-convertida foque em aprender as orações obrigatórias. Essas orações extras é um estágio “avançado”. O que quero dizer é que devemos dar um passo de cada vez. Assim que você se sentir segura o suficiente com as orações obrigatórias, aí sim, aos poucos vá praticando essas orações voluntárias. E que Deus, o Justo, nos ajude a sermos cada vez mais fies ao monoteísmo puro assim como foi o profeta Abraão (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele).
Ainda, infelizmente, morando em um país não islâmico como o Brasil, muitas vezes é difícil podermos sair das nossas obrigações para fazermos as orações obrigatórias. Eu reverti há dois anos, e só agora estou começando a praticar as orações voluntárias, não as faço todos os dias, pois no corre-corre diário, infelizmente, não é possível, mas procuro fazê-las aos finais de semana e nos meus dias de folga. Mas as orações obrigatórias as faço com a frequência requerida.

Que Deus tenha compaixão de nós e aceite nossas intenções e boas ações.


Fonte: http://rasoulallah.net/index.php/en/articles/article/9487





--
Mohammed (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele) disse:

“Adotai condutas éticas refinadas, pois é inevitável que boas condutas morais acabarão no Paraíso. Evitai más condutas, pois é inevitável que más condutas morais acabarão no Inferno

4 comentários:

  1. salam mana, agora fiquei na duvida eu aprendi que depois do asr não se deve fazer duas rakat, antes pode depois não, agora lendo seu post vi que se pode fazer duas rakat depois???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salaam Walaykum irmã. Agradeço imensamente por sua colocação. Que Deus a recompense por me ter chamado atenção para tal falha.

      Busquei maiores informações sobre o tema e já retifiquei no próprio post.

      Qualquer dúvida ou conselho, estamos à disposição :)

      Que Deus a proteja!

      Excluir
  2. yo hice mi shahada hace 1 año, respeto los horarios de oración, oro en español, pero no puedo hacer toda la ceremonia de reverencia porque estoy hemiplégica, oro sentada. ¿que hay sobre mis dificultades físicas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salaam Walaykum irmã, as orações voluntárias não são uma brigação para nós, mas uma ação que foi feita e nos aconselhada pelo profeta Mohammed (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele). Quanto às orações, certamente, mesmo doente não devemos deixar de fazê-las, graças a Deus podes fazê-la sentada. Que Deus a recompense pelas suas boas ações. Que Ele, em sua Misericórdia tenha Piedade de ti e te abençoe com boa saúde. Amém

      ** Em caso de dúvidas ou para maiores esclarecimentos, não hesite em nos escrever

      Excluir