domingo, 10 de junho de 2012

Alimentos halal: como se alimentar licitamente no Brasil?

(Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso)

Salaam irmãs,
uma das minhas dificuldades depois de convertida foi encontrar alimentos halal afora peixes e demais frutos do mar.
Penso que para quem mora em São Paulo e no sul do Brasil a dificuldade não seja tão grande, mas para quem está no nordeste e norte, onde a comunidade não é tão grande, as coisas ficam um pouquinho mais complicadas, que Deus nos recompense pelos nossos esforços.
Convertida há dois anos, tenho comida apenas peixes e pensei que talvez para as outras irmãs encontrar alimentos halal também seja uma dificuldade. Por isso, pensei em criar aqui no blog uma columa com algumas receitinhas fáceis de serem feitas.
Antes de começarmos, porém, julgo ser necessário esclarecer o que são os alimentos halal’s no Islam.
Boa leitura!

Halal significa lícito é o mesmo que permitido, autorizado (permitido ao consumo humano, legal). Alimentos Halal são aquelas cujo consumo é permitido por Deus. No Sagrado Alcorão, Deus ordena aos muçulmanos e a toda a humanidade a comer apenas alimentos Halal. Na Soorah 5, verso 4, Deus nos diz:

“Foram-vos
permitidas todas as coisas sadias”.


A nós, muçulmanos, está permitida a ingestão de alimentos, em observâncias às Leis islâmicas, que
não contenham ingredientes proibidos ou partes desses alimentos ou de animais que não tenham sido abatidos/degolados dentro dos procedimentos e normas ditadas pelo Alcorão Sagrado e pela Jurisprudência Islâmica.


Os
peixes e outros animais aquáticos são permissíveis (Halal), a não ser aqueles que estejam intoxicados ou que sejam prejudiciais à saúde humana, ou venenosos; assim como, estão proibidos os animais que vivem tanto na terra como na água, como crocodilos e seus assemelhados. 
Todo o tipo de vegetal é Halal, a não serem aqueles que estejam contaminados ou intoxicados por pesticidas, sejam venenosos ou produzam efeitos alucinantes ou que de qualquer forma possam ser prejudiciais à saúde do homem.

Qualquer produto mineral ou químico, em princípio é permissível, exceto aqueles com possam causar qualquer tipo de intoxicação ou prejuízo à saúde.


A
água é totalmente Halal, exceto quando esteja contaminada ou por qualquer meio for prejudicial à saúde.

Todo produto, criado por meio da biotecnologia, extraído de vegetal, mineral e microbiana para a indústria alimentar é Halal.
Produtos de origem sintética utilizada na indústria de alimentação será Halal a partir da comprovação de sua elaboração, onde se prove que não é prejudicial ao ser humano.

Derivado de origem animal, utilizado nas indústrias de alimentação, será Halal, se o animal for sacrificado conforme a lei islâmica, mediante comprovação.

Queijo processado através do coalho microbiano é Halal.
Leite (de vacas, ovelhas, camelas e cabras).

Frutas frescas ou secas, legumes, sementes como amendoim, nozes, caju, avelãs, grãos como trigo, arroz, centeio, cevada, aveia etc., a não serem aqueles que estejam contaminados ou intoxicados por pesticidas (agrotóxicos em excesso), ou que de qualquer forma possam ser prejudiciais à saúde do homem.


Alimentos Mashbooh?


São aqueles alimentos
duvidosos ou suspeitos. Se alguém não sabe se um determinado alimento ou bebida é classificado como Halal ou Haram (não permitido), tal alimento ou bebida é duvidosa.

São alimentos que
podem ter duas ou mais fontes de extração como, por exemplo, a gelatina ela pode ser extraída do suíno, vegetal, peixes, etc. se for de suíno é Haram os demais são Halal.
Um alimento ou produto Halal pode ser tornar Haram com a introdução de ingredientes ilícitos como, por exemplo, a utilização de etanol como solvente nos aromas, gelatina em alimentos lácteos, etc.
Nos alimentos industrializados são utilizados inúmeros ingredientes que podem ser de origem Halal ou Haram. A avaliação do status requer investigação de todos aditivos e ingredientes definindo sua origem.


Abate Halal


Esse tipo de abate deve ser feito
o mais rápido possível para que o animal tenha uma morte rápida. Há provas científicas de que, com a degola, o animal tem a interrupção sanguínea ao cérebro, que causa morte instantânea, não dando chance de liberação de toxinas que contaminam a carne.

Esse ritual de sacrifício deve ser feito com ética. Ao
evocar o nome de Deus, estamos agradecendo pelo alimento que Este nos enviou, pedimos perdão, pois não matamos um animal por sadismo e nem por prazer, e sim para garantir o sustento alimentar ao ser humano.

Procedimentos para abate:

O abate Halal será executado em separado do não Halal, cumprindo-se as seguintes condições:

a) Os animais, para serem abatidos, devem ser saudáveis e aprovados pelas autoridades sanitárias competentes.

b) O animal, para ser abatido, deverá estar em perfeita condição física.

c) O abate será executado somente por muçulmano mentalmente sadio e que entenda, totalmente, o fundamento das regras e das condições relacionadas com o abate de animais no Islam.

d) O abate será feito com intenção e o sangrador estará bem ciente de sua ação.

e) A frase (Em nome de Deus, o mais Bondoso, o mais Misericordioso) tem de ser invocada imediatamente antes do abate.

f) Os equipamentos e os utensílios utilizados no abate Halal serão exclusivos para esse tipo de degola.

g) A faca do abate deverá ser afiada.

h) A sangria deverá ser feita apenas uma vez. A “ação cortante” do abate é permitida já que as facas do abate não são descoladas do animal durante o abate, procurando minorar-se o sofrimento infringido.

i) O ato do abate cortará a raqueia (algum), esôfago (mari) e ambas as artérias e a veia jugular (wadajain) para apressar o sangramento e a morte do animal.

j) O esgotamento do sangue deverá ser espontâneo e completo.


k) O inspetor mulçumano treinado será indicado e terá responsabilidade de checar se os animais são abatidos corretamente de acordo com as (leis) Shariah.

l) A ave abatida somente poderá ser escaldada, após a confirmação da morte pelo abate Halal.

Adaptado de halalislam.com

--
0 Mensageiro de Deus (que a paz esteja com ele) disse:

"O Saad purifique seu alimento (e como resultado),você se tornará aquele cujas suplicas são aceitas. Juro por Aquele em cujas mãos a alma de Muhammad (que a paz esteja com ele) está, certamente um servo (de Deus que) ingere algo de Haram no seu estomago (devido o qual) não são aceitas as suas ações por 40 dias"

Nenhum comentário:

Postar um comentário