quarta-feira, 20 de junho de 2012

E por falar em semana de moda: Festival de moda muçulmana na Rússia tenta quebrar estereótipos sobre o Corão

(Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso)


Salaam minhas queridas,
tenho visto que nos últimos anos o interesse por moda entre as mulheres muçulmanas têm almentado. Temos ganhado cada vez mais espaço apesa de algumas barreiras trazidas pelo preconceito de alguns. Mas aos poucos temos conquistado nosso espaço.

As muçulmana ao redor do mundo estão cada vez mais tentando mostrar ao mundo que não somos como os esteriótipos mostram. Somos livres e temos nosso Hijaab como símbolo maior de nossa liberdade (pelo menos no meu caso) e cobrir o corpo não significa que não possamos estar antenada ao que acontece no mundo da moda.

E, nesse sentido, aconteceu na semana passada o primeiro festival de moda mulçumana da Rússia que tentou mudar a imagem da mulher muçulmana como pessoa escravizada pelo rigor dos dogmas do Corão e fora das novas tendências da moda.

“Nós queremos mostrar que a muçulmana também pode vestir-se bem e ser moderna, aculturada e bonita respeitando os princípios trazidos no Corão” disse Rushán Abiásov, vice-Presidente do Conselho de muftis da Rússia.

O festival, que aconteceu no principal centro de eventos em Moscou, reuniu estilistas da Rússia, Cáucaso Norte, Ásia Central, Irã e países árabes.

Os vestidos, roupas para noite e longas túnicas apresentados pelas belas modelos russas, que não deixam nada a desejar em relação às modelos de Paris ou Milão, respeitam os princípios estabelecidos pelo Corão.

“A mulher muçulmana deve ser modesta e mostrar apenas o rosto, as mãos e os pés. Além disso, as roupas não dever ser, em nenhum caso, transparentes”, disse Abiásov. Isso é, o vice-Presidente do Conselho de muftis não nega à mulher o direito de vestir calças ou outras roupas leves, “embora sempre dependa da situação e das circunstâncias”.

Porém, o festival de moda muçulmana surpreendeu muitos dos presentes, não apenas por sua audácia, mas pela mistura de classicismo e modernidade, tradição islâmica e as últimas tendências.

Em muitos casos os tamanhos eram justos, enquanto os saltos eram incomunmente altos, contribuindo para iluminar a elegância das modelos.

“Roupas sem idade”. Eterno. Um vestido para todas as ocasiões. “Romântico e extravagente”, pontuou o apresentador, enquanto no plano de fundo soava uma música que revelava ao expectador às mil e uma noites.

A impressão que deva ao expectador é que os estilistas mergulharam na tradição quando ao mostrarem uma mulher feminina em sua máxima expressão, em grande parte graças à pureza dos materiais utilizados e as cores inconspícuas.

“Nós queremos mostrar a beleza do Islam”. “Muitas mulheres querem se vestir de forma bonita, é fácil encontrar roupas que respeitem os códigos, mas que não são elegantes”, disse uma das porta-vozes da Organização do evento.


Nem todos os países muçulmanos têm as mesmas regras de vestimentas.

Os organizadores do festival identificaram que nem todos os países muçulmanos utilizam as mesmas regras e tão rigorosos com o código de vestimenta das mulheres.

“Na Rússia nós nunca tivemos preto na tradição de roupas árabes” “As muçulmanas russas não passam o dia trancada em casa, sem interagir com ninguém”, disse o porta-voz.

Uma das **estrelas** da passarela foram os vestidos desenhados por uma casa de moda Iraniana, muito mais conservadora que os outros vestidos mostrados no primeiro festival de moda fashion de Moscou.

Abiásov enfatizou que mais e mais lojas na capital russa e na internet estão vendendo roupas para muçulmanas, que na Rússia há mais de 20 milhões de pessoas distribuídas entre as repúblicas de Tatarstan e Bashkortostan, o Cáucaso, e Sibéria.


“O Islam é só um, mas as tradições de cada localidade são diferentes. Na Rússia, há mais de mil anos os muçulmanos não são recém-chegados, como é no caso dos imigrantes na Europa”, diz Abiásov.

O cleric enfatizou que “os muçulmanos russos estão acostumados a viverem com cristãos e judeus, tradição de tolerância que é desconhecida por outros países onde é o Islam é a única crença”, mas também enfatizou que “O Corão roga pela cooperação entre as pessoas”.



--

O profeta Muhammed (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele) disse:

“O adorno do falar é a veracidade”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário