quinta-feira, 28 de junho de 2012

Por que a prática do jejum durante o mês Shaban é importante?

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso

Salaam walaykum irmãs,
ontem falamos sobre o mês Shaban. O oitavo mês do calendário islâmico (que é lunar). E também falamos sobre a prática de jejum neste mês, o que não é obrigatório, mas uma Sunnah, ou seja, uma prática/ensinamento do profeta Muhammed (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele).

Mas, afinal, por que esse ensinamento é tão importante?
Essa Sunnah se revela importante ao nos mostrar que é necessário praticar boas ações quando as pessoas parecem ser negligentes. Essas boas ações são, em geral, atos de adoração. Um grupo de Salaf, por exemplo, costumava preencher o intervalo de tempo entre as orações do Maghrib e Isha com orações voluntárias. Segundo eles, esse intervalo é o período em que as pessoas são negligentes. Há muitos benefícios provenientes da prática de boas ações em períodos em que as pessoas costumam ser negligentes, e utilizam esse tempo para adoração.

Outro fator importante é que as boas ações no que concerne às ações super-rogatórias devem ser “ocultadas”, especialmente o jejum, porque é uma ação de adoração que se diz respeito apenas ao servo e ao seu Senhor. Por isso, foi dito que não há nenhum elemento de exibicionismo no jejum.
Um dos Salaf costumava jejuar por anos sem que ninguém soubesse; ele ia da sua casa ao mercado com dois pães que eram dados (em caridade) e ele jejuava. A família dele achava que ele ia comer os pães, enquanto que o pessoal no Mercado achava que ele já tinha comido em casa.
O Salaf pensava que era bom para uma pessoa que estava jejuando fazer coisas que escondiam o fato de ele estar jejuando. Foi narrado que Ibn Mas'ood disse “Quando você levantar pela manhã e estiver jejuando, então use perfume”. Qutadah disse “É bom para o homem que está jejuando usar perfume, então não haverá sinais de que ele está jejuando”.
Pela mesma razão, praticar boas ações em momentos em que as pessoas estão distraídas e negligentes é mais difícil. Um dos indicadores de quão virtuoso essa ação é, está no fato da dificuldade dela: se todos estão fazendo determinada ação, é mais fácil acompanhá-la, mas se muitos estão negligenciando, é mais difícil para aqueles que se lembram de Deus. Muslim narrou em um dito de Ma'qil ibn Yasar:
“O profeta (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele) disse: ‘adorar em tempos de tribulação é como Hijrah* para mim’”.

* Hijrah em árabe refere-se ao movimento migratório, especialmente o movimento de fuga para terras islâmicas.

A frase “adorar em tempos de tribulação” refere-se aos tempos de perturbações e provações, quando as pessoas seguem seus desejos.

Portanto, irmãs, não apenas jejuar durante o Shaban nos é recomendado, mas sim, olharmos para nós mesmas e fortalecer nossa fé em tempos quando costumando negligenciá-la.

Para saber mais sobre o jejum no Islam, clique aqui.


Um ótimo dia a todas sob a proteção de Deus.
Até amanhã, se Deus quiser!


--
O profeta (que a paz de Deus esteja sobre ele) disse:

“Quem temer a Deus viverá como uma pessoa poderosa e viajará pela terra do seu inimigo em segurança


Nenhum comentário:

Postar um comentário