sexta-feira, 29 de junho de 2012

Shaban: por que o profeta jejuava neste mês?

 (Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso)

Salaam Walaykum irmãs!
Durante esta semana temos nos dedicado a falar do Shaban, o mês no qual estamos (segundo o calendário islâmico), que antecede o RamaDan. Falamos sobre o jejum durante este mês e o porquê jejuar. Hoje traremos mais um tópico sobre esse assunto: o porquê o profeta jejuava neste mês.

Os scholars diferem quanto às razões pelas quais o profeta (que a paz de Deus esteja sobre ele) jejuou tanto durante o Shaban. As várias opiniões são as seguintes:

-- Ele (que a paz de Deus esteja sobre ele) teria estado incapacitado de jejuar durante três dias a todo mês porque ele estava viajando por alguma razão, então ele recompensava todos os dias juntos durante o Shaban. Quando o profeta (que a paz de Deus esteja sobre ele) começava a fazer alguma ação super-rogatória ele persistia nela e se ele precisasse interrompê-la, ele recompensava depois.

-- Foi narrado que suas esposas recompensavam os dias de jejum perdidos do RamaDan durante o Shaban, então ele costumava jejuar neste mês por isso. Isso é, no entanto, oposto do que é narrado por Aisha (que Deus esteja satisfeito com ela), que ela costumava atrasar a recompensa os dias de jejum perdidos do RamaDan até o Shaban porque ela estava muito ocupada com o mensageiro de Deus (que a paz de Deus esteja sobre ele) para jejuar.
-- Foi narrado que o motivo é o fato de que neste mês as pessoas não dão atenção. Essa é apontada como a visão mais correta, conforme já destacamos na publicação de ontem. Esse motivo é justificado pelo dito que apresentamos ontem que diz “Esse é o mês no qual as pessoas não prestam atenção, entre Rajab e RamaDan

-- Quando o Shaban começava, se o profeta (que a paz de Deus esteja sobre ele), ainda tivesse algum jejum voluntário pendente que ele ainda não tivesse jejuado, ele os recompensava durante o Shaban e, assim, então, as suas ações super-rogatórias estariam completas antes da chegada o RamaDan. Da mesma forma, se ele tivesse perdido alguma oração que fosse Sunnah ou alguma oração noturna, ele as recompensava. Aisha (que Deus esteja satisfeito com ela) costumava aproveitar essa oportunidade para recompensar algum dia de jejum obrigatório que tivesse sido perdido durante o RamaDan; durante os outros meses ela esteja ocupada demais com o profeta (que a paz de Deus esteja sobre ele) para jejuar.


Aproveitamos esse momento de preparação para o RamaDan para reiterar que se alguém perdeu algum dia de jejum obrigatório é necessário que esse(s) dia(s) seja recompensado antes do RamaDan. Não é permitido esperar até depois do próximo RamaDan, exceto em caso de necessidade (tal como uma licença válida que continua no intervalo entre os dois RamaDan’s). Quem quer que esteja apto a recompensá-lo(s) antes do outro RamaDan e não o faz, deve recompensá-lo(s) após o segundo RamaDan. Além disso é necessário nos arrependermos por não termos recompensado os dias e alimentar uma pessoa por cada dia de jejum perdido. Essa é a visão de Malik, al-Shafa'i e Ahmad.

Outro benefício de jejuar no Shaban é que é como um treino para o RamaDan, caso a pessoa encontre dificuldades de jejuar quando o RamaDan começa, se ele jejua durante o Shaban ele já vai ter-se acostumado ao jejum e ele se sentirá forte quando o RamaDan chegar. Shaban é como uma introdução ao RamaDan e tem algumas coisas em comum com o RamaDan, como o jejum, a recitação do Corão e a doação de caridade. Salamah ibn Suhayl costumava dizer: “O mês do Shaban é o mês dos recitadores (do Corão).”  Habeeb ibn Abi Thabit costumava dizer quando o Shaban chegava “Este é o mês dos recitadores (do Corão). Quando o Shaben chegava Amr ibn Qays al-Malai costumava fechar sua loja e devotar-se à leitura do Corão.

Para saber mais sobre o jejum no Islam, clique aqui

Desejo à todas vocês uma ótima e abênçoada Sexta-Feira, sob a paz de Deus.

Salaam Walaykum!

--

O profeta Muhammed (que a paz de Deus esteja sobre ele) disse:

“Quem se abstiver deste mundo encontrará as calamidades como sendo insignificantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário