sábado, 31 de outubro de 2015

Educação islâmica infantil

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Assalamu Alaykum wa rahmatullah wa barakatuh, minha querida irmã!

Este post é para você que tem filho pequeno e está confusa sobre como deve ser feito o ensino religioso para seu filho. Que Allah, exaltado seja, lhe recompense pela sua digna preocupação.

Bem, antes de tudo é importante saber que cada criança tem seu próprio ritmo de aprendizagem e os pais precisam ser flexíveis em relação a isto.
Algumas crianças preferem passar mais tempo brincando, outras são altamente motivadas para aprender. Respeitar o ritmo de cada uma delas é importante. 

Minha experiência como professora da educação básica me revelou que crianças aprendem em ritmos diferentes. Se forçamos todas elas a seguirem o mesmo ritmo isto pode levar uma desmotivação em relação aos anos futuros na escola. O mesmo se aplica à educação religiosa.

Respeitar o ritmo, eis o conselho chave.

O aprendizado da religião (o que também inclui aprender e memorizar o alcorão)
precisa ser algo prazeroso para todos nós, em especial para as crianças, afinal de contas é com base nesta experiência inicial que seu filho irá fundamentar as ações futuras dele e, por óbvio, não queremos que eles cresçam frustrados ou avessos à religião por causa de uma experiência desprazerosa durante a infância.

Assim, outra coisa igualmente importante:
mantenha seus filhos motivados. Evite compações! Não recompense um dos seus filhos, sem recompensar o outro.

Mães, as crianças ainda estão em
estado de fitra, isso significa que eles não são responsáveis pelo o que fazem. Portanto deixe que elas possam aproveitar este período.

Mais um ponto importante: Allah não quer que nossos filhos sejam hafiz (pessoa que memorizou o alcorão) ou sheikh.
Allah quer que sejamos bons muçulmanos, com amor à religião.
Forçar o ensino da religião falando sobre o dia do juízo ou punições também é algo que pode ser traumatizante. Isso pode gerar na criança a ideia (errada) de que Allah é castigador, enquanto sabemos que Allah é o mais Misericordioso e que Sua misericórdia para com seu servo é mil vezes maior do que a misericórdia de uma mçae para com seu filho; Allah é o mais Perdoador.
A criança não deve ter medo de Allah. A consciência a Allah, temência, é algo que para as pessoas que já são responsáveis pelos seus atos.
A infância é a fase onde devemos expor as crianças ao amor a Allah, o carinho, os cuidados, a misericórdia de Allah! Eles estão em estado de fitra, o estado mais puro de devoção a Allah, então devemos nutrir este amor. 
Quando eles atingirem a maturidade (puberdade), agora sim é tempo de falar sobre prestar contas, o dia do juízo, etc... Pois agora sim eles serão responsáveis pelos seus atos.

Que Allah nos dê maturidade para que possamos educar nossos filhos da forma correta, com os valores corretos.
Ammen ya rabb.

Leia também Educação Islâmica Infantil: Memorização do Alcorão e edificação da conduta Islâmica (clique aqui)

--
Este artigo lhe foi útil?
Deixe seu comentário e nos ajude a lhe auxiliar da melhor forma possível.

2 comentários:

  1. Ameen
    Muito bom, uma das coisas que sempre observo, é que costumamos trocar o bicho papão por shaitan. Colocando medo na criança, ensinando a não fazer ou fazer algo, apenas por medo ao "bichinho".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Walaykum salaam wa rahmatullah wa barakatuh.
      Ficamos felizes em sabermos que as postagens estão sendo interessantes.
      Por favor, deixe suas sugestões paa que possamos aperfeiçoar cada vez mais nosso trabalho.
      Jazak Aççah khairan,

      Excluir