segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Dia de Ashura





Assalamu Alaykum wa Rahmatullah wa barakatuh, minha querida irmã!

Estamos no primeiro mês do calendário islâmico, este mês têm vários benefícios. Um deles é o dia de Ashura, ou seja, o 10º dia do mês Muharram.

Este dia marca um importante evento na história profética, pois foi neste dia que Allah, exaltado seja, concedeu vitória a Moisés (a.s) e seu povo e também é o dia no qual o faraó  (Ramases II) afogou-se com seu povo.

Para agradecer a Allah por sua vitória, Moisés (a.s) jejuou e é por isso que nós também jejuamos neste dia.


Em um dito narrado por Imam Muslim,os judeus disseram:

"Este é um ótimo dia no qual Allah salvou Moisés e seu povo e afogou o faraó e seu povo".


Muslim também relatou que o profeta (s.a.w.s) disse:

"Moisés jejuou neste dia em agradecomento a Allah, então nós tembém devemos jejuar".


Há outros eventos igualmente importantes que aconteceram neste dia, como o perdão de Allah, exatltado seja, a Adão (a.s) e a arca de Noé (a.s) indo parar na montanha. 


O profeta (s.a.w.s) disse:

“Por jejuar neste dia de ‘Ashura, eu espero que Allah aceite (o jejum) como uma expiação (dos pecados) pelo ano anterior"
[Muslim]

Jejuar durante o mês de Muharram é sunnah. O profeta Mohammed (s.a.w.s) deu especial atenção ao jejum no dia de Ashura. Porém, ele (s.a.w.s) não fazia este jejum isolado; ele jejuava ou no dia antes (dia 9, dia de Taasu’a); ou jejuava no dia depois (dia 11), como forma de diferenciar-se dos judeus que também jejuam no dia de Ashura.

Sendo assim, certifique-se de jejuar no dia de Ashura e o dia anterior ou posterior a ele para obter a recompensa de expiação dos pecados cometidos no ano anterior (In Shaa2 Allah).

--
Esta postagem lhe foi útil?
Deixe seu comentário abaixo :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário