sábado, 4 de agosto de 2012

Rodízio de pastel em Porto Alegre: Oportunidade de desmistificação do Islam e da muçulmana

(Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso)

Salaam Walaykum, irmãs!

Depois de 2 semanas dividindo e compartilhando o prazer de jejuar em união à Ummah, vim passar o “restinho das férias” em Porto Alegre com umas amigas que não via há dois anos, desde que me converti.
A ideia inicial era sairmos, eu, minhas duas amigas e seus “respectivos” (namorado e marido). Mas o marido de uma das minhas amigas, pra não ficar “descontextualizado” chamou dois casais de amigos.
O primeiro choque da noite, quando os casais chegaram foi encontrar com uma “mulher velada”. Passado o susto e conseguido compreender que eu sou uma pessoa normal (?!) a conversa alongou-se em torno do Islam. Subhana Allah! Que feliz que fiquei em poder falar um pouquinho sobre o Islam e desmistificar um pouco (ou muito) da imagem do Islam e da muçulmana no Brasil (principalmente pós-clone).
O melhor de tudo foi a “naturalidade” com que a mesa foi segregada: homens em uma ponta e mulheres de outra. Masha2 Allah!!!
Enquanto os “maridos” das meninas conversavam sobre sei lá o quê, nós conversávamos sobre o que é o Islam, Deus no Islam, o profeta Mohammed (que a paz de Deus esteja sobre ele), a poligamia no Islam, o direito das mulheres no Islam e, claro: maquiagem, moda, beleza, estilo. E a surpresa: “Nossa! Você tem um blog de beleza?!” hahahahahha como se muçulmana não pudesse estar atenta às tendências de moda e devesse andar sempre maltrapilha affff.
Os comentários que me chamaram a atenção: “Nossa! Oprimidas somos nós aqui no Brasil!” “Eitaa... Então vocês podem cuidar da beleza” “Que legal que tu te converteste e conheces a religião, eu nasci cristã e não conheço nada do cristianismo”.
E, claro, as perguntas que não podiam faltar: “Você pode tirar o lenço pra dormir?” =D Essa é a que eu mais amo hehe. “Seu marido pode casar com duas mulheres?”. “Por que cê tem que usar o lenço?”. “Você só pode casar com muçulmano?”.

Explicado questões como poligania, herança e uso do lenço (hijaab), foi inevitável o melhor dos comentários:

“Nossa! Como eles respeitam as mulheres!”

SUBHANA ALLAH!!!!

E outro melhor de tudo (porque tudo foi MUITO BOM!): uma delas ficava dizendo “Meu marido precisa aprender isso!” Subhana Allah!

Confesso que por motivos pessoais tinha me desanimado por completo em ter que sair. Mas Allahu Akbar! Deus sabe mais! Deus sabe mais! Deus sabe mais!
Fiquei muito feliz e dei uma tapeada no meu humor (que estava entristecido). Subhana Allah!

Que sentimento pode ser melhor do que conseguir quebrar o preconceito das pessoas em relação ao Islam? O que pode haver de melhor do que poder levar um pouquinho do conhecimento islâmico àqueles que não conhecem nossa “filosofia religiosa”?

Subhana Allah! Estou muito feliz mesmo em poder ter tido essa chance!

E, para fechar: Eu voltei pra casa com minha amiga e o marido dela foi “devolver” os casais em casa. Quando ele chega é com o seguinte comentário: “As gurias amaram a Noor, elas achavam que ia ser uma companhia desagradável, mas adoraram conhecer mais a cultura e trocar dicas de maquiagem. Porque quem olha assim acha que não é possível se divertir com ela por perto”.

SUBHANA ALLAH!

Fiquei muito feliz!
HandoulIllah pela chance de poder ter estado com essas gurias e de quebrar um pouco do preconceito em relação ao Islam e á mulher muçulmana. Subhana Allah.

Estava entristecida antes de sair, ponderando se seria certo ou não, mas Deus sabe mais! Dawah é uma obrigação do muçulmano. handoulIllah pela oportunidade!

Agora indo pra cama pra poder acordar cedinho pro sohour e fajr, Inchallah.

Fiquem com Deus, meninas e lembrem-se de mim nas orações de vocês, se Deus quiser!

Salaam.


--
O profeta de Deus (que a paz de Deus esteja sobre ele) disse:

“Aquele que não é digno de confiança não possui fé

6 comentários:

  1. Assalam Waleikum mana,

    Pois é pois é, =) eu já experimentei muitas vezes este tipo de reação, e é muito bom, faz valer a pena, e as pessoas em geral "piram" comigo e acabam falando "mas vc é muito divertida, eu não sabia que uma 'mulher de burca' podia ser engraçada assim..." =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Gi.
      No lugar em que eu trabalho tbm ouço muito "nossa, vc pode sorrir" hahahaha

      Mas ontem foi diferente de TUDO o que eu já pude experienciar! Masha Allah! Elas estavam em "frenesi" com tudo o que falei sobre o Islam. Encantadas! Subhana Allah!

      Excluir
  2. Deus seja louvado!
    Nessa minha pequena e humilde caminhada de conhecimento do Islam, tambem sempre q posso falo, mostro como a midia deturpa tudo, mas infelizmente algumas vezes as pessoas já estão com a cabeça feita...
    Mas é isso, o importante é não desistir!
    Fique tristinha não visse... Lembre-se sempre q os problemas são passageiros, e logo logo vc vai poder olhar pra trás e ver q passou, como tantas outras situações difíceis que com certeza já aconteceram na sua vida.
    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, minha linda for pelo suporte :)
      Que Deus a abênçoe e preserve

      Excluir
  3. Olá, ultimamente me interessei muito pelo Islam. Tinha uma visão muito deturpada. Moro em Jaboatão e o único contato que tive com o Islã foi pela net mesmo.
    Que Deus te guie e te dê sabedoria para pregar a sua Palavra.
    Fica com Deus.

    Simone P.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salaam Walaykum Simone!
      Que a paz de Deus esteja contigo!
      Bom saber que vc tem se interessado pelo Islam!
      Sabias que há uma sala de oração em Refice?
      Se tiveres interesse poderíamos visitá-la juntas ;)

      Excluir