sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Crescendo juntas na fá: Sunnah 02 - Sobre as vestimentas

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso

Salaam Walaykum, irmãs!

Antes de mais nada:



Hoje é sexta-feira, portanto é dia de Suunah! :D
A Suunah de hoje é sobre as vestimentas, afinal, assim como usar o banheiro, a coisas que são repetidas pela maioria das pessoas, em seu dia-a-dia, é tirar e colocar roupas, ou para lavá-las, ou quando vão dormir, ou por outros motivos.
Então, hoje, vamos começar a praticar a Suunah para se tirar ou vestir as roupas, se Deus quiser:

1.   A primeira delas é uma recomendação não apenas no ato de vestir-se, mas em qualquer ato que fazemos no dia-a-dia, que é dizer “em nome de Allah” (quer para tirar como para vestir roupas).



Nawawi disse: “É recomendável em todos os atos”.

2.   O Profeta (Allah o abençoe e lhe dê paz) costumava, ao vestir um manto ou uma camisa, ou uma capa, dizer:



[Narrado por Daoud, Tirmizi e Ahmad, e autenticado por Ibn Hibban e por Hákim, com base em Musslim. O Zahabi concordou com ele]

3.   Começar com o lado direito ao se vestir, de acordo com o hadeeth (dito) do Profeta (Allah o abençoe e lhe dê paz):

Ao vestirem alguma roupa, comecem pelo lado direito.”
[Narrado por Tirmizi, Abu Daoud e Ibn Mája, como autêntico];

4.   Deve-se tirar a roupa começando pelo lado esquerdo e então pelo direito.



Vamos praticá-la?
Não esqueçam de deixar seus comentários sobre a prática dessa sunnah, é importante para que não nos sintamos só na vivência da nossa fé.

Que Deus nos abençoe e nos proteja.

Um bom fim de semana e até amanhã com um tutorial de maquiagem, se Deus quiser ;)

2 comentários:

  1. Esta é bem fácil para mim... por incrível que pareça, eu sempre me visto pelo lado direito e começo a retirar pelo lado esquerdo. Agora é só acrescentar os dizeres.
    A Sunnah do banheiro, quando aqui em minha casa, sempre me lembro, no banheiro do trabalho ainda não totalmente.
    :)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, querida. As-Salaam walaykum.
      Confesso que com a do banheiro eu me saio bem melhor do que com essa :(
      Minha dificuldade está sendo lembrar de fazê-la =| (Por incrível que pareça).
      O fato é que estou com a cabeça cheia de coisas e sempre atrasada e trocar de roupa tem sido algo "secundário" estou sempre fazendo algo em paralelo aff...
      Só quando vou me vestir pra rezar é que lembro de dizer "allahu akbar, allahu akbar, allahu akbar. La ilaha illa Allah, Mohammed rasulu Allah".
      Mas vou me policiar e tentar aderir a esse nóvo hábito até semana que vem quando lançar a nova sunnah, se Deus quiser.

      Excluir