segunda-feira, 2 de julho de 2012

15ª noite do Shaban: Deve-se jejuar e manter-se em oração durante a noite?

(Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso)


Salaam walaykum irmãs,
Esses dias eu estive me dedicando à pesquisa sobre o 15º dia do mês Shaban (o mês atual, conforme o calendário islâmico), sobre o qual nos dedicamos ao longo da semana passada. Conseguir elaborar este post foi meio difícil, pois as fontes são bem controversas. Mas felizmente conseguimos, Graças a Deus.

Algumas fontes na internet levam a crer que as 14ª e 15ª noite desse mês, por alguns chamada de Berrat, Laylat al-Nusf min Sha’baan ou Laylatul-bara'ah, que seria uma “noite de perdão”, “noite de libertação do fogo do inferno”, ou ainda a “noite do destino”. Algumas pessoas acreditam que nesta noite Deus faria uma lista com os nomes daqueles que morrerão no ano seguinte.
Nesse sentido, há uma série de preces, orações voluntárias e jejum que deveriam ser feitos ao longo do dia e da noite.
No entanto, após inúmeras pesquisas, encontrei no site Islam Question & Answers controvérsias quanto a esse tipo de ato de adoração nessa noite. Ao que me parece, depois de várias pesquisas e conversas com diversos muçulmano-árabes que conversaram com seus respectivos Sheiks, esse ato de devoção/adoração nesta noite não condiz com as razões apresentadas.
Trago, então, irmãs, algumas das informações que consegui na pesquisa que fiz, que são resguardadas sob o conhecimento do Sheik Muhammed Salih Al-Munajjid, um conceituado palestrante e autor de livros islâmicos.
Segundo o Sheik Ibn Jibreen, não há nenhum dito atribuído ao profeta que fale sobre as virtudes do 15º dia do Shaban que possa ser seguido, nem mesmo nos capítulos sobre as virtudes nos livros de ditos do profeta.
Algumas narrações cujas histórias vieram de uma curta sequência de narrativas que não ultrapassaram muitas gerações após a do profeta (que a paz de Deus esteja sobre ele) foram narradas por alguma geração após a do profeta (que a paz de Deus esteja sobre ele), e há alguns ditos “fabricados” os que são tidos como “fracos”. Essas narrativas se tornaram, segundo o Sheik Ibn Jibreen, muito conhecidas em países tomados pela ignorância quanto ao Islam. Essas narrativas sugerem que os planos sobre a vida das pessoas são escritos nesse dia (15º do Shaban) ou ainda, que seria nesse dia que é decidido quem morrerá no próximo ano.
Considerando, portanto, que não há bases em ditos verídicos do profeta (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele) não é prescrito aos muçulmanos jejuar neste dia ou individualizá-lo[1] para certos atos de adoração. Dessa forma, o sheik aconselha que não sejamos enganados pelo grande número de pessoas que desconheciam os verdadeiros ditos do profeta (que a paz e bênção de deus estejam sobre ele).
No entanto, o Sheik Muhammed Salih Al-Munajjid reitera que, se uma pessoa quiser rezar nessa noite (metade da noite ou 2/3 dela dependendo do quanto você puder), como se faz em qualquer outra noite, sem fazer qualquer outro ato de adoração extra ou individualizá-la¹ por qualquer motivo, não há problemas. A mesma coisa se aplica se a pessoa jejuar nesse dia (15ª do Shaban) porque é um dia de lua cheia, juntamente com o 14º e o 13ª dia, ou porque aconteceu de ser uma Segunda ou Quinta-feira. Se o 15ª dia do Shaban coincidir com uma Segunda ou Quinta-feira não há nada de errado em jejuar nesse dia, desde que não se busque com o jejum recompensa extra, para o quê não se há provas nos textos de ensinamentos islâmicos.

Outro fato que parece levar à dúvida quanto à 15ª noite do mês Shaban seria o seguinte verso do Corão:

“Nós o revelamos (o Corão) durante uma noite bendita[2], pois somos Admoestador, Na qual se decreta todo o assunto prudente (Corão 44:3-4)


Ibn Jareer al-Tabari (que Deus tenha piedade dele) disse: os comentadores divergiram no que se refere àquela noite, sobre qual noite do ano ela se refere. Alguns deles dizem que é a Noite do Decreto (surah 97) e que foi narrado por Qurtaadah que é a Noite do Decreto. Outros dizem que é a 15ª noite do Shaban. Porém, segundo o Sheik Muhammed Salih Al-Munajjid o correto são aqueles que dizem que se refere à Noite do Decreto, porque Deus nos afirmou isso quando disse “pois somos Admoestador” (Corão 44:3)

No que se refere à frase “Na qual (a noite) se decreta todo o assunto prudente” (Corão 44:3), Ibn Hajar disse no seu comentário no Saheeh al-Bukhaari disse: “O que isso significa é que os decretos para o ano são decididos nessa noite, porque Deus disse ‘Na qual (a noite) se decreta todo o assunto prudente’. E al-Nawawi disse: os scholars disseram que essa noite se chama do Decreto porque nessa noite os anjos escrevem os decretos porque Deus disse “Na qual (a noite) se decreta todo o assunto prudente” (Corão 44:3). Isso também é narrado por ‘Abd al-Razzaaq e outro intérprete do Corão, em sequência de narrativa de Mujaahid, ‘Ikrimah, Qutaadah e outros. Al-Toorbashti disse que a palavra usada no Corão é “qadr”, enquanto as pessoas pensam ser “qadar” (decreto); a palavras “qadr” se refere à uma manifestação detalhada do decreto.

A Noite do Decreto traz grandes recompensas para quem faz boas ações e dedica-se à adoração nessa noite.

Deus diz:
Sabei que o revelamos (o Corão), na Noite do Decreto[3]. E o que te fará entender o que é a Noite do Decreto? A Noite do Decreto é melhor do que mil meses. Nela descem os anjos e o Espírito (Anjo Gabriel), com aanuência do seu Senhor, para executar todas as Suas ordens. (Ela) é paz, até ao romper da aurora! (Corão 97:1-5)

Há muitos ditos que falam sobre as virtudes dessa noite, tal como os ditos narrados por al-Bukhaari de Abu Hurayrah, no qual o profeta (que a paz de Deus esteja sobre ele) disse: “Quem passar a Noite do Decreto em oração sob a intenção de ser recompensado, terá todos os seus pecados anteriores perdoados, e quem quer que jejue no RamaDan com fé, sob a intenção de ser recompensado, terá todos os seus pecados anteriores serão perdoados.”
(Narrado por al-Bukhaari, al-Sawm, 1768)


Finalizamos, então reforçando as palavras d Sheik Muhammed Salih Al-Munajjid:
A 15ª noite do Shaban é como qualquer outra noite e não há referências válidas de narrativas do profeta (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele) que indiquem que esta seja a noite do destino ou que o destino das pessoas sejam decididos nessa noite.

Então, rmãs, espero poder tê-las ajudado a entender um pouquinho sobre a 15ª noite do Shaban. E qualquer coisa, vocês já sabem é só comentar que estou sempre por aqui para aprendermos juntas :)

Para saber mais sobre o jejum no Islam clique aqui

Que Deus nos abençoe e proteja.

Uma ótima, bela e abençoada semana para todas nós, se Deus quiser!



[1] Ao falarmos em individualização do dia neste post, queremos dizer tomá-lo como um dia especial é, por isso, oferecer atos de adoração.
[2] Geralmente considerada uma noite do mês de Ramadan, a 23ª, 25ª ou 27ª noite desse mês. É denominada a Noite do Poder, nos versículos 1-2 da 97ª Surata. A noite em que a Mensagem de Deus é enviada é deveras uma noite abençoada.
[3] Os literalistas acham que se trata de alguma noite em particular do calendário. Mas não há consenso, quanto que a noite seja. A 23ª, a 25ª da noite do mês de Ramadan, bem como outras noites foram aventadas. É de bom alvitre ter em mente o seu sentido místico, que também aparece no versículo 3 desta surata, onde se diz que a Noite do Decreto é melhor do que mil meses. Ela transcende o tempo, porquanto se trata do Poder de Deus, dissipando as Trevas da ignorância, com a sua Revelação em todas as espécies de assuntos.

7 comentários:

  1. Wa aleykum salam wa rahmatullahi wa barakatuh. Jazaki Allah Khair irmã, achei esse post muito esclarecedor. Num grupo a qual eu sou membro no facebook "Islam em Português" surgiu essa mesma questão entre as irmãs. Queria saber se a irmã se importa que partilhe esta postagem nesse grupo a fim de inshaAllah, esclarecer algumas dúvidas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salaam Walaykum Samárcia.
      Claro que não problemas, querida, em compartilhar o link com os demais irmãos. Sinta-se a vontade.
      Qualque dúvida é só entrar em contato conosco. Ficaremos felizes em poder ajudar :)
      Que Deus a proteja!

      Excluir
    2. Jazaki Allah Khair irmã=) Uma outra irmã já o partilhou alhamdulilah. Muito obrigada.
      Que Allah vos proteja=)

      Excluir
  2. 1a prova:

    عَنْ أُسَامَةُ بْنُ زَيْدٍ قَالَ قُلْتُ يَا رَسُولَ اللَّهِ لَمْ أَرَكَ تَصُومُ شَهْرًا مِنَ الشُّهُورِ مَا تَصُومُ مِنْ شَعْبَانَ. قَالَ ذَلِكَ شَهْرٌ يَغْفُلُ النَّاسُ عَنْهُ بَيْنَ رَجَبٍ وَرَمَضَانَ وَهُوَ شَهْرٌ تُرْفَعُ فِيهِ الأَعْمَالُ إِلَى رَبِّ الْعَالَمِينَ فَأُحِبُّ أَنْ يُرْفَعَ عَمَلِى وَأَنَا صَائِمٌ. - نسائي ح2317، مسند احمد ح20758

    Usamah bin Zaid narra que ele disse: 'O Mensageiro de Allah(saw)! não te vejo a jejuar em nenhum mês mais do que jejuas (facultativamente) em Shaban. O Mensageiro de Allah (saw) respondeu: " as pessoas são negligentes em relação a este mês, o (mês) que está entre o rajab e o ramadan. Este é o mês em que todas acções são elevadas ao Senhor do Universo, e desejo que minhas acções sejam elevados enquanto jejuo". (Narrado por Nisai, Musnad Ahmad)

    ResponderExcluir
  3. prova 2:

    عن معاذ بن جبل عن النبي صلى الله عليه وسلم قال يطلع الله الى خلقه في ليلة النصف من شعبان فيغفر لجميع خلقه الا لمشرك أو مشاحن

    Narrado por Muaz bin Jabbal (ra) que o Profeta (saw) disse: Allah (swt) olha para Suas criaturas na 15a noite de Shabaan e perdoa a todos except o politeista e aquele que deixa de falar com outros (por rancor e mágoa.

    narrado por Imam Ibn Hibban no seu Sahih, Imam Bayhaqi no Shua'bal Imaan, Imam Tabarani no Al Mu'jam al Kabeer, & Abu Nu'aym no Al Hulya. Imam Haithami no seu Majmu'al Zawaid e o considereu sahih, Imam Mundhari no Al Targheeb wal Tarheeb, Imam Suyuti np Durrul Manthoor, & Albani n Silsilah Sahiha.

    ResponderExcluir
  4. prova 3.

    Imam Shafi rahmatullahi alayh disse no Al-Umm, Vol. 1 p. 231:

    قال الشافعي وبلغنا أنه كان يقال إن الدعاء يستجاب في خمس ليال في ليلة الجمعة وليلة الأضحى وليلة الفطر وأول ليلة من رجب وليلة النصف من شعبان - الأم ج: 1 ص: 231

    Imam Shafi disse, "das narrações que chegaram até nós, na verdade (se conclui que), as preces (dua)são aceites em 5 noites: a noite do Juma',a noite do E'id Al-Adha, a noite do E'id Al-Fitr, a primeira noite de Rajab e a 15a noite de Shabaan".

    ResponderExcluir
  5. prova 4:

    Imam Ibn Majah reportou:

    Narrado por Imam Ali (Radi allahu unho)que o Profeta (SAW) disse:“ quando chega a 15a noite de Shabaan, fiquem de pé em oração durante a noite, e jejuem durante o dia, e peçam perdão. porque naquela noite Allah chama:‘Há alguem a pedir perdão para que Eu o perdoe, há alguem em aflição para que Eu o alivie, há alguem necessitando comida para que Eu o conceda." e isto continua até ao amanhecer.” [Ibn Majah capitulo do Salaah, hadice 1388]

    ResponderExcluir