quinta-feira, 5 de julho de 2012

As Transgressões ligadas ao Jejum no Islam

(Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso)


Salaam Walaykum meninas!
Espero que a semana de vocês esteja sendo abençoada.
Nesta semana falamos as vantagens e razões para jejuar, segundo os ensinamentos islâmicos e até mesmo os benefícios do jejum do ponto de vista científico, também apresentamos os tipos de jejum e as condições que nos são obrigatórias para que nosso jejum seja validado e aceito por Deus, o Misericordioso.
Para complementar nosso conhecimento sobre o jejum, nesses dias anteriores ao tão abençoado mês do RamaDan, hoje falaremos sobre as violações que invalidam o nosso jejum, ou seja, transgressões (atos, comportamentos, condutas) as quais o jejuador deve se abster e se privar delas durante o período em que deve permanecer em jejum, ou seja, da madrugada até o crepúsculo, com a intenção sincera de realizar o jejum se aproximando a Deus. As citaremos a seguir:

* Comida ou bebida, seja pouco ou muito, seja através da boca ou de tubos, seja algo normal ou estranho ao homem, tal como terra, nafta, etc...
* Vômito forçado, isto é, provocar a expulsão do alimento de forma proposital.
* Penetração de poeira grossa propositalmente na boca.
* Uso de falsidade/calúnia/mentira contra Deus e Seu Mensageiro, seja em palavras, atos ou sinais. O mesmo se aplica a todos os Profetas e aos Ahlul Bait.
* Prática de relações sexuais durante o período do jejum.
* Emissão de esperma, seja proposital ou forçosamente, por qualquer razão.
 * Permanência proposital no Janabah* depois da alvorada. É necessário se banhar por inteiro antes do raiar do sol, a fim de estar purificado e preparado para um novo dia de jejum.

* Estado de impureza causado pela ejaculação ou sexo (mesmo que não haja ejaculação ou orgasmo). Quem quer se encontre nesse estado deve tomar um banho regido pelo ritual islâmico conhecido como al-ghusl, antes que possam fazer a oração, oferecer o jejum, ou qualquer outra atividade religiosa. Da mesma forma, quem se encontra no estado de Janabah não deve entrar na mesquita.

* A mulher menstruada* ou a parturiente deverá se banhar antes da alvorada, caso contrário, mesmo se for por muito pouco tempo, deve repor o jejum após o mês de Ramadan como Kaffarah.

* No caso da menstruação, a mulher não deve jejuar durante os dias de sangramento e deverá retomar o jejum assim que se finaliza o período menstrual. Para retomar o jejum é necessário tomar um banho regido pelo ritual islâmico conhecido como al-ghusl. Após o mês do RamaDan as mulheres devem jejuar os dias equivalentes aos dias perdidos durante o mês nos quais ela esteve menstruada. A reposição deve ser feita antes do próximo RamaDan.

* Uso do supositório para a entrada de líquidos ou sólidos, seja pouco ou muito, seja por doença ou não.
Além das transgressões apresentadas, há alguns outros fatores que estão ligadas a elas, dentre as quais destacamos:
* Não há transgressão quando o jejuador comete algum ato inconsciente ou por ter-se esquecido que se está em jejum. Por exemplo, se durante o período do jejum, sem que eu lembrasse que estava em jejum eu tomar água ou comer alguma coisa, de forma inconsciente ou distraída, o meu jejum não se anulará. Entretanto, se ele se lembrar de imediato e ainda tem alimento em sua boca, deverá lançá-lo para fora na mesma hora.
* O medicamento que se aplica nas narinas, nos olhos ou nos ouvidos, mesmo se for infiltrado ao interior dos órgãos e o jejuador sentir ele, não anula o jejum.
* Quem for forçado, por motivos de saúde, a quebrar o seu jejum, não comete nenhum ato ilícito, mas deve repô-lo após o mês de RamaDan.
* Caso o jejuador engula resíduos de comida ingerida durante o desjejum no período do jejum, o jejum se torna inválido. Ele deve continuar em jejum, e depois do Ramadan, repor este dia.

Irmãs, espero poder ter abordado não todas, mas pelo menos algumas das transgressões e dos fatos a elas ligadas mais comuns durante o período de jejum.
Algumas irmãs costumam me mandar dúvidas pelo facebook, seja nos grupos, mural ou mensagem privada. Peço que, caso vocês tenham alguma dúvida, que postem como comentário, porque pode ser que outras irmãs também os mesmos questionamentos e, assim, também podemos debater melhor os assuntos.
Tenham um ótimo dia, sob as bênçãos de Deus.

Que Deus as protejam!


Leia também:
* O Jejum no Islam (clique aqui)


--
O profeta Mohammed (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele) disse:

“Pensai bastante sobre a morte, pois todo aquele que pensar frequentemente na morte, certamente se absterá das coisas deste mundo”.

2 comentários:

  1. Estou aprendendo muito com posts como esse, obrigada:)
    Mas o jejum ainda é um dos obstaculos que eu preciso vencer, na minha tentativa,minhas pernas ficaram bambas, eu tive tontura e um rápido desmaio na sala de aula, a partir daí fiquei com medo de jejuar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, querida, fico feliz em poder contribuir para o teu conhecimento sobre o Islam.

      Sinto muito em saber que passaste mal por cause do jejum. Será que não foi a má alimentação? O que comente no sohour (antes do Fajr)? Pode ser que não tenhas te alimentado bem. O desmaio pode ser pela baixa de glicose. É MUITO importante comer doce, muito doce no sohour pra garantir as taxas de glicose. Eu costumo comer cuscus doce =D com leite de coco, coco ralado e muito, muito leite condensado. Também como alguns chocolates durante a noite, após Isha, depois que já quebrei o jejum.

      No mais, minha flor, o Islam é uma religião para facilitar nossa vida. E se o jejum prejudica sua saúde, penso que não há problemas em não fazê-lo pelo mês inteiro. Deus conhece nossas intenções e limitações :)

      Eu estava jejuando a semana passada, mas tive que papar depois de 5 dias por causa do surgimento de uma infeção urinária. Então esses dias tenho me hidratado BEEEEEEMMMM para ter um RamaDan tranquilo, se Deus quiser.

      Reveja seua alimentação da manhã, irmã. Pode ser por isso que tenhas passado mal =)

      Excluir