sexta-feira, 13 de julho de 2012

As virtudes da Sexta-Feira

Salaam Walaykum, irmãs!
Depois de um período doente, já melhor, graças a Deus, retomo nossas atividades no blog.
Aproveitando que hoje é sexta-feira, hoje trataremos das virtudes desse dia tão abençoado. Já expusemos aqui o porquê desse dia ser tão importante para nós muçulmanos. Devemos lembrar que a vida do muçulmano deve ser para adorar a Deus; não há dia especial para adoração. O muçulmano deve adorar a Deus todo o tempo. Mas há um dia o qual Deus fez especial para a nação muçulmana e que Ele tomou como favorito frente aos outros dias da semana. Há vários ditos do profeta que falam sobre as virtudes desse dia. Incluindo os seguintes:

Foi narrado por Abu Hurayrah:

O mensageiro de Deus (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele) disse: “Nós (muçulmanos) somos os últimos (da nação), mas nós (seremos) os primeiros no Dia da Ressurreição, embora as nações antigas receberam suas escrituras antes de nós e nós as recebemos depois. A sexta-feira é o dia a respeito do qual eles disputam. Então Deus nos guiou (para esse dia), amanhã (o sábado) é para os Judeus e o dia depois (Domingo) é para os Cristãos”.
 (Narrated by al-Bukhaari, al-Jumu’ah, 847).

Também foi narrado por al-Bukhaari que o mensageiro de Deus (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele) disse:
“O melhor dia no qual o sol nasce é a Sexta-Feira. Nesse dia Adão foi criado e nesse dia ele entrou no paraíso e nesse dia ele foi expulso”.
(Narrated by Muslim, al-Jumu’ah, 1410)

Entre os ditos do profeta que explicam as recompensas desses dias está a narração de Abu Hurayrah, que diz que o mensageiro de Deus (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele) disse:

“Cada uma das cinco orações diárias e de uma oração de Joomah para a próxima (semana) é uma expiação para esse intervalo, desde que a pessoa não tenha cometido um pecado maior.”
(al-Tahaarah, 342)

Foi narrado que Abu Hurayrah disse:

“O Mensageiro de Deus (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele) disse: “quando a Sexta-Feira chega, em cada porta das mesquitas têm anjos que escrevem os nomes dos primeiros que lá chegam. Então, quando o Imaam (líder religioso) senta-se eles fecham os livros e entram para ouvir o sermão. Aquele que chega cedo (para a oração da Sexta-Feira) é como quem sacrificou um camelo, então aquele que chega depois dele (para a oração de Sexta-feira) são como aqueles que sacrificam uma vaca, o outro, como aqueles que sacrificam um bode, então o próximo, é como aqueles que sacrificam uma galinha, por conseguinte, o outro é como aqueles que oferecem um ovo”
(narrated by al-Bukhaari, al-Jumu’ah, 1416).

Foi narrado em um dito que o profeta (que a paz de Deus esteja sobre ele) disse:
“Um dos melhores de seus dias é a Sexta-Feira. Nesse dia Adão foi criado e nesse dia ele morreu. Nele a trombeta será tocada e todas as criaturas perecerão (antes da Ressurreição, no Último Dia). Então mande muitas bênçãos sobre mim nesse dia, suas bênçãos serão mostradas a mim.” Eles dizem “Como nossas bênçãos serão mostradas para você quando seu corpo estiver virado pó?” Ele disse: “Deus proibiu a terra de consumir nossos (dos profetas) corpos.”.
(Narrado por Abu Dawood e al-Nasaa’i; classificado como saheeh por al-Albaani in Saheeh al-Targheeb wa’l-Tarheeb, nº. 695).

Foi narrado em um dito que o profeta (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele) disse:
“Quem quer que faça sua esposa tomar o banho completo (ghusl) e ele mesmo o faça na Sexta-Feira e saia cedo, caminhando e não dirigindo, e se aproxime do Imaan e escute (ao sermão) sem interrupções, terá para cada passo que ele der uma recompensa igual àquele que jejua e reza a noite por um ano”.
(Narrated by Ahmad and al-Tirmidhi; classed as saheeh by al-Albaani in Saheeh al-Targheeb wa’l-Tarheeb, no. 687)

Também foi narrado por Abu Hurayrah que o mensageiro de Deus (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele) mencionou a Sexta-feira e disse:
“Nesse dia há uma hora que nenhum servo muçulmano se levanta e reza e pede algo a Deus, mas ainda assim Deus o dá” e ele gesticulou com as mãos para indicar que é qualquer coisa pela qual ele pede.
(Narrado por al-Bukhaari, al-Jumu’ah, 883)

Foi narrado pelo profeta (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele) disse: “procure a hora a qual há esperança que as orações serão atendidas, na Sexta-Feira depois da oração da tarde (Asr) até que o sol se ponha.”

(Narrado por al-Tirmidhi; Classificado como saheeh por al-Albaani in Saheeh al-Targheeb wa’l-Tarheeb, nº. 700).


Fiquem com Deus e que Ele nos proteja neste dia tão especial! 

Um comentário:

  1. Já estava sentindo falta, graças a Deus está melhor. Otimo post ;)

    ResponderExcluir