sexta-feira, 27 de julho de 2012

Jejum e o trabalho: Posso quebrar o jejum por causa do meu trabalho?

(Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso)


Salaam Walaykum irmãs!
Como estamos indo com o jejum? Se Deus quiser, tudo na mais perfeita ordem, sob as benções de Deus!
Nós que moramos em um país ocidental e não muçulmano temos algumas dificuldades de manter o jejum quando todos em nossa volta não o fazem. Muitas vezes, nós trabalhamos e não temos a chance de quebrar o jejum na hora certa, pois não podemos “largar” o trabalho para comer e, então, retomar às atividades. E, muitas vezes, a distância entre o trabalho e nossas casas é longa.
Considerando isso, será que podemos quebrar nosso jejum em função das dificuldades do trabalho?
Bom, nós sabemos que o jejum é um dos pilares do Islam que é estabelecido pelo Corão (livro sagrado) e pelos ensinamentos do profeta e um consenso da comunidade islâmica. Não é permitido ao muçulmano quebrar o jejum sem uma razão legítima estabelecida pela lei islâmica, tal como viagem ou doença (ou no período menstrual, no caso das mulheres).
Uma pessoa pode sentir grandes dificuldades durante o jejum, mas ela tem que ser paciente e procurar a ajuda de Deus. Se uma pessoa sente sede durante o dia, no RamaDan, não há nada de errado com ele derramar água sobre sua cabeça para refrescar-se ou enxaguar a boca com água, com o cuidado de a água não tocar sua garganta e de não engoli-la. Se a sede vai causar-lhe uma grande quantidade de dano ou há o temor de que ele pode morrer de sede, então é permitido para ele quebrar o jejum, mas ele tem que fazê-lo o mais tarde possível.
Eu, particularmente, tinha a intenção de jejuar as duas primeiras semanas do mês Shaban, mas devido a uma infecção urinária eu precisei quebrar o jejum bebendo água. E, desde então, não fiz mais jejum, a fim de me recompor para o RamaDan, se Deus quiser!

Mas se o trabalho (que é a maioria dos nossos casos aqui no Brasil) for a razão das dificuldades, ele não é uma razão aceitável para quebrar o jejum ou não jejuar. Infelizmente nem sempre, aqui no Brasil, é possível tirar licença do trabalho durante o RamaDan, ou reduzir nossa carga horária durante esse mês, ou mudar as atividades para algo mais “leve”. Mas vale a pena tentar dilogar com nossos superiores e, quem sabe conseguir levar nosso tempinho de folga para o momento da quebra de jejum ;)

Os scholars da Comissão Permanente para assuntos de Fatwas disseram:
É sabido no Islam, e nenhum muçulmano tem a desculpa para não saber, que o jejum no mês do RamaDan é uma obrigação à todo muçulmano adulto, além de ser um dos pilares do Islam. Todo muçulmano adulto deve esforçar-se para jejuar neste mês em obediência ao comando de Deus, na esperança de que ele será recompensado e por temer Suas punições, sem negligenciar seus assuntos mundanos e sem deixar que os seus interesses mundanos afete os seus interesses na outra vida. Se houver um conflito entre os atos de adoração que foram prescritos por Deus e seu trabalho para ganhar a vida neste mundo, então devemo resolver isso para que seja capaz de cuidar de ambos. O muçulmano jamais ficará sem uma forma permissível de ganhar dinheiro que também o permitirá cumprir com suas obrigações religiosas de adoração a Deus.
Deus diz no Corão:

“Mas, a quem temer a Deus, Ele lhe apontará uma saída. E o agraciará, de onde menos esperar. Quanto àquele que se encomendar a Deus, saiba que Ele será Suficiente, porque Deus cumpre o que promete. Certamente Deus predestinou uma proporção para cada coisa”
[al-Talaaq 65:2-3]

Se assumirmos que não podemos encontrar um trabalho flexível, o que lhe causa tantas dificuldades, além do medo de que os regulamentos de trabalho sejam tão rigorosos que não lhe permitem praticar sua religião totalmente ou ainda, a religião não lhe deixa executar alguma das suas funções, então você pode mudar-se para um lugar onde você será capaz de cumprir seus deveres religiosos e mundanos, e também cooperar com outros muçulmanos na justiça e na piedade.
A terra de Deus é espaçosa, o que significa que Deus fez a terra grande o suficiente para que achemos um espaço onde possamos cumprir com todas as nossas obrigações, religiosas e mundanas, se Deus quiser! Deus nos diz no Corão:

“Mas quem migrar pela causa de Deus, achará, na terra, amplos e espaçosos refúgios”
[al-Nisa’ 4:100]

“Dize-lhes: Ó meus servos, fiéis, temei a vosso Senhor! Para aqueles que praticam o bem neste mundo haverá uma recompensa. A terra de Deus é vasta! Aos perseverantes, ser-lhes-ão pagas, irrestritamente as suas recompensas!”
[al-Zumar 39:10]

Muitas vezes essas sugestões não são palpáveis para nós. Mudar nossos horários ou flexibilizá-los, nem sempre é possível, e muitas vezes, nós vivemos ainda sob a custódia de nossos pais ou deixá-los não é uma opção. Nesse caso, se o trabalho é muito maçante e requer esforços físicos ou plantões (como no caso de médicos, enfermeiros, vigias) deve-se jejuar até que você sinta que já não mais aguente e então você pode comer e beber apenas o suficiente para manter-se saudável e, então, deve-se abster-se de comer e beber. Mas é importante repor esses dias tão logo seja possível em momentos em que o jejum lhe seja fácil.
Um sábio foi perguntado sobre um homem que trabalhava em uma padaria e ele ficava com muita sede e suava muito durante o trabalho, seria permitido a ele quebrar o jejum?
Os sábios responderam que não lhe era permitido quebrar o jejum e que ele deveria jejuar. O fato de ele estar assando pães durante o RamaDan não é uma razão para que ele quebre o jejum. Ele deve trabalhar de acordo com as suas limitações.
 Fataawa al-Lajnah al-Daa’imah li’l-Buhooth al-‘Ilmiyyah wa’l-Ifta, 10/238.

O que é requerido do muçulmano durante o Ramadan é que ele jejue durante este mês. Se temos dificuldade no trabalho, devemos reduzi-lo para que possamos jejuar. Isso pode ser feito, quando possível, trabalhar durante um período do dia que lhe pareça melhor, já que abstermo-nos do trabalho nos é muito difícil, para que possamos jejuar. Deus, que Ele seja exaltado e glorificado, fez do jejum uma obrigação e um dos cinco pilares do Islam.
O profeta (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele) disse:

“O Islam é sustentado por cinco pilares: o testemunho de que não há Deus senão Deus e que Muhammed é seu profeta; as orações obrigatórias; o pagamento do zakaah, o jejum durante o RamaDan e a peregrinação à Casa àqueles que podem fazê-la”
O que é requerido de todo muçulmano, seja ele homem ou mulher é que jejue durante este mês e estar alerta a tudo que possa ser um obstáculo ao jejum. O trabalho nunca tem fim e precisamos estabelecer os horários para o trabalho. É possível ao crente fazer seu trabalho a noite ou no início do dia, que não será muito difícil pois ele estará alimentado pelo sohour e descansado. Então, é possível negociar turnos de trabalho, por exemplo.
Emtão, irmãs, a questão aqui é que devemos encontrar meios que possam nos ajudar a combinar duas coisas? O jejum e o trabalho de forma que não nos cause nenhum dano, já que não jejuar durante o RamaDan não é permitido ao muçulmano, salvo as exceções prescritas pela jurisprudência islâmica.

Que Deus esteja conosco, facilite nosso jejum e nos guarde a recompensa pelos nossos esforços.

Salaam Walaykum.





--
O mensageiro de Deus (que a paz de Deus esteja sobre ele) disse:
“Com boas condutas éticas, o indivíduo alcançará o mais alto degrau e as mais altas posições na Outra Vida, mesmo que a sua adoração seja de alguma forma fraca”

2 comentários:

  1. Eu tenho sorte porque só trabalho pela manha, as 14h ja estou em casa. Em casa ficamos mais resguardados, fazemos menos esforços, podemos repousar nos momentos de sono ou tontura :)
    Quando saio do meu trabalho e tenho que ir ao centro do Recife resolver coisas, entao eu quebro o jejum, pra nao desmaiar por lá, o sol tá quente, nao sei o que pode acontecer, mas já ciente que devo repor esses dias posteriormente.
    Que bom que vc explicou isso, que podemos olhar a boca, acho que comentei antes, que trabalho falando muito, atendendo as pessoas, então eu fico com mais sede e também tinha receio de estar com mau-hálito e falando com as pessoas... e no trabalho, isso podia ser ate motivo de alguma 'observação' da chefia... Na dúvida se podia ou não, eu nem estava molhando a boca rsrsr...

    ResponderExcluir
  2. Não vejo nenhum problema em jejuar no trabalho. Ora se o jejum vai do nascer até o pôr do sol, fazemos o jejum e depois ao anoitecer quebramos.

    ResponderExcluir