(Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso)
Salaam Walaykum irmãs!
E então, estamos todas felizes com a chegada do mês sagrado?
Como sabemos, o RamaDan é o nono mês do calendário islâmico. É o mês no qual nós, muçulmanos, nos dedicamos ainda mais à religião e às obrigações religiosas. Esse mês tem distinção em relação aos demais meses devido às características e virtudes que possui, incluindo as seguintes:
1 – Deus fez o jejum durante esse mês o quarto pilar do Islam, como Ele nos diz:
“O mês de Ramadan foi o mês em que foi revelado o Corão, orientação para a humanidade e vidência de orientação e Discernimento. Por conseguinte, quem de vós presenciar o novilúnio deste mês deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou em viagem jejuará, depois, o mesmo número de dias. Deus vos deseja a comodidade e não a dificuldade, mas cumpri o número (de dias), e glorificai a Deus por ter-vos orientado, a fim de que (Lhe) agradeçais.”
[al-Baqarah 2:185]
E foi narrado no al-Saheehayn (al-Bukhaari, 8; Muslim, 16) um dito de Ibn ‘Umar que o profeta (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele) disse:
“O Islam é sustentado por cinco pilares: o testemunho de que não há divindade senão Deus e que Mohammed é Seu mensageiro; as orações obrigatórias; a caridade; o jejum no RamaDan; e a peregrinação paca a Casa (the Ka’bah).”
2 – Deus revelou o Corão nesse mês, como Ele diz no seguinte verso:
“O mês de RamaDan foi o mês em que foi revelado o Corão, orientação para a humanidade e vidência de orientação e Discernimento”.
[al-Baqarah 2:185]
E Deus diz:
“Sabei que o revelamos (o Alcorão), na Noite do Decreto (Al-Qadr)”.
[al-Qadr 97:1]
3 – Deus fez a noite do Decreto (Laylat al-Qadr) neste mês, que é melhor do que mil meses, como Des diz na seguinte surata:
1 Sabei que o revelamos (o Corão), na Noite do Decreto.
2 E o que te fará entender o que é a Noite do Decreto?
3 A Noite do Decreto é melhor do que mil meses.
4 Nela descem os anjos e o Espírito (Anjo Gabriel), com a anuência do seu Senhor, para executar todas as Suas ordens.
5 (Ela) é paz, até ao romper da aurora!
“Nós o revelamos durante uma noite bendita*, pois somos Admoestador”
[al-Dukhaan 44:3]
* Geralmente considerada uma noite do mês de Ramadan, a 23ª, 25ª ou 27ª noite desse mês. É denominada a Noite do Poder, nos versículos 1-2 da 97ª Surata. A noite em que a Mensagem de Deus é enviada é deveras uma noite abençoada.
Deus abençoou o mês do RamaDan com a noite do Decreto. Para explicar a grande virtude dessa noite a sura citada acima foi revelada, além disso, há muitos ditos que também falam sobre ela tal como o dito de Abu Hurayrah (que Deus esteja satisfeito com ele) que disse: o mensageiro de Deus (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele) disse:
“E lhes foi dado o RamaDan, um mês abençoado no qual Deus , o qual Deus ordenou o jejum durante ele, quando as portas do Paraíso estão abertas e as portas do inferno fechadas, e os demônios rebeldes são acorrentados. Nele (o RamaDan) tem uma noite é melhor do que mil meses”
[Narrado por al-Nasaa’i, 2106; Ahmad, 8769. Classificado como saheeh por al-Albaani in Saheeh al-Targheeb, 999.]
E Abu Hurayrah (que Deus esteja satisfeito com ele) disse: O mensageiro de Deus (que a paz de Deus esteja sobre ele) disse:
“Quem quer que passe a noite do Decreto (Laylat al-Qadr) em oração na esperança de ser recompensado, seus pecados anteriores serão perdoados”
Narrado por al-Bukhaari, 1910; Muslim, 760.
4 – Deus ornou o jejum no RamaDan e passar suas noites em oração na esperança de uma recompensa, um meio do perdão dos pecados como ficou comprovado em al-Saheehayn (al-Bukhaari, 2014; Muslim, 760) em um ditto de Abu Hurayrah, de acordo com o que o profeta (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele) disse:
“Quem quer que passe as noites do RamaDan em oração como demonstração de fé e na esperança de ser recompensado, seus pecado anteriores serão perdoados”
Os muçulmanos são unânimes em reconhecer que as orações noturnas (qiyaam) durante o RamaDan são Sunnah. Al-Nawawi disse que o as orações noturnas durante o RamaDan referem-se ao Taraweeh*, se alcança o que se pretende pelas orações noturnas a partir do Taraweeh.
* Oração feita por Ahlul Sunnah durante o mês do RamaDan e depois da oração da noite (Isha) e antes da oração da aurora (Fajr). É um ato voluntário de adoração. A palavras taraweeh não é a palavra original utizada pelo profeta mohammed (que a paz e benção de Deus estejam sobre ele). A palavra originalmente idenficada como Salat (Oração) al Tahajud.
Para saber mais sobre o Taraweeh clique aqui.
Para saber como fazer o Taraweeh clique aqui.
5 – Nesse mês, Deus abre as portas do Paraíso e fecha as portas do enferno e prende os demônios, como é afirmado no al-Saheehayn (al-Bukhaari, 1898; Muslim, 1079), no dito de Abu Hurayrah que disse que o mensageiro de Deus (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele) disse:
“Quando chega o RamaDan, as portas do Paraíso estão abertas e as portas do inferno fechadas, e os demônios são acorrentados”
6 – Toda noite há pessoas que Deus redime do fogo. Imam Ahmad (5/256) narrou, a partir de um dito de Abu Umaamah que o profeta (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele) disse:
“A cada quebra de jejum, há pessoas a quem Deus redime”
[classificado como saheeh por al-Albaani in Saheeh al-Targheeb, 987]
Al-Bazzaar (Kashf 962) narrou que Abu Sa’eed disse: O mensageiro de Deus (que a paz de Deus esteja com ele) disse:
“Deus resgata pessoas durante o dia e a noite no RamaDan e todo muçulmano, todos e dias e todas as noites têm uma oração atendida.”
7 – Jejuar durante o RamaDan significa expiação pelos pecados cometidos desde o RamaDan anterior, desde que os fiés evitem os grandes pecados. Isso fica provado no Saheeh Muslim (233) que o profeta (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele) disse:
“As cindo orações diárias, desde Jummah (oração de sexta-feira) até a outra Jummah e de um RamaDan para o outro são expiações para (os pecados cometidos) nesse intervalo, contanto que você evite pecados maiores”
8 – Jejuar no RamaDan é equivalente a jejuar por dez meses, como é indicado no dito no Saheeh Muslim (1164) narrado por Abu Ayyoob al-Ansaari:
“Quem quer que jejue no RamaDan e siga o jejum nos 6 dias do Shawwaal, será como se ele/a tivesse jejuado por uma vida inteira.
Ahmad (21906) narrou que o profeta (que a paz de Deus esteja sobre ele) disse:
“Quem quer que jejue no RamaDan, um mês será como dez meses, e jejuar seis dias depois do al-Fitr completará um ano”
9 – Quem quer que faça as orações noturnas durante o RamaDan com o líder religioso até que ele termine, isso será registrado como se ele tivesse passado a noite inteira em oração, por isso foi narrado por Abu Dawood (1370) e outros no dito de Abu Dharr (que Deus esteja satisfeito com ele) que o mensageiro de Deus (que a paz de Deus esteja sobre ele) disse:
“quem quer que faça as orações noturnas com o líder religioso até que ele termine, isso será registrado como se ele tivesse passado a noite inteira em oração”
[Classificado como saheeh por al-Albaani no Salaat al-Taraaweeh, p. 15]
10 – É Sunnah observar I’tikaaf* durante o RamaDan , porque o profeta (que a paz de Deus esteja sobre ele) sempre o fazia, como foi narrado no dito de Aisha (que Deus esteja satisfeito com ela) que:
“o profeta (que a paz de Deus esteja sobre ele) costumava passar os dez últimos dias do RamaDan em i’tikaaf até a sua morte, então as suas esposas observaram i’tikaaf depois dele.”
[Narrado por al-Bukhaari, 1922; Muslim, 1172]
* I’tikaaf é um ato de adoração em que o adorador retira-se do convívio público e das rotinas diárias, além disso ele jejua e passa o tempo todo lembrando-se de Deus com consciência profunda de sua presença e com profundo sentimento de sua humildade frente a Sua majestade, glória e bondade.
11 – É extremamente recomendado aos muçulmanos que durante o RamaDan nós estudemos o Corão em grupo, por meio da recitação. A evidência dessa recomendação é o fato de que o anjo Gabriel costumava encontrar o profeta (que a paz de deus esteja sobre ele) todas as noites durante o RamaDan e estudar o Corão com ele. Narrado por al-Bukhaari, 6; Muslim, 2308.
A leitura do Corão é sempre uma recomendação, mas é maior durante o RamaDan.
12 – É recomendado ao muçulmano oferecer a refeição para a quebra do jejum (depois do por do sol) àqueles que estão jejuando, porque o dito de Zayd ibn Khaalid al-Juhani (que Deus esteja satisfeito com ele) disse: O mensageiro de Deus (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele) disse:
“Quem quer que ofereça a refeição para a quebra do jejum àquele que esteja jejuando terá a recompensa como a dele (jejuador), sem que haja depreciação da recompensa da pessoa que jejuou.”
[Narrado por al-Tirmidhi, 807; Ibn Maajah, 1746; classificado como saheeh by al-Albaani in Saheeh al-Tirmidhi, 647]
Desejo a todas vocês um belo mês e que Deus nos recompense por nossos esforços, se Deus quiser!
--
O profeta Mohammed (que a paz de Deus esteja com ele) disse:
“Todo aquele que crê em Deus e no Dia Derradeiro deve cumprir suas promessas”
E quanto mais eu leio, mais eu vejo que não sei de nada rsrsrs... mas é assim mesmo, um passo de cada vez. ;)
ResponderExcluir