terça-feira, 24 de julho de 2012

RamaDan: 10 dias de misericordia


(Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso)

Salaam walaykum irmãs!
Você sabiam que o RamaDan se divide em três partes? Então, a primeira parte, 10 dias, é a busca pela misericórdia de Deus, e dividi-la com os outros (falaremos das outras duas partes em momento apropriado, se Deus quiser!).
Durante os primeiros dez dias do RamaDan os muçulmanos que estão jejuando buscam a misericórdia de Deus. Essa misericórdia buscada pelos muçulmanos pode ser divida em quatro tipos de sabedoria:


Compreensão da misericórdia no Islam:
Misericórdia no Islam começa com as palavras Rahman (Misericordioso, possuidor da misericórdia) e Rahim (Misericordiador, que emana misericórdia). Essas duas palavras ditas no começo de cada oração dos muçulmanos vem da raiz da palavra RHM que significa “amar, ter sensibilidade, ser terno, piedoso, perdoar, mostrar bondade”. Portanto, aprender a misericórdia no Islam é aprender a como se tornar um ser benevolente por meio da difusão da bondade (em todas as suas formas) pelo mundo.
Acredita-se que a misericórdia de Deus durante os dez primeiros dias do RamaDan vem em abundancia, já que Ele é o mestre em benevolência em Suas próprias ações. Deus sabe que esse é um momento de tentativa por parte dos muçulmanos e Ele embarca com eles nessa jornada de jejum que acontece uma vez por ano.
Dessa forma, o muçulmano disposto a jejuar durante o RamaDan descobre que os dez primeiros dias são os mais difíceis. O desejo de comer, de beber exerce influência na decisão de uma pessoa em jejuar mais do que qualquer coisa. A fome dói e a garganta seca pela sede são suficientes para testar a paciência e o auto-controle de uma pessoa. Se não pela misericórdia de Deus, certamente o fracasso na tentativa do jejum seria iminente.
A misericórdia de Deus não se mostra de forma sobrenatural; ela se mostra na mais natural das formas com a resolução interna e capacidade de força interior inerente a todas as pessoas.


Entendendo a misericórdia pelos outros
Durante o RamaDan o muçulmano deve ser misericordioso para com aqueles a sua volta. Tal como agir com ternura e compreensão para com os membros da família é uma importância primária. Àqueles que estão em casa podem ficar cansados e irritados ao longo do dia e esse é o momento ideal para compartilhar amor, afeto e ternura para ajudar a aliviar algumas dificuldades envolvidas no jejum.
No trabalho, entre as várias atitudes e personalidades, o muçulmano se abstém de criar uma atmosfera que poderá estimular emoções negativas ou situações de confronto. O muçulmano cria um ambiente amigável a partir de seus atos de compartilhamento de ajuda sempre que se faz necessário.
Antes da refeição noturna e da quebra do jejum, as casas muçulmanas ficam cheias de homens e mulheres trabalhando juntos para o preparo do jantar. A comida, na maioria das vezes, em países não muçulmanos, é levada para a mesquita para ser dividida entre todos. Além de ser um momento de compartilhamento de misericórdia entre os irmãos, é também uma forma de sentir o espírito do RamaDan. Os não muçulmanos também são convidados a participarem do banque, no sentido próprio da misericórdia, sem qualquer proselitismo envolvido; apenas a noção de compartilhamento da boa comida e da boa companhia.

Misericórdia por si mesmo no Islam
A misericórdia mais importante para ser desenvolvida por um muçulmano é para consigo mesmo. Perdoar a si mesmo por algum problema que pode ser causado a alguém é uma grande fronteira psicológica para uma pessoa ultrapassar.
A falta de superação dessa negatividade pode levar o indivíduo a cometer erros e más decisões na vida. Dentro do conceito islâmico de misericórdia para consigo mesmo, o melhor é perdoar a si mesmo por um dano causado, mas não se deve esquecer o dano caudado. Assim, a pessoa pode seguir em frente em seu desenvolvimento espiritual sem sentir necessidade de sem sentir a necessidade de ser tolhido por um tipo de “vergonha própria”. Pedir o perdão daqueles que foram prejudicados e fazer as pazes com aqueles que foram feridos são parte de misericórdia para consigo mesmo.
Compreender Rahman e Rahim durante o mês do RamaDan é um bem precioso que pode moldar o restante dos dias de jejum do muçulmano. Adequadamente implementada, ela tem o potencial de moldar a sociedade em que vivem muçulmanos, criando uma comunidade nutrida pelo carinho.
Por isso, irmãs, se conseguimos viver a misericórdias dentro desses aspectos do RamaDan, certamente podemos seguir com ela durante todos dos outros dias de nossa vida. Não nos esqueçamos que o profeta (que a paz de Deus esteja sobre ele) nos ensinou a termos compaixão e tratarmos bem, com benevolência, todos a nossa volta.
Desejo a todas uma ótima noite e um abençoado dia de jejum, se Deus quiser!

Salaam walaykum!



--

O profeta (que a paz de Deus esteja sobre ele) disse:
Deus ama a ternura e auxilia aquele que é tenro. Com efeito, quando vós caminhardes com um animal mal alimentado deixai que ele faça uma parada nos seus locais de alimentação. Se a terra for árida, escapeis dela, mas se ela for fértil deixai que ele faça uma parada nos seus locais de alimentação”

Nenhum comentário:

Postar um comentário