sábado, 21 de julho de 2012

RamaDan - Jejum islâmico: Dicas importantes quanto à alimentação

 (Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso)


Salaam Walaykum, irmãs!
Já falamos aqui sobre as vantagens do jejum e, portanto, sabemos O jejum é ótimo para desintoxicar o corpo, mas é importante lembrar que nosso corpo precisa de alimentação saudável e, caso tenhamos algum problema de saúde diagnosticado, que nos impossibilite de jejuar, Deus, o Misericordioso, nos tira a carga do jejum até que possamos, com saúde, repor os dias não jejuados, antes do próximo RamaDan, se Deus quiser.
Este post é especial para uma irmã que certa vez comentou aqui no blog que por causa do jejum passou mal. Na minha opinião, o que pode ter acontecido é que ela não se alimentou bem no suhour (refeição matinal que antecede o jejum). Portanto, trazemos aqui alguns conselhos úteis sobre como evitar alguns problemas comuns enfrentados no mês de RamaDan, que lhe permitirá um jejum confortável, podendo, assim, desfrutar completamente dos benefícios espirituais deste mês.

Durante o Sagrado mês de Ramadan, a nossa dieta alimentar não deve se diferenciar muito da dieta normal, e deverá ser o mais simples possível. A dieta deve ser de tal forma que nos permita manter o peso normal, não perdendo nem ganhando. No entanto, se a pessoa estiver com excesso de peso o mês de Ramadan é altura ideal para normalizá-lo.

Devido às longas horas de jejum, devíamos consumir alimentos de digestão lenta que incluem fibras ao invés de alimentos de digestão rápida. Os alimentos de digestão lenta demoram 8 horas, enquanto os alimentos de digestão rápida demoram cerca de 3 a 4 horas.

Para ser mais específica, os alimentos de digestão lenta são aqueles que contêm cereais e sementes como cevada, trigo, aveia, milhete, semolina, feijão, lentilhas, farinha integral, arroz refinado, etc. (os chamados complexos de hidratos de carbono). Enquanto que os alimentos de digestão rápida são aqueles que contêm açúcar, farinha branca, etc. (os chamados hidratos de carbono refinados). Já os alimentos contendo fibras são alimentos contendo farelo, trigo integral, cereais, sementes e leguminosas como feijão verde, ervilhas, “papry”, abóbora, milho, espinafre, e outras ervas como matte, folhas de beterraba (rico em ferro), fruta com casca, fruta seca especialmente damascos, figos ameixas, amêndoas, etc.

A alimentação durante o mês do RamaDan, bem como em todos dos dias do ano, deve ser bem equilibrada contendo alimentos de cada grupo, como frutas, vegetais, carne/frango/peixe, pão/cereais e lacticínios. Comidas fritas não são saudáveis e devem ser reduzidos, pois, causam indigestão, azia e problemas de peso.

O que devemos evitar durante o RamaDan?

* Comidas fritas e gordurosas.
* Alimentos contendo muito açúcar.
* Comer em excesso especialmente no suhour.
* Tomar muito chá no suhour. O chá provoca um aumento de urina que por sua vez transporta consigo valiosos sais minerais de que o corpo precisará durante o dia.
* Fumar cigarros. Se não consegue deixar de fumar, reduza gradualmente umas semanas antes do mês de Ramadan. Fumar não é saudável e deve ser evitado por completo.

Alguns Conselhos de Saúde para o Mês de RamaDan

O que devemos comer?

Comer complexos de hidratos de carbono no sohour, para que o alimento dure por mais tempo e isso faz com que a pessoa sinta menos fome.

As tâmaras são excelentes fontes de açúcar, fibras, hidratos de carbono, potássio e magnésio.
As amêndoas são ricas em proteínas e fibras com menos gordura.
As bananas são boas fontes de potássio, magnésio e hidratos de carbono.

O que devemos beber?

Devemos beber água ou sumos de fruta tanto quanto possível entre a quebra do jejum e a hora de se deitar, para que o corpo possa equilibrar os níveis de líquidos em tempo.

É bom estarmos atentos a alguns fatores durante o RamaDan, dentre os quais achamos pertinente destacar:


Prisão de ventre

A prisão de ventre pode causar hemorróides, fissura anal (corte ou ferida dolorosa no ânus), e indigestão com a sensação de estar inchado.
* Causa: Grande ingestão de comida refinada, pouca água, e uma alimentação com fibras insuficientes.
* Solução: Evitar comida excessivamente refinada, beber mais água, usar farelo para assar bolos, e farinha integral para fazer a digestão.


Flatulência (Indigestão e Gases)

* Causas: Comer em excesso. Muitos fritos e comidas gordurosas, comida muito condimentada, e comidas que provocam gases, ou seja, ovos, repolho e lentilhas. Bebidas gasosas como a Cola também provocam gases.
* Solução: Não deve comer em excesso. Deve-se beber sumos de fruta, ou melhor ainda, beber água. Evitar comer fritos.


Letargia (tensão Baixa)

Transpiração excessiva, fraqueza, cansaço, desmaios, falta de energia, tonturas especialmente ao levantar-se da posição sentada e aparência pálida, são sintomas associados com a “tensão baixa”. Isto tende a acontecer à tardinha.

* Causas: Tomar poucos líquidos e consumir pouco sal.
* Solução: Fique calmo, aumente o consumo de líquidos e de sal.

Aviso: Na presença de sintomas, a tensão baixa deve ser confirmada através do controlo de tensão. A pessoa que sofre de tensão alta poderá precisar de regularizar os seus medicamentos durante o mês de Ramadan. Deve fazer uma consulta médica.


Dores de Cabeça

* Causas: A supressão excessiva do consumo de cafeína e tabaco num só dia, a falta de descanso e fome. Normalmente, a dor de cabeça aparece ao longo do dia e piora ao fim do dia. Quando associada com a “tensão baixa”, a dor de cabeça poderá ser forte e poderá provocar náuseas antes da quebra do jejum.

* Solução: Diminuir o consumo de cafeína e de tabaco gradualmente, começando uma ou duas semanas antes do mês de Ramadan. Poderão ser substituídos por chás de erva e sem cafeína. Reorganize os seus planos durante o mês de Ramadan para que possa ter descanso suficiente.


Nível Baixo de Açúcar no Sangue

Fraqueza, tonturas, cansaço, concentração fraca, transpiração excessiva, sentir-se trémulo, a falta de forças para atividades físicas, dores de cabeça, e palpitações são sintomas duma descida súbita do açúcar no sangue.

* Causas em pessoas não diabéticas: O consumo de açúcar em excesso, ou seja, hidratos de carbono refinados, especialmente no  suhur. O corpo produz muita insulina causando a queda de glicose no sangue.

* Solução: Esforce por comer algo no suhour e reduza alimentos e líquidos contendo açúcar.

Aviso: Os diabéticos poderão precisar regularizar os seus medicamentos no mês de RamaDan. Para tal, consulte o seu médico.


Câimbra Muscular

* Causas: Alimentos com insuficiência de cálcio, magnésio e potássio.

* Solução: Coma alimentos ricos em minerais, ou seja, vegetais, fruta, lacticínios, carne e tâmaras.

Aviso: Aqueles que estiverem a tomar medicamentos para a tensão alta ou que tiverem problemas de pedra nos rins deverão consultar o médico.


Úlcera Gástrica, Azia, Gastrite e Hérnia de Hiato

O aumento dos níveis de ácido num estômago vazio no mês de Ramadan só piora as condições acima mencionadas. Provoca uma sensação de ardor na área do estômago, por baixo das costelas, que pode se estender até a garganta. Comida muito condimentada, café e refrescos Cola pioram as condições.
Há medicamentos para controlar os níveis de ácido no estômago. Pessoas com úlcera gástrica e hérnia de hiato devem consultar o médico muito antes do mês de RamaDan.

Pedras nos Rins

As pedras nos rins podem ocorrer em pessoas que ingerem poucos líquidos. Portanto, é essencial beber líquidos em grandes quantidades para prevenir a formação da pedra.



Dores nas Articulações

* Causas: Durante o mês de Ramadan, quando se faz a oração extra (Taraweeh) , a pressão nas articulações dos joelhos aumenta. Nas pessoas de idade, e naqueles com artrites, poderão surgir dores, inchaço, transpiração e desconforto.

* Solução: Deve-se perder peso para que os joelhos não carreguem peso a mais; exercitar os membros inferiores antes de Ramadan, para que estejam preparados para o esforço adicional. Uma pessoa saudável poderá obter uma satisfação maior, pois conseguirá fazer a oração com maior facilidade.

Então, meninas, eu espero que este post as ajude a melhor prepararem suas alimentações para o RamaDan e, acima de tudo, ajude-as a evitar possíveis problemas, se Deus quiser!

Meu RamaDan tem sido um tanto corrido, pois estou em viagem, graças a Deus. Se Deus quiser amanhã posto uma receita que acho muito boa para o Sohour e que garante nutrientes necessários, se Deus quiser!

Outra dica importante, que não devemos esquecer:



Salam Walaykum, irmãs!
Até amanhã, se Deus quiser!

--
O mensageiro de Deus (que a paz de Deus esteja com ele) disse:
“Há três coisas que se não forem encontradas numa pessoa, as ações daquela pessoa não serão completas: abstinência que o protege da desobediência de Deus, virtudes com as quais ele interage com as pessoas e clemência com a qual ele repele a ignorância do ignorante”.

 

4 comentários:

  1. Minha alimentação é boa, aqui em casa só comemos pão, arroz e macarrão integral :)
    Não bebo café, nem refrigerante e não fumo...
    Creio q é poque eu me alimento pouco mesmo pela manhã, e sou magrinha, meu corpo não tem muitas "reservas" de gordura rsrsr
    Vou procurar comer mais, no 1º dia aguentei 08 horas de jejum, no 2º 09 horas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus, Lu. Masha Allah!
      Que Deus te ajude e te facilite.
      Um belo dia de jejum para vocês!

      Excluir
  2. Gostei das dicas. Mas fumar é proibido, pois o ato de fumar invalida o jejum.

    ResponderExcluir