quarta-feira, 4 de julho de 2012

As condições da obrigatoriedade do Jejum para sua aceitação

(Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso)

Salaam Walaykum irmãs!
Espero que vocês estejam bem e sob as bênçãos de Deus, o Benevolente.
Dando sequência à nossa semana dedicada às especificidades do jejum, para que estejamos preparadas para a chegada do RamaDan, hoje falaremos sobre as condições para que nosso jejum seja aceito, se Deus quiser!
Segundo o Sheik Taleb Hussein Al-Khazraji, para que nosso jejum seja aceito, garantido e concreto é essencial que se devam concretizar as seguintes condições:

Al-Bolugh
É a idade cujo quando atingida o menino, ou a menina, passam a ser compelidos a cumprir suas obrigações religiosas. A idade para se começar as atividades de jejum é a pulberdade, tanto ao menino, quanto à menina Apesar de não ser obrigatório àqueles que não atingem essa idade, recomenda-se que se faça, não com rigidez, para o treinamento deles.

A Fé
É uma das condições mais importantes nesta devoção, o que significa que é necessário que o jejuador seja muçulmano.
Antes de fazer minha Shahada, há dois anos, graças a Deus, eu jejuei durante todo o mês do RamaDan, apesar de ainda não ser muçulmana. Era uma “promessa” que tinha feito a mim mesma após a terceira vez de voltar atrás na decisão de fazer a Shahada. Prometi que cumpriria o jejum no mês RamaDan, mesmo ainda não sendo muçulmana para que eu pudesse experienciar a fé islâmica antes de tomar essa decisão tão importante que é a conversão. Tenho consciência de que meu jejum não fora aceito como muçulmana, mas a prática me ajudou muito para que minha decisão pudesse ter sido tomada. E, Deus sabe mais!

A Mente
O jejum, especialmente durante o mês de RamaDan não é obrigatório sobre aqueles cuja mente é perturbada, epiléticos, bêbados (alcoólatras) ou sobre os que são acometidos de desmaios frequentes.

A Saúde
O jejum do mês RamaDan não é obrigatório sobre aqueles cuja saúde é delicada e não suportam os efeitos colaterais do jejum.

A Presença
O jejuador deve estar em sua cidade natal ou local fixo, e não pode estar em viagem, e, em última instância, deve permanecer em um local determinado por no mínimo dez dias consecutivos ou mais para seu jejum ser válido.

A Purificação
É a purificação do jejuador do Janabah*, e na mulher, da menstruação e do resguardo pós-parto. Essa purificação deve ser levada em consideração antes da madrugada, ou seja, antes do horário determinado para o início do jejum.

* Estado de impureza causado pela ejaculação ou sexo (mesmo que não haja ejaculação ou orgasmo). Quem quer se encontre nesse estado deve tomar um banho regido pelo ritual islâmico conhecido como al-ghusl, antes que possam fazer a oração, oferecer o jejum, ou qualquer outra atividade religiosa. Da mesma forma, quem se encontra no estado de Janabah não deve entrar na mesquita.

A Intenção
É a intenção de se aproximar de Deus através do jejum, sendo este uma devoção, a partir da alvorada até o crepúsculo. Este é um pilar fundamental dos pilares do jejum e suas condições.


***Esclarecimentos Importantes***
a) Aquele que teme conscientemente que o jejum possa enferma-lo, agravar alguma doença ou dor, atrasar a cura de uma doença ou prejudicar sua saúde de uma forma direta ou indireta, não tem a obrigação de praticar o jejum, e mesmo que jejue o seu jejum será inválido. Ele deve quebrar o jejum, e caso, após o mês de RamaDan, tiver condições de repor os dias não jejuados, deve repô-los. Caso contrário deve pagar a al-Fidya.

b) O enfermo o qual o jejum não o prejudica de uma forma direta ou indireta deve jejuar.

c) O viajante, o enfermo e as mulheres menstruadas que não jejuaram durante o mês ou por alguns dias de RamaDan devem repor os dias não jejuados em primeira instância de acordo com as condições que apresentaremos quando for apropriado, se Deus quiser.

d) Se a menstruação, pós-parto, loucura, desmaio ou embriaguez aconteceram durante o jejum, mesmo se for somente por um instante, o jejum é inválido e deve ser reposto depois do mês do RamaDan.











Para saber mais:
O Jejum no Islam (clique aqui)
As Vantagens e Razões do Jejum (clique aqui)
As Transgressões e o que é ligado a elas (clique aqui)
Os Tipos de Jejum (clique aqui)








--
O profeta (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele):
“Há dois tragos que são dois dos caminhos para Deus: o trago da cólera que é repelido pela clemência e o trago da calamidade que é repelida pela paciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário