sexta-feira, 6 de julho de 2012

Sobre a perda de alguma oração: o que devo fazer se perder alguma oração obrigatória?

(Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso)


Salaam walaykum irmãs!

Resolvi trazer esse post depois de uma discussão no grupo no facebook.
A questão sobre a perda de uma oração, feita por uma das irmãs me preocupou e julguei ser extremante importante dividi-la com vocês, especialmente em um dia tão abençoado como a sexta-feira, quando devemos observar a oração e as boas ações.
A questão da irmã era sobre a perda de alguma oração. Pelo que pude perceber há dois ensinamentos para o caso de perdermos alguma oração.

O primeiro deles é uma razão válida (como estar em estado inconsciente, dormindo, esquecimento, ou médicos em cirurgia, por exemplo, ou equivalente). Nesses casos, os ensinamentos apontam para a necessidade de repor essa oração, fazendo-a tão logo seja possível.

Anas ibn Maalik disse:
“O mensageiro de Deus (que a paz de Deus esteja com ele) disse ‘Se algum de vocês dormirem e perderem alguma oração, ou esquecê-las, então o deixei rezar tão logo seja possível’, porque Deus disse (o que pode ser traduzido por) ‘Adora-Me, pois, e observa a oração, para celebrar o Meu nome’” (20:14)
[Narrado por Muslim, 1104]

Anas ibn Maalik narrou que o mensageiro de Deus (que a paz de Deus esteja com ele) disse:
“Quem quer que esqueça uma oração, deixe-o rezar tão logo ele se lembre, não expiação para isso exceto essa
[Narrado por Muslim, 1102]

O segundo ensinamento se refere à perda da oração por motivo não justo ou não justificável, por a negação da obrigatoriedade da oração, ou por pensar que não importa, ou ainda por preguiça.
Para esses casos os scholars assumem que não há forma de recompensar as orações perdidas, nem mesmo “repondo-as” rezando-as quando possível.

A pessoa que deliberadamente não oferece as orações é um descrente, mas se a pessoa se arrepende e atende aos chamados às orações, ela então está de volta ao Islam, e a pessoa não precisa repor as orações perdidas, mas à essa pessoa lhe é recomendado que ofereça muitas orações voluntárias, desde que dentro dos horários permitidos*.



Uma fez perguntaram ao Sheik Saalih ibn Fawzaan al-Fawzaan (que Deus o preserve) a seguinte questão:

“Eu sou uma mulher muçulmana, graças a Deus. Não muito tempo atrás eu deixei de rezar e de fazer qualquer outra atribuição religiosa. Mas agora, graças a Deus, Deus me guiou e voltei a rezar, jejuar, recitar o Corão. Eu já completei a leitura do Corão por inteiro pela décima vez. Deus irá me perdoar pelo que eu fiz no passado e pelo quê eu farei no futuro, em segredo e abertamente na minha vida? O que mais posso fazer para que Deus me perdoe?

A resposta foi:

O arrependimento anula qualquer pecado que tenha acontecido até o momento do arrependimento. Enquanto você se arrepende sinceramente (graças a Deus!) e você cumpre com as suas obrigações atribuídas por Deus e evita aquilo que Ele lhe proibiu, então Deus perdoará qualquer coisa que tenha acontecido antes do arrependimento.  Deus diz:

“Dize: Ó servos meus, que se excederam contra si próprios, não desespereis da misericórdia de Deus; certamente, Ele perdoa todos os pecados, porque Ele é o Indulgente, o Misericordiosíssimo.” (39:53)

Deus diz:
“Dize aos incrédulos que, no caso de se arrependerem, ser-lhes-á perdoado o passado.” (8:38)

O profeta (que a Paz de Deus esteja sobre ele) disse:
“O Islam apaga qualquer que seja o pecado cometido antes da conversão, e o arrependimento apaga qualquer pecado que tenha acontecido antes da contrição
[Narrado por Ahmad, 4/204]

Se você se arrepende sinceramente e você faz o que o que Deus lhe recomendou e evita aquilo que Ele lhe proibiu, isso é mais do que suficiente para que Deus lhe perdoe (se Deus quiser!) pelos seus pecados passados, mas você precisa praticar boas ações no futuro e seguir no arrependimento, obedecendo aos compromissos a Deus, conforme os ensinamentos islâmicos.



Irmãs, gostaria de colocar aqui um caso específico que aconteceu comigo logo que eu converti:
Como minha família não apoia minha conversão, cumprir com as orações enquanto estava morando com meus pais era sempre muito complicado. Na maioria das vezes, tentava fazer minhas orações sentada à mesa enquanto estudava. Oferecia a intenção de fazer a oração e as fazia ali mesmo sentada. Mas quando minha mãe estava por perto, mesmo sabendo que ela não saberia que estava rezando, eu tinha medo de fazer as orações. Outras vezes não rezava durante o dia e a noite, quando ela ia para igreja eu as fazia (todas elas). Ainda, nas noites que ela não ia para igreja, eu esperava todos irem dormir para que eu pudesse oferecer as orações, mas ainda assim tinha medo de ela ou chegar ou acordar e vir ao meu quarto. Fui muito rechaçada pela minha família. Graças a Deus por tudo!
Sei que a Oração é um dos pilares do islam e o único para o qual não se há exceções. Não estou aqui fazendo apologia à negligência às orações. Estou apenas deixando meus sinceros sentimentos e entendimentos às irmãs que por algum motivo não podem fazer as orações nas horas certas.
No meu caso, sentia-me muito mau e até mesmo culpada por não poder fazer as orações. Acredito que Deus e Justo e Misericordioso e conhece as inquietudes do coração de Seus servos. Que Deus nos perdoe por nossas faltas e nos ajude a não mais cometê-las.

Salaam Walaykum irmãs!



--
O profeta (que a paz de Deus esteja sobre ele disse):
“Aquele que demonstrar misericórdia receberá misericórdia do Misericordioso no Dia da Ressurreição. Demonstreis misericórdia por aqueles que estão na Terra e Aquele que está nos céus demonstrará misericórdia para convosco”.


*   Em breve falaremos mais detalhadamente sobre os horários permissíveis às orações voluntárias, se Deus quiser!

3 comentários:

  1. Tambem passo por situação assim com minha mãe, mais uma vez seu post foi muito útil para mim, graças a Deus.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite. Assalamu aleikon.. sou Ex cristão me converti e vou levar minhas irãs na igreja evangélica cuido delas minha fámilia. Elas fazem coreografia. leio o alcorão pra Elas . mais Elas são rebeldes e minha mae também.. acreditam no sangue de Cristo . é dificil as mulheres. perguto é obrigatório que um homem case e tenha filhos, filhas como a Sociedade Americanicista cristã prega O Islã exige o casamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salaam Walaykum Wilson.
      Segundo a lei islâmica, o homem pode se casar com uma mulher de qualquer religião. A única excessão é o fato de ela não crer em Deus. Nesse caso o casamento é proibido.

      Excluir