Mulher no Islam

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso

De maneira geral, é comum ouvirmos comentários preconceituosos sobre o Islam e, principalmente, sobre a mulher muçulmana, comumente adjetivada de oprimida ou submissa. Visão que surge de fatores como o uso da vestimenta, por exemplo, ou dos próprios costumes árabe-muçulmanos.

Teria a mulher no Islam menos direitos que o homem, estando portanto em condição inferior?

Afinal, qual a posição da mulher no Islam?

Em nosso livro sagrado, o Corão, capítulo 4, verso 1, Deus nos fala:
em nome do Qual exigis os vossos direitos mútuos e reverenciai os laços de parentesco, porque Deus é vosso Observador."
"Ó humanos, temei a vosso Senhor, que vos criou de um só ser, do qual criou a sua companheira e, de ambos, fez descender inumeráveis homens e mulheres. Temei a Deus,

Frente a esse verso corânico, podemos atestar que o Islam proclama que homens e mulheres provêm da mesma essência e, por conseguinte, se a mulher podia ser tida como fraca, o homem, também, poderia ser visto como tal, ou se o homem tinha uma centelha de nobreza, então a mulher, também, a deveria possuir. A propósito, o Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), disse: "As mulheres são almas gêmeas dos homens."
Deus dotou de muitas virtudes".
Ainda, Deus no fala no Livro Sagrado, capítulo 4, verso 19, o que pode ser entendido como "harmonizai-vos com elas; pois se a menosprezardes, podereis estar depreciando um ser que

No Islamismo, a posição da mulher, bem como seus direitos, são garantidos por DEUS por meio do Corão (o qual acreditamos ser as próprias palavras de Deus revelados ao Profeta Mohammed - que a Paz e Bênção de Deus estejam sobre ele - por intermédio do anjo Gabriel) ou pelos ensinamentos do profeta (que a Paz e Bênção de Deus estejam sobre ele).




Os direitos garantidos por Reis, ou por Assembleias Legislativas, podem ser tão facilmente removidos, quão o são conferidos; mas nenhum indivíduo, ou instituição tem autoridade para eliminar, ou emendar os direitos conferidos por Deus. Todos aqueles que pretendem ser ou são Muçulmanos, têm que aceitar, reconhecer e reforçar os direitos sancionados por Deus. Se falharem em reforçá-los, ou os violarem, o veredicto do Corão é claro: "Aqueles que não julgam pelos preceitos que Deus revelou são descrentes. Eles são os iníquos.” (Corão Sagrado 5:44-45).
Em outras palavras, se as autoridades temporais consideram as suas próprias palavras e decisões como certas, e as de Deus como erradas, eles não são crentes. Se, por outro lado, eles consideram os mandamentos de Deus como certos, mas rejeitam-nos deliberadamente em favor das suas decisões, então são Iníquos. Os prevaricadores ou infratores da lei são aqueles que desrespeitam a limitação da fidelidade.

Ainda, destaco alguns outros versos corânicos que colocam em pé de igualdade os gêneros sem qualquer indicação de superioridade.

“Os fiéis e as fiéis são protetores uns dos outros; recomendam o bem, proíbem o ilícito, praticam a oração, pagam o zakat, e obedecem a Deus e ao Seu Mensageiro. Deus Se compadecerá deles, porque Deus é Poderoso, Prudentíssimo.” (9:71)

“Seu Senhor nos atendeu, dizendo: Jamais desmerecerei a obra de qualquer um de vós, seja homem ou mulher, porque procedeis uns dos outros.” (3:195)

“Quem cometer uma iniquidade, será pago na mesma moeda; por outra, aqueles que praticarem o bem, sendo fiéis, homens ou mulheres, entrarão no Paraíso, onde serão agraciados imensuravelmente.” (40:40)

A quem praticar o bem, seja homem ou mulher, e for fiel, concederemos uma vida agradável e premiaremos com uma recompensa, de acordo com a melhor das ações.” (16:97)

O Corão não menciona a mulher como sendo a porta de entrada para o mal ou enganadora por excelência. De acordo com o nosso Livro Sagrado, à mulher não está limitado o papel de parideira. A ela se exige, assim como ao homem, que faça boas ações. O Corão tampouco diz que jamais existiu mulher correta. Pelo contrário, instruiu aos crentes, homens e mulheres, a seguir o exemplo daquelas mulheres tais como a Virgem Maria e a esposa do Faraó, conforme pode ser lido em:

“Deus dá, como exemplo aos fiéis, o da mulher do Faraó, a qual disse: Ó Senhor meu, constrói-me, junto a Ti, uma morada no Paraíso, e livra-me do Faraó e das suas ações, e me salva dos iníquos! E com Maria, filha de Imran, que conservou o seu pudor, e a qual alentamos com o Nosso Espírito, por te acreditado nas palavras do seu Senhor e nos Seus Livros, e por se Ter contado entre os consagrados.” (66:11-12).

O profeta Mohamed (que a Paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele) disse:

“E eu proíbo a opressão e repugno qualquer um que oprima”.


É justo lembrar também que, como em qualquer sociedade, ao homem e à mulher, lhes são reservados papeis e obrigações distintos.


“Não conheço valor igual ao da mulher... quando criança coloca seu pai no Paraíso, quando jovem completa a metade da religião do seu marido e quando mãe o Paraíso está aos seus pés
Khaled Al Baker
 


Para saber mais sobre a mulher no Islam:


  • A mulher no Corão (em breve)
  • O status da mulher (em breve)
  • A imagem da mulher na literatura árabe (em breve)
  • Casamento (em breve)
  • O direito do homem sobre sua esposa (em breve)
  • O direito da mulher sobre seu marido (em breve)
  • A importância do casamento no Islam (em breve)
  • A importância do casamento do ponto de vista legal (em breve)
  • Características da esposa ideal (em breve)
  • O contrato de casamento sob a lei Islâmica (Sharia) (em breve)
  • Poligamia (em breve)
  • Divórcio (em breve)
  • A porção da mulher na herança (em breve)
  • O testemunho legal da mulher (em breve)
  • O véu (em breve)
  • O profeta Muhammad (que a paz esteja com ele) e suas mulheres (em breve)

Nenhum comentário:

Postar um comentário