sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Por que jejuar seis dias após o RamaDan?: Virtudes dos 6 dias de jejum durante o Shawwal

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso

Salaam walaykum, irmãzinhas!
Ontem falamos sobre o jejum de seis dias durante este mês (Shawwal, dentro do calendário islâmico). Mas,
quais são as virtudes do jejum neste mês?

Bom, como falamos ontem, o jejum neste, após ter completado o jejum obrigatório do RamaDan, não é obrigatório, é Sunnah Mustahabbah, ou seja, nos é recomendado, se fizermos seremos recompensadas, porém não seremos punidas se não o fizermos.
Nos é recomendado jejuar por seis dias neste mês e nisso há uma grande virtude, acompanhada de imensa recompensa. Quem quer que jejum por esses seis dias será recompensado como se tivesse jejuado por um ano, já que todas as nossas boas ações são multiplicadas por dez. (30 dias do RamaDan x 10 = 300 dias + 6 dias do Shawwal x 10 = 60 dias = 360 dias). Isso foi narrado em um dito do Profeta (que a paz de deus esteja sobre ele). Abu Ayyoob (que Deus esteja satisfeito com ele) narrou que o mensageiro de Deus (que a paz de Deus esteja sobre ele) disse:

“Quem quer que jejue o RamaDan e siga com o jejum por 6 dias do Shawwal será como se tivesse jejuado a vida toda”
[Narrado por , Abu Dawood, al-Tirmidhi, al-Nisaa’i e Ibn Maajah]

O profeta (que a paz de Deus esteja sobre ele) explicou isso quando ele disse:

“Aquele que jejua seis dias depois (do Eid) AL-Fitr completou um ano: (aquele que faz boas ações – Hasanah – terá, assim, dez hasanah’s)”

De acordo com outra narrativa:
“Deus fez para cada hasanah dez como elas, então o jejum de um mês é como ter jejuado por dez meses, jejuar por seis dias complete um ano”
[Al-Nisaa’i and Ibn Maajah. Veja também Saheeh al-Targheeb wa’l-Tarheeb, 1/421].

Também foi narrado por Ibn Khuzaymah que:
“Jejuar no RamaDan dá a recompensa de ter jejuado o equivalente há 10 meses e jejuar por seis dias trás a recompensa de jejuar por dói, e isso faz com que se tenha jejuado pela ano todo”

Outro benefício importante do jejum durante esses dias do Shawwal é que por meio dele podemos “consertar” qualquer pequeno deslize que possamos ter cometido durante o jejum obrigatório do RamaDan, pois não estamos livres de pequenas coisas que possam nos ter levado ao pecado que possa ter efeitos negativos no nosso jejum. No dia da Ressurreição, as nossas orações voluntárias (feitas antes das orações obrigatórias) que serão consideradas para “ajustar” alguma falha que possamos ter cometido em nossas obrigações, como o profeta (que a paz de Deus esteja sobre ele) disse:
“A primeira coisa pela qual as pessoas prestarão conta no Dia da Ressurreição será sobre suas orações. O nosso Senhor, que Ele seja glorificado e exaltado, dirá aos Seus anjos – apesar de ele saber mais – ‘Olhe para a oração do meu servo, está completa ou incompleta?’. Se estiverem perfeitas, será gravado como perfeita e, se alguma coisa estiver faltando, Ele dirá ‘Olhe e veja se meu servo  fez alguma oração voluntária’. Se ele fez alguma oração voluntária, (Deus) dirá ‘complete as ações obrigatórias do meu servo’. Então, seuas ações serão gerenciadas da mesma forma”.
[Narrado por Abu Dawood]

 Apreitemos a misericórdia de Deus e sejamos sempre, a cada dia, melhores, se Deus quiser!

Fiquem com Deus, irmãs e até amanhã com a Sunnah da semana ;)

Salaaaam!


Nenhum comentário:

Postar um comentário