quarta-feira, 1 de agosto de 2012

RamaDan: 10 dias de Salvação – Maqfirah (2ª Ashra)

(Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso)

Salaam walaykum irmãs!
Andei sumida, mas estou de volta com um assunto importante ;) os segundos 10 dias do mês do RamaDan.

O profeta (que a paz de Deus esteja sobre ele) disse:

Ele (o RamaDan) é mês no qual o começo é misericórdia, o meio é perdão e o fim emancipação do fogo (do inferno)
[Bihar al-Anwar, Vol.: 93, Pg.: 342]

Ashra é uma palavra árabe que significa “dez”. Na terminologia islâmica, a primeira Ashra refere-se aos 10 primeiros dias do mês sagrado do RamaDan (conforme já falamos aqui). A segunda Ashra refere-se aos 10 dias do meio do mês (11-20), no qual entramos na segunda feira passada (30/07), se Deus quiser! E a terceira Ashra refere-se aos últimos dez dias.

A Ashra do meio do RamaDan é o tempo de Salvação (Maghfirah); é tempo de nos lavarmos dos pecados cometidos. RamaDan é o mês no qual, mais do que em qualquer outro mês, buscamos o perdão e o arrependimento. Tendo testemunhado a misericórdia de Deus, agradecendo-O por tudo o que Ele nos tem dado, sendo bom com todos e nos mantendo em paz, percebemos a nossa relação com o nosso Senhor e nossas obrigações para com Ele. Esse é o tempo em que a misericórdia de Deus está em seu “auge”, então, é bom utilizarmos essa oportunidade para implorarmos a Deus que Ele perdoe nossos pecados.
Narrou-se que o profeta disse:

“Volte-se arrependido a Deus por seus pecados nesse mês, e supliquem com as mãos levantadas quando fizerem as orações, pois essa é a melhor hora, durante a qual Deus, o Poderoso, olha para seus servos com misericórdia. Deus responde se eles suplicam, responde se eles chamam, garante se eles pedem e aceita se eles suplicam. Oh humanos! Vocês fizeram sua consciência escrava dos seus desejos. Livrem-na invocando o perdão de Deus. Suas costas podem quebrar-se pelo peso de seus pecados, então se prostrem diante de Deus, por longos intervalos, e faça essa carga mais leve.”

Somos exigidos a refletir sobre esses elementos nesses dias de arrependimento ainda mais do que quaisquer outros dias. Este é o tempo de pedir perdão e concertarmos os nossos erros, nunca com a intenção de fazê-los novamente. Portanto, irmãs, devemos aproveitar estes dias para nos arrependermos por nossas falta repetidamente e sinceramente. Deus ama aqueles que se arrependem, especialmente os arrependimentos durante essa Ashra, Deus ama perdoar e Ele ama quem busca Seu perdão.

Perdoe seus irmãos e os aceite como amigos e não tratemos mal as pessoas ou desrespeitemo-nas.


--
O nosso amado profeta (que a paz de Deus esteja sobre ele) disse:
“Oh, humanos! Quemquer que durante este mês (RamaDan) cultive as boas maneiras andará sobre a Sirat (ponte no paraíso) no dia em que os pés tenderão a deslizar. Para quem durante este mês facilita a carga de trabalho dos seus servos, Deus vai tornar mais fácil a sua contabilidade, e para quem não magoar os outros durante este mês, porque Deus vai salvaguardar o homem de sua ira sobre o Dia do Juízo”

Nenhum comentário:

Postar um comentário