quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Shawwal: seis dias de jejum voluntários depois do RamaDan

(Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso)

Salaam Walaykum, irmãs!
O RamaDan acabou no Sábado passado e no Domingo celebramos o Eid! Estamos hoje no quarto dia do mês Shawwal, Graças a Deus. Esse mês também é bastante importante para nós, muçulmanos.
Deus, em sua infinita misericórdia por nós, multiplica por 10 todas as nossas boas ações. Portanto, o jejum do Ramadan (30 dias) equivale a 300 dias de jejum, portanto, é Sunnah que jejuemos mais 6 dias, neste mês (Shawwal) para que completemos 360 dias, o equivalente à um ano de jejum. E que Deus nos recompense pelos nossos esforços e intenções!
Porém, não nos é recomendado, é haraam (não permitido) que jejuemos nos dias de Eid. Pois o Eid é um dia de celebração agraciado por Deus e ao jejuarmos nesse dia é como se disséssemos “Oh, Deus, eu não preciso da Tua graça”.
Nos países muçulmanos, são dados 3 dias de feriado em função do Eid, o que não significa que o Eid é esses três dias. O dia do Eid é apenas o primeiro dia do mês Shawwal, mas nos países muçulçanos, considera-se três dias como “feriado social” (e não religioso) para que as pessoas tenham tempo de visitar os amigos, parentes, famílias e congratulá-los pelo fim do RamaDan.

Portanto, o jejum no mês Shawaah (de 6 dias) pode ser feito a partir do segundo dia desse mês, porque é haraam jejuar  no primeiro dia (Eid). Podemos jejuar em quaisquer dias durante o Shawwal, não há prescrição se no início do mês, no meio ou no fim, mas ainda assim, considera-se por melhor dos hábitos que seja feito (o jejum) tão logo seja possível.
Particularmente, penso que fazer no início seja o melhor até mesmo porque o corpo ainda está no ritmo do RamaDan ;)

Portanto, minhas irmãzinhas, esses seis dias do Shawwal podem ser jejuados tão logo se vá o Eid e podem ser jejuados todos juntos (consecutivamente, 6 dias seguidos) ou separadamente (dois dias por semana, por exemplo), conforme seja mais fácil para nós.
Eu, por exemplo, trabalho segunda e terça o dia todo, então vou fazer jejum a partir amanhã (quinta) até domingo, somando 4 dias. Quebrarei o jejum na segunda e na terça, pra facilitar meu dia, e retomo na quarta e quinta, se Deus quiser!
É importante lembrar, irmãs, que o jejum de seis dias no mês Shawwal não é obrigatório. É Sunnah!

Além disso, meninas, se perdemos algum dia de jejum do RamaDan, seja por motivo de saúde ou pelo ciclo menstrual (quando devemos quebrar o jejum), devemos primeiro repor a quantidade de dias não jejuados para só depois cumprir com a sunnah. Primeiro a obrigação, conforme explicamos anteriormente aqui.
A recompense precisa para as aççoes que as pessoas fazem em busca da misericórdia de Deus é algo que somente Deus sabe qual é. Se a pessoa busca a recompensa de Deus e designa-se a obedecê-lo, sua recompensa jamais será perdida, como Deus diz (no que pode ser interpretado):
“Em troca, os fiéis, que praticam o bem – certamente que não frustraremos a recompensa do benfeitor”
 [al-Kahf 18:30]

Então, irmãs, se vocês ainda têm algum dia de jejum do RamaDan para ser reposto, primeiro jejuem esses dias, porque não podemos seguir o jejum do RamaDan com os seis dias do Shawwal a menos que tenhamos completado o jejum equivalente ao RamaDan.

Mas, e se eu estiver cansada de jejuar? E se o RamaDan tiver me imposto uma rotina muito pesada, será que eu posso jejuar apenas os seis dias do Shawwal tendo a intenção de nesses mesmos seis dias repor os dias não jejuados do RamaDan?

Não, irmãs, essa lógica não é válida, pois o jejum voluntário (como são os seis dias do) somente são válidos se já tivermos completado o jejum do RamaDan.

Shaykh Ibn ‘Uthaymeen disse no Fataawa al-Siyaam (438):

Quem quer que jejue no dia de ‘Arafah ou o dia de ‘Ashoora’, mas ianda “deve” dias do RamaDan, o seu jejum é válido, mas se ele/a intenciona jejuar esses dias para repor o jejum do RamaDan, ele/a terá duas recompensas: a recompensa pelo dia do ‘Arafah ou ‘Ashoora’ juntamente com a recompensa por fazer o jejum perdeu. Isso porque o jejum desses dias (‘Arafah ou ‘Ashoora’) são jejuns voluntários que não estão vinculados ao RamaDan.
No que se refere ao jejum dos seis dias do Shawwal, está vinculado do RamaDan e só pode ser feito após cumprir com o jejum deste mês.
Portanto, se jejuamo-los antes de completar o jejum do RamaDan não atingiremos a recompensa pelo jejum voluntário, porque o profeta (que a paz de Deus esteja sobre ele) disse:

“Quem quer que jejua o mês no mês do Ramadan e então segue-o com os seis dias do Shawwal, será como se ele tivesse jejuado pela vida toda”

Esse dito do profeta se refere ao que falamos no início deste post de que nossas boas ações são sempre multiplicadas por 10.


E Deus sabe mais!

2 comentários:

  1. Muito obrigado pelos ensinamentos!
    Apenas uma inquietação que me reside: Eu padeço de Diabetes de tipo I e o meu médico me aconselhou para que não pudesse cumprir, ou seja, jejuar o ramaDan. E assim fi-lo, não jejuei!
    Essa atitude, apesar de se tratar duma doença que precisa de muitos cuidados médicos no contexto de dieta alimentar, senti pesado não ter pelo menos jejuar um dia. Assim resolvi clandestinamente, isto é, sem consentimento do meu medico, cumprir os seis dias do Shawwal que venho fazendo desde o ano de 2011 antes da descoberta da minha doença.

    Pergunto: Será que o esforço é nulo???

    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As-Salaam walaykum, irmão!
      Se o seu esforço é nulo ou não, somendo saberemos no Dia do Juízo. Não temos discernimento para julgá-lo.
      Deus é Misericordioso, Misericordiador, Justo.

      Não nos é recomendo, porém, por a saúde em risco em função das nossas obrigações religiosas. Devemos cumpri-las, mas quando isso afeta a nossa saúde, Deus, em Sua infita Misericordia, nos acolhe.

      Se Deus quiser nossos esforços não serão vão.

      Cuide da saúde e que Deus te recompense.

      Salaam Walaykum.

      Excluir