(Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso)
Salaam Walaykum, irmãs!
Começamos com as seções sobre a mulher no Islam. Para dar início, hoje falaremos sobre o estatuto da mulher no Islam valendo-nos de um pequeno recorte histórico, usando as sagradas escrituras como exemplo para ilustrar esse recorte inicial.
O tema sobre a mulher no Islam é polêmico e envolve muitos mitos e preconceitos, sobre os quais falaremos aos poucos aqui, se Deus quiser.
Hoje, apresentarei para vocês as ideias mais gerais sobre o assunto e, aos poucos, vamos aprofundando. Portanto, perguntas e sugestões serão (e sempre são) muito bem vindas ;)
Segundo os ensinamentos do Corão, o papel da mulher na sociedade é tão vital como a do homem. Nós, mulheres, não somos nem superior nem inferior ao homem, conforme já falamos aqui, somos diferentes um do outro.
O estatuto da mulher foi elaborado no Islam para serem garantidos todos os seus direitos, bem como seus deveres recíprocos em relação à sociedade. Homens e mulheres têm deveres e direitos compartilhados, em critério de igualdade, o que não significa que são idênticos, uma vez que os estudos científicos da sociologia nos mostra a necessidade do cumprimento de papeis dentro de uma sociedade. Por isso, apesar de ambos, homens e mulheres, terem direitos e deveres iguais, eles não são idênticos. Pois cada um tem um papel na sociedade.
Além disso, igualdade e identidade são dois conceitos diferentes entre si. Essa diferença, tanto do conceito, quanto do papel está no fato de que homens e mulheres não são idênticos, por isso a diferença entre igualdade e identidade é fundamental.
Vejamos, irmãs:
A igualdade é desejável e justa, enquanto que a identidade requer diferenças. Não somos criadas idênticas, embora sejamos criadas iguais. A partir dessa distinção, não dá pra pensar que a mulher seja inferior ao homem. Não há fundamento para argumentar que nós sejamos menos importantes que eles pelo fato de que os direitos não são idênticos.
Pensemos, irmãs: se o nosso estatuto fosse idêntico ao do homem, nós não passaríamos de cópias do homem. O que não somos. O fato de o Islam nos dar direitos iguais, mas não idênticos mostra: 1 – que temos uma personalidade independente; 2 – que o que as ciências sociais hoje teorizam pelo avanço da ciência moderna já é prática arcaica outorgada no Islam, cada sujeito social tem seu papel dentro da sociedade.
O status da mulher no Islam não é negado, tampouco sua importância. O Islam, não considera a mulher como fonte de pecado, tampouco dá à mulher a culpa pelo pecado original. O Corão esclarece que ambos, Adão e Eva, foram tentados e que ambos pecaram. Da mesma forma, o perdão foi dado a ambos depois do arrependimento. O que pode ser observado nos versos a seguir:
“Determinamos: Ó Adão, habita o Paraíso com a tua esposa e desfrutai dele com a prodigalidade que vos aprouver; porém, não vos aproximeis desta árvore, porque vos contareis entre os iníquos. Todavia, Satã os seduziu, fazendo com que saíssem do estado (de felicidade) em que se encontravam. Então dissemos: Descei! Sereis inimigos uns dos outros, e, na terra, tereis residência e gozo transitórios.”
(2:35-36)
“E tu, ó Adão, habita com tua esposa o Paraíso! Desfrutai do que vos aprouver; porém, não vos aproximeis desta árvore, porque estareis entre os transgressores. Então, Satã lhe cochichou, para revelar-lhes o que, até então, lhes havia sido ocultado das suas vergonhas, dizendo-lhes: Vosso Senhor vos proibiu esta árvore para que não vos convertêsseis em dois anjos ou não estivésseis entre os imortais. E ele lhes jurou: Sou para vós um fiel conselheiro. E, com enganos, seduziu-os. Mas quando colheram o fruto da árvore, manifestaram-se-lhes as vergonhas e começaram a cobrir-se com folhas, das plantas do Paraíso. Então, seu Senhor os admoestou: Não vos havia vedado esta árvore e não vos havia dito que Satanás era vosso inimigo declarado? Disseram: Ó Senhor nosso, nós mesmos nos condenamos e, se não nos perdoares a Te apiedares de nós, seremos desventurados! E Ele lhes disse: Descei! Sereis inimigos uns dos outros tereis, na terra, residência e gozo transitórios. Disse-lhes (ainda): Nela vivereis e morrereis, e nela
sereis ressuscitados. Ó filhos de Adão, enviamos-vos vestimentas, tanto para dissimulardes vossas vergonhas, como para o vosso
aparato; porém, o pudor é preferível! Isso é um dos sinais
de Deus, para que meditem. Ó filhos de Adão, que Satanás não vos seduza, como seduziu vossos pais no Paraíso, fazendo-os sair dele,
despojando-os dos seus invólucros (de inocência), para mostrar-lhes as suas vergonhas! Ele e seus asseclas vos espreitam, de onde não os vedes. Sem dúvida que temos designado os demônios como amigos dos incrédulos.”
(7:19-27)
“E então dissemos: Ó Adão, em verdade, este é tanto teu inimigo como de tua companheira! Que não cause a vossa expulsão do Paraíso, porque serás desventurado. Em verdade, nele não sofrerás fome, nem estarás afeito à nudez. E não padecerás de sede ou calor. Porém, Satanás sussurrou-lhe, dizendo: Ó Adão, queres que te indique a árvore da prosperidade e do reino eterno? E ambos comeram (os frutos) da árvore, e suas vergonhas foram-lhes manifestadas, e puseram-se a cobrir os seus corpos com folhas de plantas do Paraíso. Adão desobedeceu ao seu Senhor e foi seduzido. Mas logo o seu Senhor o elegeu, absolvendo-o e encaminhando-o. Disse: Descei ambos do Paraíso! Sereis inimigos uns dos outros. Porém, logo vos chegará a Minha orientação e quem seguir a Minha orientação, jamais se desviará, nem será desventurado.
(20:117-123)
Então, irmãs, como vemos nos versos corânicos citados acima, o Islam não nos condena pelo pecado original de Eva, tampouco considera que Eva tenha sido a pecadora em comer o fruto induzindo Adão. No Islam ambos, Adão e Eva foram tentados e ambos são pecadores.
Falaremos mais e melhor sobre a mulher no Islam em breve, In Shaa2 Allah!
Desejo a todas uma bela semana!
Salaaaam,
Seria tão bom que as pessoas soubessem desse contexto, em todo caso, podemos fazer nossa parte, em minhas conversas, este será mais um ponto de esclarecimento, já q o cristianismo põe toda a culpa em Eva.
ResponderExcluir:)