sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Crescendo juntas na fé: Sunnah 03 - a prática da oração atrás de um obstáculo

(Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso)


Salaam walaykum, irmãs!
A Sunnah hoje veio com atraso, mas ainda em tempo!

Hoje vamos apresentar a Sunnah sobre a prática da oração atrás de um obstáculo. O Profeta (que a paz e bênção de Deus esteja sobre ele) disse:

“Se alguém praticar a oração que o faça por trás de um obstáculo. Que fique perto dele e não permita que alguém passe entre ele e o obstáculo.”
[Tradição narrada por Abu Daoud, Ibn Mája e Ibn Khuzaima]

Mas, antes, como sempre, não basta seguir “regras” é importante compreender a sabedoria que há por traz de cada ensinamento. Vejamos os motivos pelos quais o mensageiro de Deus (que a Paz esteja sobre ele) nos ensina a prática da oração atrás de um objeto:

* Evita que a oração seja interrompida se o passante tem possibilidade de interrompê-la;
* Evita que se olhe para as pessoas e os passantes, porque quem a utiliza olha sempre para o obstáculo e seu pensamento se restringe à sua oração;
* O orador concede a oportunidade da passagem das pessoas passarem à sua frente, além do obstáculo.

Esse é um texto geral a respeito da sunnah de se usar um obstáculo ao se praticar a oração, quer seja na mesquita ou em casa, tanto para os homens como para as mulheres.
Por isso, é aconselhável que essa sunnah seja repetida diariamente pelo muçulmano, várias vezes, quer seja durante as orações voluntárias, na oração do meio da manhã, na saudação da mesquita, na oração witr. Deve ser repetida pela mulher nas orações obrigatórias quando as fizer sozinha em casa.
Quanto à oração em congregação, o Imam (pessoa que lidera a oração) será o obstáculo para os que o seguirem na oração.

Questões a respeito do obstáculo perante o orador

1. O obstáculo é representado por qualquer coisa que o orador coloca a sua frente, como parede, bastão, coluna. Não há limite para a largura do obstáculo;
2. Quanto à altura do obstáculo, é a de um palmo aproximadamente;
3. A distância entre os pés e o obstáculo é de três braços aproximadamente, para que haja entre ele e o obstáculo uma distância que permita a prostração;
4. O obstáculo é válido para o Imam ou para o orador individual (quer seja para a oração obrigatória ou a voluntária);
5. O obstáculo do Imam serve para quem estiver orando atrás dele. Pode-se passar na frente do Imam se houver necessidade.

Vamos aderir a mais essa Sunnah? ;)

Que Deus fortifique nossa fé, purifique nosso coração, perdoe nossas más ações/pensamentos e nos recompense por nossas boas ações.

Até amanhã com dicas de moda sobre hijaab ;)

Confira também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário