sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Crescendo juntas na fé: Sunnah 04 - Jejum nas nos dias de lua cheia

(Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso)


Salaam walaykum, irmãs!
A sunnah de hoje é um convite!
É sunnah jejuarmos por três dias em cada mês. Esses dias podem ser jejuados no começo do mês, no meio ou no fim, e podem ser jejuados consecutiva ou separadamente, mas é melhor que sejam jejuados nos “dias brancos” (ayaam al-beed  - dias de lua cheia), ou seja, nos dias 13, 14 e 14 de cada mês lunar, do calendário islâmico.
Já postei antes aqui sobre os tipos de jejum e falei do jejum nas noites de lua cheia. Hoje, dentro do calendário islâmico é o 12º dia do mês Dhul-Qadah. Portanto, meu convite é o seguinte: vamos jejuar juntas nos próximos três dias?

Os seguintes ditos (ahaadeeth) nos encorajam a jejuar por três dias em cada mês:

1 – Foi narrado que Abu Hurayrah (que Deus esteja satisfeito com ele) disse:

“Meu amigo (O profeta – que a paz de Deus esteja sobre ele) me aconselhou a fazer três coisas e nunca deixá-las até eu morrer: jejuar por três dias a cada mês, rezar duha (oração após o nascer do sol, antes da tarde, entre 10 e 11 da manhã), e dormir depois do witr*”.
[Narrado por al-Bukhaari, 1124; Muslim, 721]

* Witr refere-se a uma rokkah que é rezada depois das orações obrigatórias e voluntárias do dia, essa oração “fecha” as orações do dia (noite).
“Deus nos deu mais uma oração, então faça-a entre Isha e Fajr”

2 – Foi narrado por Jareer ibn ‘Abd-Allaah (que Deus esteja satisfeito ele) que o Profeta de Deus (que a paz de Deus esteja com ele) disse:

Jejuar três dias a cada mês é como ter jejuado por toda a vida, e os dias claros (ayaam al-beed) são os 13º, 14º e 15º”.

[Narrado por al-Nasaa’i, 2420; classificado como saheeh por al-Albaani no Saheeh al-Targheeb, 1040]

3 – Foi narrado por Abu Dharr (que Deus esteja satisfeito dom ele) disse:

O mensageiro de Deus (que a paz de Deus esteja sobre ele) me disse: “Se você for jejuar em qualquer parte do mês, então jejue nos 13º, 14º e 15º dias”.
[narrado por al-Tirmidhi, 761; al-Nasaa’i, 2424; classificado como as saheeh por al-Albaani no Saheeh al-Targheeb, 1038]

Shaykh Muhammad ibn Saalih al-‘Uthaymeen (que Deus tenha misericórdia dele) foi perguntado: é essencial que o jejum de três dias a cada mês seja feito nos dias claros (ayyaam al-beed)? Ou é permitido que se jejue qualquer dias do mês?
Ele respondeu:
“É permitido jejuar no começo do mês, no meio ou no final, em dias consegutivos ou separadamente. Mas é melhor que seja feito nos dias claros (ayyaam al-beed), que são os 13º, 14º e 15º dias.  ‘Aa’ishah (que Deus esteja satisfeito com ela) disse: O profeta (que a paz de Deus esteja com ele) costumava jejuar port res dias a cada mês, e ele não se inportava que fosse no início, no meio ou no fim.”

O encorajamento para que o jejum seja feito nos dias de lua cheia tem uma explicação lógica. Disseram-me certa vez que nesses dias acontecem mais crimes, pois a lua exerce influência no “ânimo” das pessoas. Pesquisei sobre o assunto e encontrei muitos registros em sites exotéricos que afirma essa influência. Mas, para ter mais certeza sobre a afirmação, perguntei a um professor que trabalha comigo. Ele é policial civil e atua na área criminal. Perguntei a ele “Há algum estudo que me mostre (ou não) o aumento no índice de crimes durante a lua cheia?”. Ele respondeu “Sim, vários! Inclusive esse período é o que mais temos ocorrências!” Não me aprofundei no assunto por falta de tempo, confesso. Mas pelo que ele falou, com a experiência de criminalista esse período (de lua cheia) costuma ser bem “movimentado” nas delegacias.
Como sabemos, o jejum nos ajuda a nos conter (em todos os sentidos), portanto, faz todo sentido o mandamento de Allah e as práticas/ensinamentos do profeta sobre o jejum nesses dias.
Como já mencionei aqui antes, todas as nossas boas ações são multiplicadas por 10. Portanto, ao jejuarmos 3 dias em cada mês, é como se tivéssemos jejuado por 30 dias dias (um mês inteiro!) por isso a recompensa de termos jejuado a vida inteira!
E Deus sabe mais.

Então, irmãs, fica o convite, vamos jejuar amanhã, depois (domingo) e na segunda?
Que Deus tenha compaixão de nós e aceite nossas boas ações!
Uma boa sexta a todas!
Salaam Walaykum!

Nenhum comentário:

Postar um comentário