Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.
Salaam walaykum irmãs,
este post tinha sido planejado para alguns dias atrás, mas somente hoje pude finalizá-lo para publicação, devido ao meu problema de conexão. Mas demos graças a Deus por tudo. Ele sabe mais.
Daqui há alguns dias, começa o mais abençoado dos meses: O mês de Ramadan...
Na sexta feira (22/06), pelo menos no Refice, iniciou-se um mês também muito especial: o Shaban.
Esse é o mês conhecido como “o mês do profeta” (que a paz e bênção de deus estejam sobre ele). No Shaban ele (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele) jejuava mais que em todos os outros meses com exceção do RamaDan. O Profeta (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele) fazia muitas práticas voluntárias neste mês como orações noturnas e jejuns prolongados.
Por ser o mês que antecede o RamaDan, devemos começar a nos preparar para esse mês tão abençoado. E qual a melhor forma de nos prepararmos para um período de jejum e oração que não jejuando, orando, suplicando a Deus por sua misericórdia e praticando boas ações?
Mas, afinal, por que jejuar durante o Shaban?
O jejum neste mês não é apenas uma questão de preparação. Vai além disso. Selecionei alguns fragmentos que justificam o jejum neste mês.
Aisha (que Deus esteja satisfeito com ela) disse:
“O profeta (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele) costumava jejuar ao ponto de pensarmos que ele nunca quebraria seu jejum, e não jejuar ao ponto de acharmos que ele jamais jejuaria. Eu nunca vi o profeta (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele) jejuando um mês todo exceto durante o RamaDan, e eu nunca o vi jejuando tanto quanto no Shaban”
(Narrado por al-Bukhari e Muslim).
Ibn Hajar (que Deus tenha misericórdia dele) disse:
“Ele (o profeta – que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele)observava mais aos jejuns voluntários durante o Shaban do que em outros meses, ele costumava jejuar mais durante o Shaban”
Usamah ibn Zayd (que Deus esteja satisfeito com ele) disse:
“Eu disse: ‘Oh Mensageiro de Deus, eu não o vejo jejuar em nenhum outro mês como jejuas no Shaban’. O profeta (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele) disse: ‘Este é o mês no qual as pessoas não prestam atenção, entre o Rajab e o RamaDan, e é o mês no qual as ações são elevadas ao Deus dos mundos. Eu quero que minhas ações sejam elevadas enquanto eu jejuo”.
(narrado por al-Nasa'i)
*** A frase “Shaban é o mês no qual as pessoas não prestam atenção, entre o Rajab e o RamaDan” indica que por ele vir entre dois meses importantes, o mês sacrado do Rajab e o mês de jejum, RamaDan, as pessoas se preocupam com esses meses e eles não dão atenção para o Shaban. Muitas pessoas pensam que jejuar durante o Rajab é melhor do que jejuar no Shaban, pois aquele é um dos meses sagrados, mas esse não é o caso***
Ibn Rajab (que Deus tenha misericórdia dele) disse:
“Jejuar no Shaban é melhor que jejuar durante os meses sagrados, e o melhor dos fatos voluntários são aqueles que são feitos o mais perto do RamaDan, antes ou depois”.
O estado desses fatos estão no que al-Sunan al-Rawatib que são feitos antes e depois das orações obrigatórias e que reajustam todos os pequenos enganos no número das orações obrigatórias. O mesmo se aplica ao jejum observado antes e depois do RamaDan. Assim como al-Sunan al-Rawatib são melhores que qualquer outro tipo de orações voluntárias, os jejuns observados (nos meses) antes e depois do RamaDan são melhores que os jejum oferecidos em qualquer outro período.
Considerando esses motivos de porquê jejuar nesse mês, vamos às “especificidades”:
** É recomendável que jejuemos nos 15 primeiros dias deste mês (Shaban). No entanto, caso você não se sinta forte o suficiente para jejuar os 15 dias (que deveria se iniciar no sábado), ao menos empenhe-se em fazer nas segundas e quintas desta primeira quinzena.
** Caso, assim mesmo, você não se sinta forte o suficiente para jejuar nas segundas e quintas, empenhe-se em fazer os dias de ayam el beed (13, 14 e 15 deste mês de shaban).
** E, se mesmo assim, você não tenha capacidade de seguir estas sunnah, lembre-se: um único dia de jejum voluntário, poderá libertá-lo do fogo do inferno.
Que Deus, o Misericordioso, perdoe os nossos pecados, aceite nossas boas ações e nos reserve um lugar no paraíso, se Deus quiser.
Que Ele, o Altíssimo, nos permita chegar com força, saúde e firmeza no RamaDan.
Fonte: http://forums.almaghrib.org/showthread.php?t=35861
--
O profeta Muhammed (que a paz e bênção de Deus estejam sobre ele) disse:
Generosidade é uma árvore no Paraíso cujos ramos se estendem até este mundo. Quem quer que seja generoso agarrou um desses ramos e o mesmo o levará ao Paraíso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário