Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso
Salaam walaykum, irmãs!
Hoje (16 de outubro) é o dia 30 do mês Dhul-Qadah, portanto amanhã é o primeiro dia do mês Dhu’l-Hijjah.
Clique aqui para melhor compreender o calendário islâmico.
E qual a importância dessa informação? Bom, o fato é que entre as boas estações de adoração está os dez primeiros dias do mês Dhu’l-Hijjah, o qual Deus favoreceu em relação aos outros. Foi narrado por Ibn ‘Abbaas (que Deus esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz de Deus esteja sobre ele) disse:
“Não há dias nos quais as boas ações são mais amadas por Deus do que esses dias”
[Narrado por al-Bukhaari, 2/457]
Também foi narrado por Anas (que Deus esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz de Deus esteja sobre ele) disse:
“Não há ação que seja melhor antes de Deus ou melhor recompensada que as boas ações feitas nos 10 (primeiros) dias do Al-Adha”
[Narrado por al-Daarimi, 1/357].
Esses textos e outros indicam que esses dez dias são melhores que os outros dias do ano, sem exceção, mesmo em relação aos dez últimos dias do RamaDan. Mas as dez últimas noites do RamaDan são melhores do que as dez últimas noites do Dhu’l-Hijjah porque elas incluem a noite do decreto (Laylat AL-Qadar), que é melhor do que mil noites.
Então o muçulmano deveria começar esses dez dias com arrependimento sincero a Deus e, então, ele deveria fazer muitas boas ações em geral, incluindo as seguintes:
1 – Jejum
É Sunnah que o muçulmano jejue nos nove dias do Dhu’l-Hijjah, porque o Profeta (que a paz de Deus esteja sobre ele) nos encorajou a fazer boas ações nesses dez primeiros dias do Dhu’l-Hijjah e jejuar é um das melhores ações que Deus escolheu para Si mesmo como foi dito no Hadeeth Qudsi:
“Deus diz: ‘Todas as boas ações dos filhos de Adão são para ele mesmo, exceto o jejum, que é para Mim e Eu o recompensarei por isso”
[Narrado por al-Bukhaari, 1805.]
O Profeta (que a paz de Deus esteja sobre ele) costumava jejuar nos nove primeiros dias do Dhu’l-Hijjah. Isso foi narrado por Hunaydah ibn Khaalid, de sua esposa, que uma das esposas do profeta (que a paz de Deus esteja sobre ele) disse:
O profeta (que a paz de Deus esteja sobre ele) costumava jejuar nos nove primeiros dias do Dhu’l-Hijjah e no dia do ‘Ashoora’, e três dias de cada mês, a primeira segunda-feira do mês e duas terças.
[Narrado por al-Nasaa’i, 4/205 e por Abu Dawood; classificado como saheeh por al-Albaani no Saheeh Abi Dawood, 2/462.]
2 – Recitar tahmeed, tahleel e takbeer
É Sunnah recitar takbeer (dizer Allaahu akbar (Allaah é o maior)), tahmeed (dizer al-hamduLillah (Grória a Deus)), tahleel (dizer Laa ilaaha illa Allaah (Não há divindade além de Deus)) and tasbeeh (dizer Subhaana Allaah (Glorificado seja Deus)), durante os primeiros dez dias do Dhu’l-Hijjah. Esse recitação deve ser feita em voz alta (pelos homens) e em voz baixa (pelas mulheres) em todos os lugares (casa, rua, trabalho) que são permitidas lembrar-se de Deus. Cumprir com esse ato de adoração abertamente é uma forma de proclamar a grandeza de Deus.
Deus diz (o que pode ser interpretado como):
Para testemunhar os seus benefícios e invocar o nome de Deus, nos dias mencionados, sobre o gado com que Ele os agraciou (para o sacrifício). Comei, pois, dele, e alimentai o indigente e o pobre.
[al-Hajj 22:28]
A maioria aponta que os “os dias mencionados” são os dez primeiros dias do Dhu’l-Hijjah, porque foi narrado por Ibn ‘Abbaas (que Deus esteja satisfeito com ele) que os dias mencionados são os dez primeiros dias desse mês.
Foi narrado por ‘Abd-Allaah ibn ‘Umar (que Deus esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz de Deus estaj sobre ele) disse:
“Não há dias que sejam melhores perante a Deus ou nos quais as boas ações são mais amadas por ele do que esses dez dias, então recite uma grande quantidade detahleel, takbeer e tahmeed durante eles”
[Narrado por Ahmad, 7/224]
O takbeer é o seguinte:
Allaahu akbar, Allaahu akbar, laa ilaaha illa Allaah, Allaahu akbar, wa Lillaah il-hamd (Allaah é o Maior, Allaah é o Maior, não há deus além de Allaah; Allaah é o Maior e para Allaah sejam dadas Glórias).
E há outras versões.
Esse takbeer se tornou uma Sunnah abandonada atualmente, especialmente no início desses dez dias. Você dificilmente o ouvirá exceto por poucos. Ele deve ser recitado em voz alta, tanto para reavivar a Sunnah quanto para lembrar os negligentes. Foi provado que Ibn ‘Umar e Abu Hurayrah (que Deus esteja satisfeito com ambos) costuva ir para o mercado durante esses dez primeiros dias do Dhu’l-Hijjah recitando o takbeer em voz alta e que as pessoas passavam a recitá-lo quando o ouviam, isso não significa que eles recitavam em unidade – a recitação em unidade não dói prescrito por sharee3ah (lei islâmica – baseada no Corão e na Sunnah).
Reavivar as Sunnahs que foram esquecidas traz uma grande recompensa, como foi indicado nas palavras do profeta (que a paz de Deus esteja sobre ele):
“Quem quer que reavive uma Sunnah minha depois que eu morrer terá uma recompensa como a de todos que fizerem isso, sem que diminuído nada da recompensa deles”
[Narrado por al-Tirmidhi, 7/443; esse hadeeth (ditto) é hasan porque corrobora com as narrações]
3 – Fazer o Hajj (peregrinação) and ‘Umrah (Ritual da perigrinação fora do período)
Uma das melhores ações que pode ser feita durante esses dez dias é a perigrinação (Hajj) para a Casa Sagrada de Deus. Quem quer que Deus ajude a ir para o Hajj, à Sua casa sagrada e fazer os rituais da maneira requerida sera (se Deus quiser!) incluído nas palavras do mensageiro de Deus (que a Paz de Deus esteja sobre ele):
“Uma peregrinação aceita não traz menos recompensas do que o Paraíso”
4 – Udhiyah (sacrifício)
Uma das ações mais corretas que traz a pessoa para mais próximo de Deus nesses dez dias é fazer o abate do sacrifício e buscar um animal bom e gordo e gastar dinheiro nisso pela glória de Deus.
Então, irmãs, vamos nos apressar para fazer o melhor nesses dias!
Salaam Walaykum e até quinta-feira, se Deus quiser!
--
Recém revertida e quer fazer o jejum?
Clique aqui e aprenda mais sobre o jejum e como fazer ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário