(Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso)
Salaam walaykum, irmãs!
Como estamos?
Esta semana, em função dos dias festivos não teremos o texto referente à mulher no Islam. Julguei mais conveniente que nesta semana nos dedicássemos a compreensão do Hajj.
A palavra “Hajj”, em árabe, significa a intenção de visitar. O Alcorão Sagrado mudou o seu significado linguístico geral para um significado específico, denominando um ritual islâmico em particular.
A Peregrinação (Hajj) no Islam constitui-se de um conjunto de atividades que o muçulmano cumpre na cidade sagrada de Meca, situada, atualmente, no Reino da Arábia Saudita. O ritual acontece entre o 8º e 12º dia do o mês de Dhu’l Hijjah, da forma que o Mensageiro de Deus (que a paz de Deus esteja sobre ele) cumpriu.
A Peregrinação (Hajj) no Islam constitui-se de um conjunto de atividades que o muçulmano cumpre na cidade sagrada de Meca, situada, atualmente, no Reino da Arábia Saudita. O ritual acontece entre o 8º e 12º dia do o mês de Dhu’l Hijjah, da forma que o Mensageiro de Deus (que a paz de Deus esteja sobre ele) cumpriu.
Apesar de sabermos a “teoria” sobre a peregrinação, o que é, porquê fazê-la, quais as recompensas, quem deve fazer, e tudo o mais, pouco sabemos sobre sua ‘prática’. Separei alguns tópicos que me pareceram interessantes para melhor compreender esse pilar do Islam.
Como já falamos, o Hajj inicia-se no 8º dia do mês Dhu’l Hijjah, poranto, inicou ontem (24/10).
Rituais do Hajj
1. Ihram:
O início da consagração com o uso do traje da peregrinação
Antes de iniciar a jornada os fieis devem ingressar ao estado de autocontrole chamado de ihram, durante o qual o peregrino fica proibido de causar dano a criaturas vivas, mesmo insetos e plantas, ou elevar a voz em zanga. O estado de Ihram é determinado com o uso de duas peças não costuradas de tecido branco. Não há especificação de trajes para as mulheres peregrinas. Desde o início do Ihram até o final da peregrinação o muçulmano não mais se barbeia, ou corta o cabelo, ou tem relações sexuais ou usa perfumes.
***Significado***
O traje significa a igualdade de todos perante Deus.
2. Tawaf:
Circungirar, no sentido anti-horário, sete vezes a Caaba que foi construída inicialmente pelo Profeta Abraão e seu filho Ismael. A Caaba é considerada o primeiro santuário na Terra dedicado à adoração de Deus Único. É um símbolo da unidade dos muçulmanos porque todas as orações, onde quer que sejam cumpridas, são orientadas na direção da Caaba. Na Caaba também está presente a sagrada pedra negra, considerada uma prova material vinda dos céus.
***Significado***
A pessoa permanece neste estado, ao redor da vontade de Deus, e no local de sua lei, sem ultrapassar seus limites, sem se desviar dela, continuando a conservá-la, movendo-se no seu círculo, como se deve.
3. Sa’i:
Ritual de se percorrer a distância entre os dois montes, Safa e Marwa
Consiste em percorrer sete vezes a distância entre dois pequenos montes, Safa e Marwa, perto da Caaba, em ritmo acelerado, para lembrar o desespero de Agar (mulher de Abraão) na procura por água para dar ao seu filho Ismael. Os fieis também bebem a água do poço de Zamzam, criada por Deus nas areias do deserto para salvar Agar e Ismael. A água de Zamzam, tem poderes miraculosos. A chegada na fonte também marca o fim da jornada individual e o início da jornada coletiva.
Depois do pôr-do-sol os peregrinos dirigem-se para Mina, um local perto de Meca, onde acampam, passam a noite e devem realizar as suas orações. Termina aqui o primeiro dia do Hajj.
4. Wucuf:
Que significa deter-se.
Ocorre no 9º dia do mês Dhu’l Hijjah, é o ponto máximo da peregrinação. Os peregrinos deixam Mina em direção ao Monte de Arafat, um elevado cercado por um vale vazio ha 25 km de Meca. Nesse dia os peregrinos se reúnem em assembleia no monte para meditar e suplicar perdão a Deus, rezando do nascer ao por do sol. Se rendendo inteiramente à onipotência de Deus.
Após o pôr-do-sol os peregrinos dispersam, abandonando Arafat em direção a Muzdalifah onde fazem a oração da noite e lá deverão passar a noite em tendas. Durante a noite os fieis recolhem pequenas pedras que serão usadas num ritual do dia seguinte.
***Significado***
É para que o peregrino se inspire nas lições benéficas e nos inúmeros exemplos – que são muitos – a serem lembrados no Dia da Grande Congregação, quando as almas estarão reunidas à procura de perdão divino. Essa a imagem representada pelas ondas de pessoas que se chocam no mar do Hajj profundo, observando todos, ricos e pobres, reis e súditos, patrões e empregados, o uso da vestimenta do Ihram.
O ajuntar das pedras do local sagrado, durante o pernoite, é um símbolo e um exercício de agregar as armas materiais necessárias e prepará-las para a época propícia da luta contra o mal.
5. Rami:
Arremesso de pedras contra o símbolo do diabo
Próximo ao nascer do sol o peregrino vai de Muzdalifah para Mina e assim que chegar lá cumpre com o ritual de apedrejamento, ou seja, o arremesso de sete pedras, coletadas em Mina, feito contra três pilares (pedras que eram adoradas como divindades nos tempos pré-islâmicos) que representam a tentação de Satanás a Abraão para abandonar Deus por ter ordenado que sacrifique seu filho. O arremesso das pedrinhas indica a rejeição dos atos maléficos pelo peregrino.
***Significado***
Ela simboliza a marcha do exército islâmico em direção ao campo inimigo, para conquistar a vitória.
Depois de cumpridas as etapas acima, é permitido sair de Ihram. O peregrino pode vestir suas roupas comuns e fazer tudo o que era lícito antes do Ihram, com exceção de relações sexuais com o cônjuge.
Ele vai a Meca para fazer o Tawaf e Sa'i, mais uma vez. Faz parte da Sunnah usar perfume antes de seguir para Meca.
6. Mabit:
Pernoite em Mina e Muzdalifa.
Uma vez completados o Tawaf e Sa'i, o peregrino tem a permissão de fazer tudo o que era lícito antes do Ihram, inclusive relações sexuais com o cônjuge. Terminado o Tawaf e Sa'i, ele retorna a Mina para passar as noites do 11º e 12º dias lá.
Por último, o peregrino pode efetuar um voluntário tawaf e um sa'ee antes de se despedir de Meca.
Os ritos terminam com o início as festividades de três dias que celebram o fim do Hajj, o Eid al-Adha ("Festa do Sacrifício"), em memória ao sacrifício de uma ovelha por Abraão, quando os fieis sacrificam ovelhas e doam a carne para os pobres. Muçulmanos em todo o mundo participam desse ritual.
Para saber mais sobre os ritos em detalhes clique aqui.
Um belo dia para vocês. Que Deus nos abençoe e guarde!
Salaaam,
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