quarta-feira, 8 de julho de 2015

Quando é a noite do decreto (laylatul Qadr)?



Assalamu alaykum wa rahmatullah wa barakatuh, irmã!

Se você está apreensiva querendo saber quando exatamente é a noite do decreto, separei para você três ditos (ahadeeth) que falam sobre a data da noite do decreto. É importante lembrar que existem muitos outros ditos e esses são apenas um deles.

Caso você conheça outros, pode contribuir conosco postando nos comentários ;)

Al-Bukhari, Volume 1, Livro  2, Número 46
O apóstolo de Allah saiu para informar às pessoas sobre a (data da) noite do decreto (AL-Qadr), mas estava acontecendo uma desavença entre dois muçulmanos. O profeta disse:

“Eu sai para informar-lhes sobre (o dia da) noite do decreto, mas como fulano e fulano brigaram, esse conhecimento foi tirado de mim (eu o esqueci) e talvez isso tenha sido melhor para vocês. Agora busquem-na na 7ª, 9ª e na 5ª (das últimas dez noites do mês do RamaDan)”

Al-Bukhari, Volume 1, Livro 12, Número 777
Narrado por Abu Salama:
Uma vez eu fui até Abu-Sa'id Al-Khudri e o perguntei:
“Você não virá à tamareira para conversarmos?”

Então Abu Said saiu e eu o perguntei,
“Me diga o que você ouviu do Profeta sobre a Noite do Decreto (Laylatul Qadr)”

Abu Said respondeu:
“Uma vez o Apóstolo de Allah fez  I'tikaf (retiro) nos dez primeiros dias do mês do RamaDan, e nós fizemos o mesmo com ele. Gabriel veio até ele e o disse: ‘A noite que você está procurando está adiante de vocês’.
Então o Profeta fez o I'tikaf no meio (segundos dez dias do mês do RamaDan), e nós fizemos I'tikaf com ele. Gabriel veio até ele e o disse: ‘A noite que você está procurando está adiante de vocês’.
Na manhã do dia 20 de RamaDan o Profeta deu um sermão dizendo:
“Aquele que fez I'tikaf comigo deve continuá-lo. Me foi mostrado a Noite do Decreto, mas eu esqueci a data, mas ela é nas noites ímpares das últimas dez noites. Eu vi no meu sonho que eu estava prostrado no barro e água”.
Naqueles dias os tetos das mesquitas eram feitos de galhos de tamareiras. Naquele momento o céu ficou claro e nenhuma nuvem estava visível, mas de repente uma nuvem apareceu e choveu. O profeta nos conduziu à oração e eu vi traços de barro na testa e no nariz do apóstolo de Allah. Então essa foi a confirmação daquele sonho.”


Al-Bukhari, Volume 3, Livro 32, Número 232
A Alguns homens entre os companheiros do profeta foi mostrado, em seus sonhos, que a Noite do Decreto era nas últimas sete noites do RamaDan.
O Apóstolo de Allah disse:
“Parece que o sonho de vocês concordam que (a Noite do Decreto) é nas últimas sete noites, e aquele que quiser procurá-la deve buscá-la nas últimas sete (noites do RamaDan)”



--

O mensageiro de Allah disse:

“Aquele que oferece orações na noite do decreto, com fé sincera, e na esperança de obter as recompensas de Allah (e não para se amostrar), então, todos os seus pecados anteriores serão perdoados.”


(Sahih Bukhari, Livro 01, Volume 02, Número 34)

Nenhum comentário:

Postar um comentário