segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Feliz natal? Como muçulmanos devem proceder frente aos festejos cristãos?

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.


Salaam walaykum, irmãs!

Então, as festas de fim de ano estão se aproximando e, lá pelo face percebi que algumas de vocês estão confusas quanto a permanência ou não em festas natalinas, como lidar com e família cristã, e tudo o mais.

Será que podemos congratular nossos parentes pelo natal ou participar das celebrações?

Ibn al-Qayyim (que Deus tenha misericórdia dele) disse:
Não é permitido ao muçulmano participar dos festejos dos idólatras, de acordo com o consenso dos scholars cujas palavras têm credibilidade. Os juristas que seguem as quarto escolas de pensamento têm afirmado isso claramente nos seus livros. Al-Bayhaqi narrou com um saheeh isnaad de ‘Umar ibn al-Khattaab que ele disse:

“Não entre nas igrejas dos idólatras no dia dos festivais deles, pois a ira divina está descendo sobre eles”

E ‘Umar também disse:

“Evite os inimigos de Allah nos festivais deles”

Al-Bayhaqi narrou com um jayyid isnaad de ‘Abd-Allaah ibn ‘Amr que ele disse:

“Quem se instala na terra de não árabes e celebra o ano novo deles e o festival e os imita até morrer nesse estado, serão reunidos a eles no Dia da Ressurreição”
 (Ahkaam Ahl al-Dhimmah, 1/723-724). 

Palavras do Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid. (ISLAM Q&A)


Quanto a congratulá-los, é haraam.

Ibn al-Qayyim (que Deus esteja satisfeito com ele) disse em Ahkaam Ahl al-Dhimmah:

“Congratular um incrédulo nos rituais que o pertence é haraam por consenso, por congratulá-lo nos seus festivais e jejuns dizendo “Feliz festival” ou “Aproveite seu festival”. Mesmo que quem o diga tenha sido salvo de ser um descrente, ainda assim é proibido. É como parabenizar alguém por prostra-se à cruz, ou pior que isso. É um pecado tão grande quanto parabenizar alguém por beber vinho, ou assassinar alguém ou ter relações sexuais ilícitas. A maioria das pessoas que não têm respeito pela sua religião comete esse erro; eles não fazem ideia de quão ofensivo é o ato deles. Quem quer que congratula uma pessoa por desobediência ou inovação ingratidão, expõe-se à ira de Allah”


Congratular um incrédulo nos festivais religiosos deles é haraam na medida do que é descrito por Ibn al-Qayyim, porque isso implica em aceitar ou aprovar os rituais de ingratidão a Deus por parte deles, mesmo que você não o aceite para você.

O muçulmano não deve aceitar os rituais de ingratidão ou parabenizar quem quer que seja por esses rituais, porque Deus não aceita nenhum deles, já que Ele fala:

Se desagradecerdes, (sabei que) certamente Deus pode prescindir de vós, uma vez que Lhe aprazerá. E nenhum pecador arcará com culpa alheia. Logo, vosso retorno será a vossa Senhor, que vos inteirará do que tiverdes feito, porque é Sabedor dos recônditos dos corações.
[al-Zumar 39:7]


Hoje, completei a religião para vós; tenho-vos agraciado generosamente sem intenção de pecar, se vir compelido a (alimentar-se do vedado), saiba que Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo.
[al-Maa’idah 5:3]

Portanto, congratular as pessoas por festas religiosas, seja pelo natal, pelo ano novo, pela páscoa, ou até mesmo Halloween, mesmo que eles sejam colegas de trabalho, familiares ou amigos próximos, é proibido no islam.


Mas e se eles nos saúdam nessas ocasiões? O que devemos fazer?

Se eles nos saúdam por ocasião dos festivais deles, não devemos responder porque além de não serem nossos festivais, esses festivais não são aceitos por Deus. Eles são inovações até mesmo na religião deles. E Deus disse no Quran:

E quem quer que almeje (impingir) outra religião, que não seja o Islam, (aquela) jamais será aceita e, no outro mundo, essa pessoa contar-se-á entre os desventurados.
[Aal ‘Imraan 3:85]
É também haraam ao muçulmano aceitar convites para essas ocasiões, porque isso é ainda pior do que saudá-los, pois aceitar o convite significa compartilhar das celebrações.
Da mesma forma, os muçulmanos são proibidos de imitar os incrédulos celebrando nessas ocasiões ou dando presentes ou tirando dia como feriado, etc, porque o profeta (que a paz de Deus esteja sobre ele) disse:

“Quem quer que imite as pessoas é uma delas”.

Shaykh al-Islaam Ibn Taymiyah disse no livro Iqtidaa’ al-siraat al-mustaqeem mukhaalifat ashaab al-jaheem:

"imitá-los em seus festivais implica que vocês está satisfeito com as crenças e práticas falsas deles, e dá a eles a esperança que eles podem ter a oportunidade de humilhá-lo e desguiá-lo.”

Quem quer que faça coisas como essas é um picador, não importando se ele o faz por educação ou por ser amigável, ou ainda por estar envergonhado em recusar. Seja qual for a razão, pois isso é hipocrisia no Islam, e porque isso faz o incrédulo orgulhoso da religião dele.

Majmoo’ah Fataawa wa Rasaa’il al-Shaykh Ibn ‘Uthaymeen, 3/369)

Eu sei, irmãs que não é fácil conseguir se abster dessas cebrações quando se está em meio a uma família cristã. Eu, por exemplo, tenho a sorte de morar longe da família, o que torna as coisas mais fáceis.

E Deus sabe mais.

E Ele, o Misericordioso, nos guie sempre rumo à senda reta.

Salaam,



--



"O que as pessoas não se dão conta é que quando elas desejam feliz natal elas estão concordando que Jesus Cristo nasceu no dia 25 de dezembro e estão concordando que ele é filho de Deus" 


Um comentário: