terça-feira, 25 de dezembro de 2012

O cumprimento da religião: o muçulmano entre o extremismo e a moderação

(Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso)

Salaam walaykum, irmãs!

Tenho visto no facebook alguns comentários do tipo “seguir minha religião não é extremismo”. Percebo que muitas pessoas ao nosso redor, por falta de conhecimento da própria religião que elas seguem, acabam tomando como extremista nossa conduta islâmica: como por exemplo, o uso do hijaab, as cinco orações diárias, o jejum, dentre outras obrigações religiosas.
Com vistas a isso, resolvi a partir desta semana abordaremos aqui no blog, as segundas e quartas, a começar de amanhã, o tema “moderação”. As informações aqui postadas terão como base a palestra do Salih ibn ‘Abd Al ‘Aziz Al-Sheikh (Ministro de Assuntos Islâmicos, Divulgação e Orientação do Reino de Arábia Saudita), proferida na Universidade Islâmica Imam Muhammad ibn Saud, na cidade de Riad.


A moderação é uma questão que pertence ao Islam já que Allah, exaltado seja, descreve ao nosso povo como um povo moderado, dizendo-nos no Alcorão:

“Fizemos de vocês uma comunidade moderada e justa, de modo que fossem testemunhas perante a humanidade (da chegada dos Profetas anteriores), assim como o Mensageiro será testemunho para vós”.
[Quran 2:143]


Além disso, todos os livros escritos por muçulmanos sunnitas e as coletâneas de Hadith enfatizam o fato de que o povo muçulmano é moderado, e que o caminho correto é a moderação mantendo-se assim longe dos extremismos.

Portanto, irmãs, todas segunda e quartas temos encontros marcados aqui para aprendermos mais da relação Islam e Moderação, se Deus quiser.

Até amanhã, In Shaa2 Allah!

Salaam walaykum,




--
E o mensageiro de Deus (que a paz de Deus esteja sobre ele disse):

“Adotai condutas éticas refinadas, pois é inevitável que boas condutas morais acabarão no Paraíso. Evitai más condutas, pois é inevitável que más condutas morais acabarão no Inferno



Nenhum comentário:

Postar um comentário