segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Dia de Ashoora - Jejum Voluntário

(Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso)


O décimo dia do mês de Muharram é marcado por um grande acontecimento; foi neste dia em que o profeta Mussa (AS) salvou os filhos de Israel do Faraó.

O profeta Muhammad (Que Allah esteja satisfeito com ele) nos ensinou que além disso, a data é uma grande oportunidade para a expiação das faltas. O jejum sincero em Ashoorah resulta no perdão do pecados menores do ano que passou (Muslim, 1162). Ibn Abbaas narra que o dia de Ashurah era o dia em que o profeta mais ficava ansioso em certificar-se de haver jejuado, afora o RamaDan (al-Bukhaari, 1867). 

É
recomendável, também, jejuar um dia antes, ou seja, 9 de Muharram.


Qualquer outro ato associado ao dia de Ashurah não consta na Sunnah do profeta.


Portanto, irmãs, não percamos esta grande benção e que Allah nos facilite.

Se alguém lhe perguntar qual a sabedoria por trás do jejum no dia 09 e 10 do mês de Muharram (13 e 14 de novembro de 2013), a resposta é:


Al-Nawawi (Que Allah tenha Misericórdia dele) disse:

“Os sábios entre os nossos companheiros e outros disseram que há algumas razões para recomendar o jejum no nono dia (Tasoo’a’):
1 – Diferenciar-se dos judeus, que jejum apenas no dia 10. (Narrado por Ibn ‘Abbass)
2 – A intenção era participar do jejum de Ashoora em outro dia, já que não é permitido eleger a sexta-feira para praticar o jejum (mas é permitido se o jejuador jejuar um dia antes ou depois, portanto quinta ou sábado)
3 – A ideia é estar seguro de ter jejuado no dia 10, já que pode haver engano na visualização da lua e as pessoas acharem que é dia 9, mas na verdade é dia 10.”
Mas a mais forte de todas as razões é diferenciar-se do povo do Livro (Judeus e Cristãos).




Virtudes do Jejum no dia de Ashoora

O jejum do dia de Ashoora é uma expiação dos pecados do ano anterior, porque o mensageiro de Allah (que a paz de Allah esteja com ele) disse:


“Com o jejum no dia de ‘Arafah eu espero que Allah perdoe os pecados do ano anterior e do ano seguinte e jejuando no dia de Ashoora eu espero que Allah expie os pecados do ano anterior”
[Narrado por Muslim 1162]

O profeta Mohammed (que a paz de Allah esteja sobre ele) costumava ficar atento para ter certeza que ele iria jejuar nos dia de Ashoora por causa do grande status desse dia. Foi narrado que Ibn ‘Abbaas (que Allah esteja satisfeito com ele) disse:


“eu nunca vi o Profeta (que a paz de Allah esteja sobre ele) tão atento em ter certeza que havia jejuado um dia e o preferindo em detrimento de outro a não ser neste dia, o dia de Ashoora, e neste mês (se referindo ao RamaDan).”
[Narrado por al-Bukhaari, 1867.]


No que concerne aos motivos pelo qual o profeta (que a paz de Allah esteja sobre ele) jejuou no dia de Ashoora e convidou as pessoas a fazerem o mesmo está mencionado no hadeeth narrado por Al-Bukhaari (1865) de Ibn Abaas (que Allah esteja satisfeito com ele), que disse que:
O profeta (que a paz de Deus esteja sobre ele) veio para Madeenah e viu os judeis jejuando no dia de Ashoora. Ele disse: “O que é isso?” Eles disseram: “Esse é um bom dia, foi o dia em que Allah salvou os filhos de Isral dos inimidos e Moosa jejuou esses dias”. Ele disse: “Nós somos mais próximos de Moosa do que vocês”. Então ele jejuou esse dia e disse as pessoas que também o fizesse.

A expiação dos pecados que se dá pelo jejum no dia de Ashhora se refere aos pecados menores; no que se refere aos pecados maiores, eles precisam de arrependimento.


Al-Nawawi (que Deus esteja satisfeito com ele) disse:

“Jejuar no dia de ‘Arafaah expia os pecados menores, em outras palavras, isso traz o perdão para todos os pecados, exceto os pecados maiores.”


Então ele disse:

“Jejuar no dia de ‘Arafaah é uma expiação para dois anos, e o dia de ‘Ashoor é uma expiação para um ano, e se o Ameen de uma pessoa coincidir com o Ameen dos anjos, seus pecados anteriores serão perdoados... Todas as coisas mencionadas pode trazer uma expiação. Se ele faz uma coisa que expia os pecados menores, eles serão expiados, e se não há nem pecados menores, nem maiores será registrado para ele como boa ação e isso almentará seu status... Se houver um ou mias pecados maiores e nenhum pecado menor, esperamos que reduza seus pecados maiores.”
[Al-Majmoo’ Sharh al-Muhadhdhab, parte 6] 


Sheikh al-Islam Ibn Taymiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse: A expiação da purificação, oração e jejum no RamaDan, Arafah e Ashoora aplica-se aos pecados menores apenas.  Al-Fataawa al-Kubra, parte 5.

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