quinta-feira, 18 de junho de 2015

Seis dicas para o Ramadan das novas convertidas


Assalamu alaykum wa rahmatullah wa barakatuh, minha queria irmã!

Se você é uma nova convertida, você deve ter visitado muitos site e lido bastante e buscado saber sobre o RamaDan e o jejum. E imagino você também tenha ficado um pouco apreensiva com a chegada deste mês. Então, aqui você terá algumas dica que eu considero bastante úteis para este momento inicial. In Shaa2 Allah (Se Deus quiser).


Dica número 01:
Súplica, súplica, súplica (Dua, Dua, Dua)

Você deve sentir como se ninguém pudesse entendê-la. Eu sei bem como é isso! Mas saiba que Allah (exaltado seja) pode entendê-la. Então, volte-se a Ele e peça para que Ele lhe facilite. Com a ajuda dele você pode mover montanhas e alcançar o seu objetivo com facilidade; nada é pesado ou mesmo impossível quando você tem Allah ao seu lado.
Portanto, coloque suas preocupações nas mãos dEle e deixe seu coração e mente livres de cargas físicas e emocionais que você possa estar enfrentando. Imagine o quanto você confiaria em seu melhor amigo para lhe contar sobre seuas preocupações sabendo que ele “irá lhe ajudar” ou ainda dar-lhe suporte. Allah transcende qualquer comparação! E a ajuda dEle transcende qualquer coisa que você possa imaginar. Portanto use todos os tempos especiais nos quais as súplicas são aceitas. A súplica de um crente angustiado é sempre respondida por Allah.



Dica número 02: Ore

Algo tão simples como dois rakats ou mais pode alivar as tensões e preocupações que você tem. A oração pode apagar cicatrizes e curar feridas que você nem sabia que existia. Ore para aumentar sua fé. Essa é a forma mais maravilhosa de passar o RamaDan. Além de receber muitas bênçãos de teu Senhor, você também aprenderá a controlar e domesticar sua alma, tornando todo o processo do RamaDan mais doce e com muito mais méritos e recompensas, Se Deus quiser.


Dica número 03: Aprenda!

Quando você aprende alguma coisa e isso se torna familiar torna-se muito mais fácil para você seguir e compreender. Uma teoria científica pode não fazer tanto sentido, mas se você passar algum tempo estudando sobre ela, se tornará muito fácil para você alcançar o conceito e, então, você não hesita em colocar em prática o novo aprendizado. A mesma coisa pode ser dita em relação ao RamaDan. Quando você aprender mais sobre este mês abençoado e seus benefícios, será muito mais fácil para você utilizar esse conhecimento da melhor maneira possível.

Para saber mais sobre:
§  Aspectos gerais sobre o jejum, clique aqui;
§  Os tipos de Jejum no Islam, clique aqui;
§  Vantagens de razões do jejum, clique aqui;
§  As virtudes do jejum, clique aqui;
§  As recompensas do jejum, clique aqui;
§  As condições da obrigatoriedade do jejum, clique aqui;
§  As transgressões ligadas ao jejum, clique aqui;
§  Súplicas para o mês do RamaDan, clique aqui;
§  Como ler todo o alcorão durante o RamaDan, clique aqui;
§  Dicas de alimentação durante o RamaDan, clique aqui;
§  Um momento abençoado para adoração, clique aqui;
§  Dez dias de Misericórdia, clique aqui;
§  Dez dias de Salvação, clique aqui.





Dica número 04: Você nunca está sozinha!

Visite mesquitas, mussalas, ou organizações islâmicas locais para estar em contato com seus irmãos muçulmanos que assim como você se converteram recentemente ou mesmo com muçulmanos que começaram a praticar a religião. Cerque-se com grupos que possam lhe dar suporte. Trocar experiências com novos convertidos e ouvir as histórias deles e compartilhar a sua certamente farão suas preocupações e conflitos ficarem mais fáceis do que tentar dar conta deles sozinha. Mas se você mora em uma cidade onde encontrar muçulmanos é difícil, lembre-se sempre que você pode contar comigo e, claro, com Allah, que estará sempre disponível para você




Dica número 05:
Não tenha vergonha de participar de reuniões para quebra do jejum.

Se seus amigos muçulmanos lhe convidarem para o Iftaar (refeição de quebra do jejum), vá! Não, você não será um fardo para ele e você também não precisa ficar com vergonha. Será mais uma oportunidade de aprender mais sobre a religião e também de socializar com outros muçulmanos.
Divirta-se planejando encontros de iftaar, desde que sejam halaal (lícitos) e educacionais. Juntem-se para preparar as refeições, planejem quizzes ou outras competições e dêem prêmios ou discutam sobre um tópico por dia, que seja de interesse do grupo. Os tópicos podem ser assuntos sobre os quais vocês estão tento dificuldades de entender, ou ainda assuntos em geral. Afinal, o que pode ser melhor durante o RamaDan do que se envolver em conversas que nos aproximam da religião e de Allah. Sabia que os anjos se reúnem em lugares onde as pessoas estão para buscar conhecimento. Imagine estar rodeado por anjos que estão invocando a misericórdia e o amor de Allah sobre você!!!


Dica número 06:
Está tudo bem se você esmorecer de vez em quando

Se você sentir que não está alcançando os desafios e objetivos que traçou para você mesma, você precisa relaxar. Allah a recompensa pelas suas intenções e Ele não quer sobrecarregá-la com mais do que você possa dar conta. Então, não se sobrecarregue com expectativas que são muito altas para serem alcançadas. Levante-se e não deixe Saytan bagunçar com sua mente. Continue com pequenos, mas consistentes atos, mesmo que isso seja recitar metade de uma página do alcorão por dia.
Não perca seu tempo pensando no que você poderia ter feito. Ao invés disso, foque no que você pode fazer!



Pontos importantes a serem considerados:

ü Se você tem medo de não acordar para o sohour (refeição matinal), peça para uma amiga lhe ligar para checar se você acordou. E você também pode fazer o mesmo por ela ;)
ü  Você pode sentir muita fome durante os primeiros dias de jejum. Não é nada anormal ou algo para se envergonhar. Mesmo aqueles que já jejuam há anos também sentem fome por alguns dias. O seu corpo irá se habituar ;)
ü  Planeje suas refeições. Compre vegetais com antecedência de modo que você não precise sair todos os dias para comprar os ingredientes necessários para as refeições todos os dias.
ü  Aproveite essa oportunidade para divulgar o Islam para sua família que pode não ser muçulmana ainda. Ações são muito mais importantes e falam mais alto do que palavras. Ações quando combinadas com palavras genteis podem ser uma arma letal na criação de uma mudança de pensamento. Então, aproveite!
 
Saiba minha queria irmã que Allah vê as lágrimas e as lutas que você faz por esta religião, e nada disso, nada mesmo será perdido. Na verdade, cada uma das dificuldades que você enfrenta com paciência Serpa recompensado com grandes recompensas que nossa capacidade humana não nos possibilita compreender.



E você, tem alguma dica ou seugestão para ajudar os novos revertidos neste RamaDan? Compartilhe conosco nos comentários!

E não se esqueça de compartilhar este texto também no facebook, caso você o ache útil, para ajudar as novas convertidas, se Deus quiser!



E que Allah nos garanta um RamaDan abençoado. Que Ele nos facilite e nos ajude a chegar ao final deste mês no mais perfeito estado de fé e de saúde. Ameen!



Nenhum comentário:

Postar um comentário