segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Um Dilema na educação islâmica infantil: Como conectar nossas crianças a melhor das gerações?

(Em nome de Deus, o Misericordioso, o Misericordiador)

Assalamu Alaykum wa Rahmatullah wa Barakatuh, irmã!

Condierando a ampla visualização dos últimos tópicos sobre Educação Islâmica (veja aqui), daremos continuidade no assunto.

A juventude atual, desde crianças aos adolescentes, costumam seguir celibridades mundiais nas redes soaciais, ler sobre elas e até buscam imitá-las em comentarmentos. As celebridades de nossa comunidade são de um tipo diferente e puro. Elas são uma elite preferida por Allah.

E menciona os Nossos servos Abraão, Isaac e Jacó, possuidores de poder e de visão. Escolhemo-los por um propósito: a proclamação da Mensagem da morada futura. Em verdade, junto a Nós, contam-se entre os eleitos e preferidos. E recorda-lhes Ismael, Eliseu e Ezequiel, uma vez que todos se contavam entre os preferidos.
(Alcorão, 38:45-48)


De todos os milhares de pessoas que passaram por este mundo, esses profetas foram certificados pelo Senhor dos Mundos com o Seu prazer. Sim, nossos heróis são os profetas de Allah e o último profeta Mohammed (s.a.w.s) e seus companheiros. Nossos heróis são aqueles que os seguiram na bondade e na piedade, são aqueles cujas línguas nunca mentiram. Nossos heróis são aqueles que serviram a religião.

O profeta Muhammad (s.a.w.s)  disse:

“As melhores pessoas são aquelas da minha geração, e então aqueles que virão depois dela (a próxima geração), e então aqueles que virão depois deles (a próxima geração).”
(Sahih Bukhari)

Um Dilema na educação islâmica infantil


Em um país islâmico um professor perguntou aos alunos que chegaram para a prova de seleção na sua escola de medicina o nome dos quatro califas do Islam e inacreditavelmente muitos deles responderam erradamente. Quando questionados sobre algo simples, como o nome dos filhos do profeta Mohammed (s.a.w.s) ou as dez boas novas dadas do Paraíso, eles não tinham a menor noção. Não é que eles nunca tenham ouvido sobre essas coisas, pois eles passaram 12 anos em escolas onde o ensino religioso é obrigatório. O fato é que eles não foram conectados emocionalmente com esses fatos. Estes foram apenas fatos memorizados para que pudessem passar nas provas.

Como um todo, a comunidade islâmica tem sido maliciosamente sendo desconectada de seu passado. Nossa juventude pode facilmente falar sobre jogadores, cantores e atores pois estes estão sendo, diariamente, projetados pela mídia. A juventude muçulmana não apenas sabe seus nomes como também são capazes dar informações sobre a cor favorita de seus ídolos, a quem eles busca imitar de todas as formas possíveis. Se mencionarmos algum dos companheiros do profeta Mohammed (s.a.w.s) para eles, por exemplo, essa figura será apenas uma figura ancestral sobre quem eles não sabem muito sobre.
A pergunta que surge é: o que podemos fazer? Como podemos desfazer esse erro e fazer com que essas pessoas ganhem vida voltando a ser exemplo para nossos filhos? Como podemos torná-los “atrativos” aos olhos da nossa juventude?

Essa responsabilidade repousa sobre os seus ombros!

Os pais não serão questionados apenas pela provisão de seus filhos no que se refere à melhor comida ou vestimenta, mas também por tê-los apresentado os melhores modelos. Nenhuma escola, nenhum programa de TV, nenhuma mídia ou menhuma sociedade de hoje irá ensinar aos seus filhos sobre Sa’d bin abi Waqas RAu or Imam Bukhari.

Para edificar os líderes de amanhã, VOCÊ tem que lutar para ser um pai ou uma mãe exemplar; invista tempo (dica: TEMPO, e não dinheiro!) e energia em dobro!
Primeiramente, devemos fortificar em nós mesmos o papel de modelo e nos equiparmos com o amor das melhores gerações. Nós somente podemos inspirar nossas crianças se nós mesmos estivermos inspirados.

Como fazer isso? Em breve postaremos algumas dicas ;) In Shaa2 Allah!
-
Veja também:
- Educação Islâmica Infantil (clique aqui)
- Educação Islâmica Infantil: Memorização do alcorão e a edificação de uma conduta Islâmica (clique aqui)

**-**
Este post lhe foi últil?
Deixe seus comentários e nos ajude a melhorar! ;) 

Um comentário:

  1. salam
    irmã eu bem que quero tentar mas meus filhos são adultos nao adolescente nem crianças
    eles sofreram muito comigo vendo injusdtiça em outras religioes agora estao escaldados eles nao gostaram de saber que eu nao tinha desistido de buscar a verdade e agora encontrei

    ResponderExcluir